sábado, 10 de fevereiro de 2018

DICA DE LIVRO: "A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO CRISTÃ"


Nos dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro, estive na Paróquia São Jose Operário em Maringá - PR. E, além da grata surpresa de contar com mais de 110 pessoas, de várias paróquias, inclusive da cidade vizinha de Santa Fé;  nestes dias de formação, também tive o prazer de conhecer o Padre Renato Quezini, autor do livro A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO CRISTÃ, publicado pelas Paulinas em 2013.

O livro trata da Iniciação cristã de adultos como itinerário de fé que conduz ao seguimento comprometido de Jesus Cristo. Num primeiro momento, ele faz um resgate histórico muito interessante, de como se deu a iniciação cristã desde os primórdios da Igreja até o Concílio vaticano II. O centro do trabalho, fruto da conclusão do curso de teologia, é a proposta oferecida pela Igreja por meio do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos - RICA, de restaurar o catecumenato adaptado às realidades de hoje. O catecumenato constitui um processo de formação envolvente que integra a liturgia à vida. Depois, o padre Renato elenca perspectivas pastorais para a implantação eficaz do RICA, consequente com a vivência comprometida ao Evangelho no cotidiano da vida.

Assim que recebi o convite para a formação em Maringá e soube do livro do Padre Renato, imediatamente fui à livraria adquirir o livro. Afinal, como poderia ir à paróquia falar de IVC sem conhecer o trabalho daquele que me convidara? E para mim foi, com certeza, uma excelente aquisição. Padre Renato soube trazer à luz, partes da história da iniciação à vida cristã em nossa Igreja. Numa linguagem simples e de fácil entendimento ele nos deixa ao final a pergunta: Será que não está na hora de seguirmos o exemplo do Mestre? Que abençoava as crianças e evangeliza os adultos?


QUEZINI, Renato. A pedagogia da iniciação cristã. São Paulo: Paulinas, 2013. Coleçao catequética.

O livro pode ser encontrado nas livrarias católicas ou no site das Paulinas:

Postar um comentário