CONHEÇA!

sábado, 27 de janeiro de 2018

PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS DA CNBB


Aqui no Brasil, temos a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, responsável pelo direcionamento pastoral da Igreja católica, que nos oferece, com seus estudos e documentos, informações e o “norte” para o nosso “fazer” como discípulos missionários.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447). A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952 e seu grande idealizador foi D. Hélder Câmara, OFS.

A CNBB, para publicar suas orientações utilizam basicamente, 03 TIPOS de publicação:

ESTUDO: nos livros de capa VERDES;



DOCUMENTO: nos livros de capa AZUL;

SUBSÍDIOS DOUTRINAIS: livros de capa VERMELHA.



E algumas publicações, antes de ser DOCUMENTO, são estudos!

Por exemplo, antes de termos do DOCUMENTO 107 - INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ, na capa azul, tínhamos o ESTUDO 97 - INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, na capa verde.


Recentemente foi publicado o DOCUMENTO 107 – sobre IVC, que não podemos confundir com o ESTUDO 107- sobre LEIGOS E LEIGAS. Aliás o "ESTUDO 107" sobre os leigos na Igreja, já virou o DOCUMENTO 105. Ou seja, os estudos seguem uma numeração contínua e os documentos também. NÃO CONFUNDIR OS DOIS!


Os "estudos" são lançados primeiramente como fruto de reflexões da Igreja do Brasil sobre um determinado tema. Quando este tema é de profunda relevância para a condução da Igreja, ele é aprofundado, colocado em reunião, votado e colocado na assembleia geral dos bispos. Aí é que ele pode ser transformado em DOCUMENTO, com força de orientação às diversas Igrejas particulares.

Alguns documentos são de profunda importância para Igreja e são constantemente atualizados, como as DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA NO BRASIL – hoje DOCUMENTO 102 – que vigora até 2019. Este documento não serve só para a catequese, mas, para toda a ação pastoral.



Ângela Rocha

Catequistas em Formação.

Nenhum comentário: