CONHEÇA!

sexta-feira, 20 de julho de 2018

HOMILIA DO DOMINGO: A IMPORTÂNCIA DO RECOLHIMENTO


                  HOMILIA DO 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

“Vindes sozinhos para descansar um pouco.” (Mc 6,31). Jesus e seus discípulos têm uma vida agitada e precisam de momentos de afastamento, de solidão.


Jesus convida seus discípulos para relatarem a sua missão (cf. Mc 6,30). A primeira lição de Jesus, portanto, é a importância da avaliação. Quando paramos como grupo, comunidade ou individualmente, podemos enxergar de um modo mais ponderado como está a nossa missão de cristãos, discípulos missionários. Quando realizada com os irmãos, esta avaliação ganha força, pois a comunidade é sempre um critério para que encontremos o melhor caminho.


Em um segundo momento, Jesus nos ensina a importância do recolhimento. O mundo moderno é o mundo da agitação, da vida ocupada. Facilmente vivemos em função do nosso trabalho, de nossas obrigações. É geralmente uma corrida que ofusca o verdadeiro tesouro da vida e, não raras vezes, é uma busca pelo ter, pelo sucesso profissional, pelo dinheiro. Nossa corrida nem sempre é missionária, e mesmo a fadiga missionária, não dispensa o descanso merecido.


Como está o nosso descanso? O nosso lazer? Como aproveitamos o nosso tempo livre? O descanso tem uma dimensão espiritual: Jesus se retirava para rezar, para se encontrar com o Pai e não perder o foco da missão. Esta lição foi ensinada na prática aos discípulos. Reservar tempo para o Senhor nasce de Um hábito; é preciso estar alerta, pois facilmente esse tempo fica em segundo plano.


A Igreja nos convida a valorizar o domingo como dia de descanso, de encontro familiar, de reunião comunitária, de celebração da Páscoa do Senhor: “Entende-se, assim, a grande importância do preceito dominical de ‘viver segundo o domingo’, com uma necessidade interior do cristão, da família cristã, da comunidade paroquial. Sem uma participação ativa na Celebração Eucarística dominical e nas festas de preceito não existirá um discípulo missionário maduro. Cada grande reforma na Igreja está vinculada ao redescobrimento da fé na Eucaristia. Por causa disso, é importante promover a ‘pastoral do domingo’ e dar a ela ‘prioridade nos programas pastorais’ para um novo impulso na evangelização do povo de Deus no continente latino-americano”.


 Jesus é o Bom Pastor, o verdadeiro Pastor prometido no Antigo Testamento (Jr 23, 5-6). As ovelhas vão atrás de Jesus, pois precisam de uma palavra, de um alento, da água viva que só Ele oferece. Hoje, do mesmo modo, o mundo é um rebanho sedento, deseja uma vida de sentido, mas nem sempre encontra a Palavra do Pastor. Existe uma multidão correndo atrás de Jesus, e talvez nem saiba disso. Somos também essas ovelhas perdidas? Somos pastores que podem apontar o verdadeiro Pastor? Todos nós somos ovelhas e pastores ao mesmo tempo.


A Santa Missa é uma ocasião para escutar os ensinamentos de Jesus (cf. Mc 6, 34b), de contar que estamos fazendo (cf. 6,30). Na Eucaristia nos encontramos com Aquele que nos alimenta com o pão, que prepara a mesa, que faz o nosso cálice transbordar (cf. Sl 22). A Eucaristia é o alimento das ovelhas; é o nosso encontro pessoal com o verdadeiro Pastor.


Pe Roberto Nentwig
Arquidiocese de Curitiba - PR

FONTE: 
NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.


* Adquira os livros com as homilias completas!

Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete

Nenhum comentário: