sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS JHS, INRI, XP e ICTYS NA IGREJA CATÓLICA


JHS

No Brasil, temos a tradição de dizer que significa “Jesus Hóstia Sagrada” (o que não está errado, pois Jesus é a Hóstia Sagrada). Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”. JHS é um Monograma de Cristo que corresponde as três primeiras letras de “Ihsus” que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). O “J” em paleografia corresponde a pronúncia do “I” na antiguidade, da mesma forma que o “V” era empregado como “U””.


INRI

Escrita normalmente em crucifixos, a sigla INRI significa “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” ou “Jesus de Nazaré Rei dos Judeus”. Segundo o Evangelho de São João (19, 19-20), Pilatos mandou redigir o texto em latim, grego (Ἰησοῦς ὁ Ναζωραῖος ὁ Bασιλεὺς τῶν Ἰουδαίων) e hebraico (ישוע הנצרת מלך היהודים).


XP
Vemos essa sigla em paramentos, em casulas e até na Sagrada Eucaristia. Ela significa “Cristo” pois as letras gregas XP (Chi-Rho) são as primeiras duas letras de Χριστός, Cristo. O monograma foi criado pelo imperador Constantino para simbolizar o Cristianismo.


ICTYS

Apesar de não ser visto comumente a sigla ICTYS é um importante marco na história da Igreja. Era utilizado pelos primeiros cristãos para que eles pudessem se identificar de uma forma discreta, pois sofriam inúmeras perseguições na época. Então a palavra grega ICTYS (peixe) passa a ser a sigla de “Iesus Christus Theou Yicus Soter”, ou “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.


FONTES: Diversas na internet.

SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO