CONHEÇA!

sexta-feira, 13 de julho de 2018

HOMILIA DO DOMINGO: DE DOIS EM DOIS, COMEÇOU A ENVIAR...


                  HOMILIA DO 15° DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

São Paulo nos presenteia neste domingo com um belo texto do Novo Testamento: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (...) Em Cristo Ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.” (Ef 1, 3-4). A nossa vida é uma benção, que nos faz bendizer, agradecer e louvar a Deus. Nesta benção está uma escolha, uma predileção que antecede a criação, que se insere no mistério e no coração divino – uma predileção no amor. Aqui está enraizado o sentido da vida humana: responder a esta escolha, que implica chegar a Deus por Cristo Jesus, seguindo seus passos, anunciando a experiência desta escolha e benção esperando a  vida que nos será em plenitude, quando tudo for unido em Cristo.


O Senhor nos escolhe no amor e para o amor. Escolhe-nos também para sermos profetas e missionários como vemos na primeira Leitura e b no Evangelho. A missão tem suas exigências, que garantem de imediato a sua eficácia, mas trazem maior coerência com a proposta divina. As leituras nos revelam que a palavra-chave da missão é a liberdade.


O profeta Amós (primeira leitura), profeta da justiça social, é livre diante os problemas políticos e econômicos. Amasias é sacerdote do Templo, precisa falar em nome do rei, de acordo com interesses do reino; por isso tenta calar e afugentar o profeta que incomoda. Por sua vez, Amós não profeta nem filho de profeta, ou seja, tornou-se um mensageiro por mandato divino, não deve nada a ninguém e, portanto, prega a verdade, denuncia sem medo.


Em nossa vida, devemos ser livres das amarras da corrupção, livres de interesses, livres de qualquer pessoa, seja ela pobre ou rica, ornada de cargos ou sem referência alguma.  Mós nos ensina que não podemos nos pautar em esquemas que roubam a nossa autenticidade, nossa identidade. A igreja e seus profetas devem aprender a lição de Amós, pois em muitas ocasiões preferiu as migalhas o poder e do dinheiro, pensando, por vezes, o que está em jogo era a integridade do nome cristão e da própria Igreja.


 No Evangelho, Jesus, ao enviar os doze, recomendou-lhes que não falassem nada para o cainho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem om e que não levassem duas túnicas (cf. Mc 6, 8-9). Não se trata de uma lista a ser seguida à risca. Não vamos nos ater nos detalhes das renúncias propostas no Evangelho, mas no significado delas. O que importa é o sentido: a missão exige despojamento.


Confiamos facilmente em muitas coisa: na nossa capacidade e inteligência, nos bens materiais, no dinheiro acumulado, nos planejamentos. Jesus está nos pedindo mais do que orgulho, de nossa vaidade, dos interesses que não nos abandonam quando falamos e agimos em seu nome. Por vezes as atividades pastorais são meios para se obter gratificação ou para curar carências, provenientes de lacunas pessoais.


Os meios empregados são também conteúdo evangelizador. Portanto, a Igreja deve cuidar com o que leva no seu alforje. Uma igreja das cores, do brilho, a eficiência da perfeição ritualista e da multidão pode esconder a perversão da proposta evangélica. Despojar-se e apresentar o Cristo que nos deseja na mesma linha, confiando na graça- eis nossa tarefa. Jesus enviou os seus discípulos, dois a dois. Nunca envia ninguém sozinho, evidenciando que a partilha e o ponto de apoio mútuo são facilitadores. Ninguém pode ser critério de si mesmo, portanto, o outro e a comunidade sempre poderão nos fazer crescer.


Pe. Robert Nentwig
Arquidiocese de Curitiba - PR

FONTE: 
NENTWIG, Roberto. O Vosso Reino que também é nosso. Reflexões Homiléticas - Ano B. Curitiba; Editora Arquidiocesana, 2015. pg. 79.


* Adquira os livros com as homilias completas!

Palavras sobre o Reino na vida a partir dos Evangelhos. São três livros: Ano Litúrgico A, B e C. Cada livro tem o valor de R$ 15,00. Kit com os três livros: R$ 30,00 + frete

Nenhum comentário: