CONHEÇA!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

SEMANA CATEQUÉTICA

  

         FORMAÇÃO DO VICARIATO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO 
                                        DIOCESE DE SÃO CARLOS-SP 
O encontro de catequistas do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú-SP, no domingo dia 28/02, teve uma duração de 4 horas. Foi muito alegre e festivo, com mais de 650 catequistas de IVC (Iniciação à Vida Cristã): Batismo, Eucaristia e Crisma.

Todos responderam alegremente ao chamado de Jesus. Tivemos um breve comentário do documento 107, muito mais uma apresentação do mesmo, pois muitos ainda não o conheciam e nos comprometemos a estar com o coração disponível para juntos estudarmos as novas diretrizes de nossa Igreja de como deve ser a IVC.

A alegria em nossa Diocese de São Carlos-SP, é geral, visto que depois de 13 anos, sem qualquer orientação em nosso ministério, tivemos em 2016 a graça de receber o novo bispo, bem jovem, vindo do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, uma pessoa extraordinária, alegre, dinâmica e com notável carinho  pela catequese.

Somente agora com ele, juntos, elaboramos o plano da pastoral e para o ano de 2019, já teremos um itinerário catequético único, para todos os vicariatos. Recebemos também um calendário para esse ano, com todas as datas das formações que teremos esse ano, dividido em 4 etapas:

- Catequese: método e planejamento-itinerário catequético;  
- Catequese: Igreja – Comunidade – Conversão Pastoral;
- Catequese e família: Pastoral Familiar;
- Catequese: Palavra e Missão – Plano de Pastoral, Formação de Catequese de Adulto, Formação para Pastoral do Batismo.

Tudo isso para nós é uma grande graça. Estamos muito entusiasmados com as mudanças já provocadas pelo nosso bispo. Sempre buscamos formações por conta própria, uma dessas fontes, é esse grupo, Catequistas em Formação e, agora, com o entusiasmo do nosso bispo, temos muita esperança de conseguirmos realizar o IVC da forma que deve ser.

Sabemos que encontraremos obstáculos, vindo até dos próprios padres, mas estamos com o coração cheio de alegria e vontade de trabalhar com amor na nossa messe.
Que Deus nos ajude e o Espírito Santo nos ilumine.
Suzana Lossurdo – Barra Bonita-SP

Nenhum comentário: