CONHEÇA!

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ROTEIRO DE ENCONTRO PARA ETAPAS DA EUCARISTIA: MÊS MISSIONÁRIO


"Vós sois todos irmãos" (Mateus 23-8)

Uma sugestão de encontro para as etapas de preparação à Eucaristia (Crianças)

MÊS MISSIONÁRIO

INTERLOCUTORES: Catequizandos das Etapas de Eucaristia (crianças).

PREPARAR: O catequista lê e medita o texto bíblico e providencia o material do encontro. Evangelho Mt 28, 16-20.

ACOLHIDA E SILENCIAMENTO: Receba todos com alegria, carinho e música. Ao tomarem seus lugares dialogue como foi a semana, o que aprenderam do Evangelho do Domingo, as atitudes melhores que tiveram na semana.

DINÂMICA (PARA INTRODUZIR O ASSUNTO):

O ÔNIBUS DA INCLUSÃO

• Fixar na sala alguns “pontos de ônibus”;
• Pedir a um catequizando que dê voltas pela sala imitando um condutor de ônibus.
• A cada parada, sugerir quem pode tomar o ônibus:
Quem tem roupa de determinada cor,
Quem usa tênis,
Quem tem algum enfeite no cabelo,
Quem usa óculos,
Quem tem mochila etc.

• Cada grupo chamado ”entra” no ônibus e as voltas continuam, até que todos do grupo tenham embarcado.

LEITURA BÍBLICA  Mateus, 28, 16-20. Ler pausadamente, repetir trechos mais importantes, o que o texto nos diz? (refletir em silêncio).

CATEQUISTA: Começar falando um pouco sobre Missão.
O que é o mês Missionário?

Neste mês de outubro, a Igreja Católica se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio dos Ensinamentos de Jesus a todos os povos. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade que não tem fim, que é o céu.

A ordem de Cristo: “Pregai a boa nova do Evangelho a toda criatura”, nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”.

Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus.

Apresentar o cartaz da Campanha Missionária e conversar sobre o que está representado nele (Ouvir os comentários).

A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formado por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e etnias. Nesta ciranda aberta, todos irmãos e irmãs são convidados por Cristo a comunicar o Evangelho da Paz no mundo cinza e sem vida. O povo traz a Palavra de Deus, fonte da missão.

Leitura por todos os catequizandos do Tema e do Lema da Campanha.

Relacionar a dinâmica do início do encontro com essa mensagem (Ouvir os comentários). Se necessário, ajuda-los a identificar as situações de inclusão e exclusão que existem na sociedade.

EXERCÍCIO ESPIRITUAL: O catequista pode optar por fazer a dinâmica sugerida ou o Terço Missionário. Se houver tempo para os dois, ótimo. Outra opção é fazer  o Terço no próximo encontro.

Comente com os catequizandos que o mundo todo possui várias pessoas de modos e costumes diferentes, mas todos são filhos de Deus e que devemos fazer segundo o mandamento que Jesus disse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mc 12.31). E levar a todos a palavra de Deus, conectando nossos corações aos deles.

PARTILHAR E CELEBRAR:

DINÂMICA DOS CORAÇÕES CONECTADOS

Material necessário: pedaços de fitas coloridas com 40 cm de comprimento, podem ser de tecido, de plástico, ou aquelas para presentes, será melhor se tiverem ao menos 1 cm da largura. Fica interessante se forem de cores diferentes, mas também podem ser todas da mesma cor.

O número de fitas deve ser igual à metade do número de catequizandos. Ex: se você tem 20 catequizandos, precisa de 10 pedaços de fita. Caso você tenha 21 catequizandos, vai precisar de 11 pedaços de fita e, nesse caso, você deverá participar junto da dinâmica para formar 11 pares. Se houver possibilidade, tenha também um equipamento de som para tocar uma música durante a dinâmica. Caso não seja possível, ou se você tiver que participar para forma um par, tenha um apito.

Preparação: Prepare o ambiente do local do encontro como de costume, mas organizando as cadeiras em círculo ou semicírculo, deixando um grande espaço no centro.

1. Acolha os catequizandos dando-lhes as boas vindas e faça a oração inicial.
2. Depois que todos estiverem sentados, distribua as fitas pelo chão, deixando algum espaço entre elas para que se possa andar entre elas.
3. Explique aos catequizandos que eles deverão andar pela sala aleatoriamente, sem pisar nas fitas, enquanto a música tocar (ou até que você apite, se não tiver a música). Quando você parar a música, ou quando apitar, eles devem parar e se colocar em uma das pontas da fita que estiver mais próxima. Cada fita tem duas pontas, portanto deve haver uma pessoa em cada ponta.
4. Cada um pega a ponta da fita que escolheu, do lado em que está, e aproxima essa ponta do seu coração, segurando ela encostada no coração.
5. Nesse momento, vão olhar para quem está do outro lado da fita, e que também encostou a outra ponta no coração. Então, cada um vai respirar lenta e profundamente por duas vezes, imaginando que está recebendo, junto com o ar que respira, a luz de Jesus e que ela está iluminando seu coração. Ao final da segunda respiração, as duas pessoas se olham nos olhos e falam juntas: “Estou conectada ao seu coração e Jesus está conosco”.
6. Depois cada uma dá as boas-vindas à outra e lhe deseja uma boa caminhada de fé na catequese.
7. Em seguida, o catequista dá novo sinal para colocarem a fita novamente no chão e voltarem a caminhar, até que mais uma vez a música pare ou soe o apito, quando pegarão outra fita e repetirão tudo o que fizeram anteriormente. 2
8. Repetir essa sequência com as fitas algumas vezes, cinco ou seis vezes.
9. Após a última vez, pedir que todos voltem ao seu lugar, deixando as fitas no chão, onde estavam.
10. Pedir que observem as fitas que estão no chão, perguntando o que elas simbolizam e também como foi encontrar e se conectar simbolicamente com as pessoas. É importante valorizar o símbolo da ligação fraterna que existe entre as pessoas, pois todos são filhos do mesmo Pai, irmãos de Jesus Cristo.
11. Leia o texto bíblico: Rm 12,10-16 – explique a eles que é assim que deve viver aqueles que têm a luz de Jesus no coração e caminham iluminados por essa luz.

(Esta dinâmica é uma adaptação da dinâmica publicada no livro “Dinâmicas de Integração – Para formar grupos vencedores” de autoria de Ney Wendell – Editora Vozes, 2016).

ORAÇÃO do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela Vossa comunhão, princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, testemunhar com esperança, um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo rumo ao Reino definitivo.
Amém.

Sugestão: realizar um terço missionário feito de flores, mas não é para ser um terço em vão. Na hora de montar o terço cada catequizando vai colando as flores no mural e rezando, sendo assim, todos irão rezar o terço completo com o auxílio do catequista.

TERÇO DAS FLORES

       
Saiba como se reza o terço Missionário no final da publicação e adapte conforme a sua realidade.

PARA O CATEQUISTA:
COMPREENSÃO DO TEXTO E APLICAÇÃO

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

O Papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

Eis a nossa missão como Igreja: marcar presença nas encruzilhadas da história, falar uma língua acessível a todos os povos do nosso tempo, deixando-se conduzir pela força do Espírito Santo. Deus está em ação em todos os lugares, por entre a nossa e as outras culturas e povos. Precisamos ser uma Igreja próxima, sobretudo dos caídos e excluídos ao longo do caminho, pois tornar-se indiferente com os pobres e caídos ao longo do caminho é também ser indiferente com o próprio Deus.

Marion Rossi Mattera – Paróquia São José Operário – Maringá PR.
Catequista de Iniciação a Vida Cristã – Etapas de Eucaristia.

ANEXO
TERÇO MISSIONÁRIO

O terço missionário é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e confiante. Por ser uma oração simples todos podemos rezá-la. Rezando o Terço, tornamo-nos discípulos de Jesus Cristo, com Maria e nos dispomos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus Cristo, o enviado do Pai. "A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina" (RMi 78). Pela oração do Terço Missionário podemos nos encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, desta forma, os imensos horizontes da missão. Rompem-se os egoísmos e as intenções particulares, em nossas orações, para rezar pelas necessidades de todos os povos da terra.

AS CORES DO TERÇO MISSIONÁRIO

O bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a ideia do "Terço Missionário". O Terço é formado de cinco dezenas. Cinco são também os continentes do mundo. Ele escolheu uma cor para cada Continente que, de alguma forma, recorda suas características. Ao rezar cada dezena pede-se por todos os que vivem nesse Continente. A originalidade do Terço Missionário é o encontro na oração com todos os povos, raças e culturas do nosso planeta.

OFERECIMENTO DO TERÇO


(Cada uma das dezenas é dedicada a um dos 5 continentes).

Divino Espírito Santo, iluminai nossas inteligências e nossos corações para que, ao meditarmos os mistérios da nossa redenção, possamos imitar os exemplos de Jesus e Maria anunciando a todos o grande amor de Deus para conosco. Caminhando junto com toda a humanidade, oferecemos nossas orações pela Paz no mundo, pelas pessoas vítimas das injustiças, pela santificação de todas as famílias, por aqueles que anunciam o Evangelho nos cinco continentes, pelas intenções do Papa, pelas nossas comunidades e por todo o povo de Deus para que se torne sempre mais solidário com os povos do mundo inteiro.
Rainha das Missões, fazei que todas as pessoas de boa vontade se deem as mãos, superem os rancores e se tornem construtores de uma sociedade sem fronteiras, justa e solidária, para o nosso milênio.

CREIO

PAI-NOSSO

3 AVE MARIA

GLÓRIA AO PAI

A cada mistério reza-se 1 (um) Pai-Nosso, 10 (dez) Ave-Marias, 1 (um) Glória ao Pai e a oração: Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

PRIMEIRO MISTÉRIO

A cor verde lembra as imensas florestas e savanas de África e também a virtude da esperança. Vamos rezar por todos os que vivem no continente africano, em especial, pelo florescimento cristão do povo e pelo ardor dos missionários que aí trabalham, sobretudo o dos capuchinhos de Angola.
- Neste mistério, peçamos a Maria, Rainha das Missões, que interceda pela paz, pela liberdade e pelo pão de cada dia de todos os povos da África e por um abundante clero nativo.

SEGUNDO MISTÉRIO

A cor vermelha evoca os povos originários de toda a América e o sangue de inocentes derramado em guerras, lutas de conquista, revoluções e guerrilhas. Vamos rezar por todos os que vivem no continente americano, que é aquele que tem maior número de católicos, mas onde são muitas as injustiças e desigualdades sociais. Em particular, rezemos para que cessem a exploração dos pobres e as guerrilhas fratricidas e aumente ainda mais o amor a Nossa Senhora.
- Neste mistério, peçamos a Maria, Rainha das Missões, que ajude a Igreja a ser defensora dos pobres, lutando com amor pelos mais pequeninos para que tenham justiça social, paz e solidariedade.

TERCEIRO MISTÉRIO

A cor branca evoca os povos originários do continente europeu e a pureza de coração que o cristão visa alcançar. Vamos rezar por todos os que vivem na Europa, donde outrora partiram tantos missionários, mas carece hoje de uma nova evangelização e de vocações apostólicas. Rezemos, em particular, pela reafirmação dos valores cristãos, pelo aumento das vocações consagrados e pelo maior empenho evangélico dos leigos.
- Neste mistério, peçamos a mediação de Maria, Rainha das Missões, para que aumente a fé cristã e o clero dos povos europeus, sobretudo do povo português que sempre dedicou à Mãe do Céu um profundo amor filial.

QUARTO MISTÉRIO

A cor azul lembra os vastos mares da Oceania e a serenidade e paz que emana de Maria. Vamos rezar por todos os que vivem neste continente formado por milhares de ilhas, cuja insularidade dificulta o trabalho missionário, originando que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar de Jesus Cristo.
- Neste mistério, peçamos a intercessão de Maria, Rainha das Missões, para que surjam muitos missionários que levem Jesus a todas as ilhas da Oceania, e estas se tornem como contas de um imenso Rosário de fé e amor a Deus.

QUINTO MISTÉRIO

A cor amarela evoca os povos originários do continente asiático e a luz divina do amor do Pai. Vamos rezar por todos os que vivem no continente asiático, em especial pelo povo de Timor-Leste, com quem estão os missionários capuchinhos de Laleia e Tibar. É o continente onde Jesus semeou o Evangelho e o seu sangue, mas onde Ele é menos conhecido.
- Neste mistério, peçamos a Maria, Rainha das Missões, que interceda para que o sangue de tantos mártires na Ásia do século XX se transforme em semente de cristãos e para dar força e alento a todos os que são sinal de Cristo, quer sejam missionários, consagrados ou se preparem para o sacerdócio, em especial os de Timor-Leste.

AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha das Missões, pelos benefícios que todos os dias a família humana recebe de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, colocar-nos sob a vossa maternal e poderosa proteção.

SALVE RAINHA

LADAINHA

Senhor - Tende piedade de nós
Jesus Cristo - Tende piedade de nós
Senhor - Tende piedade de nós
Jesus Cristo - Ouvi-nos
Jesus Cristo - Atendei-nos
Deus, Pai do céu - Tende piedade de nós
Deus, Filho, Redentor do mundo - Tende piedade de nós
Deus, Espírito Santo - Tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus - Tende piedade de nós
Santa Maria - Rogai por nós
Santa Mãe de Deus - Rogai por nós
Santa Virgem das Virgens - Rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo - Rogai por nós
Mãe da divina graça - Rogai por nós
Mãe puríssima - Rogai por nós
Mãe castíssima - Rogai por nós
Mãe imaculada - Rogai por nós
Mãe intacta - Rogai por nós
Mãe amável - Rogai por nós
Mãe admirável - Rogai por nós
Mãe do bom conselho - Rogai por nós
Mãe do Criador - Rogai por nós
Mãe do Salvador - Rogai por nós
Mãe da Igreja - Rogai por nós
Virgem prudentíssima - Rogai por nós
Virgem venerável - Rogai por nós
Virgem louvável - Rogai por nós
Virgem poderosa - Rogai por nós
Virgem benigna - Rogai por nós
Virgem fiel - Rogai por nós
Espelho da justiça - Rogai por nós
Sede da sabedoria - Rogai por nós
Causa de nossa alegria - Rogai por nós
Vaso espiritual - Rogai por nós
Vaso honorífico - Rogai por nós
Vaso insigne de devoção - Rogai por nós
Rosa mística - Rogai por nós
Torre de Davi - Rogai por nós
Torre de marfim - Rogai por nós
Casa de ouro - Rogai por nós
Arca da aliança - Rogai por nós
Porta do céu - Rogai por nós
Estrela da manhã - Rogai por nós
Estrela da evangelização - Rogai por nós
Saúde dos enfermos - Rogai por nós
Relógio dos pecadores - Rogai por nós
Consoladora dos aflitos - Rogai por nós
Auxílio dos cristãos - Rogai por nós
Rainha dos anjos - Rogai por nós
Rainha dos patriarcas - Rogai por nós
Rainha dos apóstolos - Rogai por nós
Rainha dos mártires - Rogai por nós
Rainha dos confessores - Rogai por nós
Rainha das virgens - Rogai por nós
Rainha de todos os santos - Rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original - Rogai por nós
Rainha assinta ao céu - Rogai por nós
Rainha do santo rosário - Rogai por nós
Rainha da paz - Rogai por nós
Rainha das Missões - Rogai por nós
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Perdoai-nos, Senhor
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Ouvi-nos, Senhor
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Tende piedade de nós
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

OREMOS:

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que conhecendo a encarnação de Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e cruz, a glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte: POM – Pontifícias Obras Missionárias – Santa Sé.


Rezar assiduamente o Terço Missionário é ter o mundo nas mãos. É conduzir ao Coração Imaculado de Maria as intenções de todos os povos, raças e culturas da Terra. É rezar pelas missões e pelos missionários e colaborar na missão universal da Igreja.


Este encontro foi adaptado do livrinho da Novena Campanha do Mês Missionário 2018, das Pontifícias Obras Missionárias


Novena: O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações. Inclui a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. É um dos principais subsídios para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que testemunham e anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

LINK PARA ACESSO AO MATERIAL:


Nenhum comentário: