domingo, 14 de abril de 2019

ROTEIRO DE ENCONTRO: DOMINGO DE RAMOS e TRÍDUO PASCAL


Um belíssimo roteiro de encontro para a Semana Santa!

* Devido ao tempo e a disposição da ambientação, este roteiro pode fazer as vezes de um pequeno retiro com os catequizandos.


Ambiente: Preparar o ambiente com os principais fatos ocorridos na semana santa dispostos de forma sequencial.

Objetivos do encontro: Reviver os principais momentos da Semana Santa. Demonstrar o caminho percorrido por Jesus. Incentivar a participação das celebrações do Tríduo Pascoal.

Acolhida e Oração Inicial: Acolher carinhosamente a todos. Agradecer pela semana e pela alegria de poder nos reencontrar em mais um encontro para conhecer um pouco mais sobre a vida de Jesus.

DOMINGO DE RAMOS:

Material:

- Arco para fazer a entrada (utilizamos um ferro torcido, colocado em duas latas para fixa-lo, mas poderá ser utilizado outro material, como ramos, ou algo que lembre um portal. TNT para forrar o arco e o chão e algo para fixar os ramos e o TNT; tecidos e verdes para colocar no chão e desenhos da passagem de Jesus coloridos para colocar em volta.

EVANGELHO: LUCAS 19,28. LUCAS 19,35-38

- O que vocês já ouviram falar sobre o Domingo de Ramos?
- O que o cenário sugere? Uma entrada – Ramos e assim iniciar a reflexão.

REFLEXÃO SOBRE O TEMA:

Jesus está chegando em Jerusalém. E chega montado em um jumentinho, para nos mostrar sua simplicidade e pequenez. Vemos no evangelho que a multidão tomada de alegria começa a louvar em altas vozes: Bendito o que vem em nome do Senhor. Enquanto Jesus passava, a multidão colocava seus mantos no caminho e com ramos nas mãos o aclamavam.  O aclamavam como Rei, mas não como Rei que Jesus queria ser. Assim Jesus chega em Jerusalém, e nos próximos dias passa a ensinar no templo de dia, e a noite rezando no monte chamado Oliveiras.

- Vocês já participaram de alguma Missa de Domingo de Ramos? Mencionar que assim iniciamos a semana santa.

QUINTA-FEIRA SANTA:
Material:

- Uma mesa, cadeiras, uma toalha, uma jarra de suco, pacotes de suco, copos e prato descartável, pão caseiro, ou pão ázimo (em nosso encontro foi utilizado massa de pizza em formato de pão); bacia para o lava-pés e toalha para enxugar.

- O que vocês já ouviram falar sobre este dia?
- O que o cenário sugere?
- Vocês já participaram de alguma missa do lava pés? Sabiam que a missa neste dia começa e não termina?

LAVA PÉS: EVANGELHO JOÃO 13,1-15.


Vamos reviver este momento?

Posicionar os catequizandos sentados, e solicitar voluntários para repetir o gesto do lava-pés. Lembrar de deixar livre a participação neste momento, que seja espontânea, tanto daquele que irá lavar, como aqueles dos quais serão lavados os pés. Música ambiente para que não se distraiam.
Após terminarem, conversar sobre o significado deste gesto, sinal de serviço, de caridade e humildade. O Abaixar a cabeça para o próximo. Mencionar a mensagem do Papa Francisco: “Jesus lava os pés dos apóstolos. Estamos dispostos a servir os outros assim? ” Partilhar com eles que o Papa Francisco celebrará este ano o rito do lava-pés em uma casa de detenção, lavando os pés de doze detentos. Quer mais exemplo de humildade?

A ÚLTIMA CEIA: EVANGELHO LUCAS 22,14-21.

Colocar os catequizandos em volta da mesa preparada e partir o pão com todos; fazer o mesmo com o suco de uva previamente preparado.
Mencionar que Jesus fez exatamente isso com os apóstolos e que neste dia foi instituída a eucaristia. Deixar claro a mensagem, fazei isso em memória de mim. 
É o primeiro dia do Tríduo Pascoal.

- Vocês sabiam que entre os apóstolos estava Judas. Alguém sabe dizer quem foi Judas? Sim, aquele que traiu Jesus. E sabia que Jesus já sabia que ele iria fazer isso? Mesmo assim Jesus partiu o pão com todos. E o que aconteceu depois?

SEXTA-FEIRA SANTA:
Material:

- Filme baixado; retroprojetor ou computador para passar o filme; pano vermelho e a cruz com Cristo crucificado.

- Vocês já participaram da celebração na sexta-feira? O que vocês lembram? 

Evangelho da Paixão, adoração da Cruz, silêncio. Conversar a respeito destes momentos. Se houver tempo, fazer um momento de beija cruz.

A Sexta-feira santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão é o segundo dia do Tríduo Pascoal. Sim, é a celebração de Quinta que continua. Neste dia não se faz a consagração do pão e do vinho.

- Passagem do vídeo Paixão de Cristo

Conversar sobre o vídeo, conduzir de forma adequada a cada faixa etária.

- O que aconteceu? Onde colocaram Jesus? Quem estava lá?

SÁBADO SANTO:
Material: Cruz vazia, flores, pano branco.

Conversar sobre o Sábado Santo. Conduzir de forma adequada a cada faixa etária.
Cruz Vazia – Vigília - Tristeza – Descrença – Falta de Fé dos seguidores de Jesus.
Para os maiores, ressaltar também a posição de MARIA: única que acreditou na ressureição de Jesus, igreja se reduz a ela neste dia, também relatar a descida de Jesus a mansão dos mortos.

O Sábado Santo, também conhecido como a Sábado de Aleluia é o terceiro e último dia do Tríduo Pascoal.

- Vocês já participaram da celebração no Sábado de Aleluia?
- O que vocês lembram? Várias leituras, Fogo, Vela, Batizados.

A celebração da Luz é para lembrar que o que antes era trevas, agora na ressureição é luz. Neste dia também renovamos nossas promessas batismais. E as leituras são uma passagem do Antigo ao novo testamento, uma sequência que nos revela a ação de Deus na história.

DOMINGO DE PÁSCOA:

Material: Mesa, toalha e o bolo.
 
 Bolo baseado na referência abaixo:

É o Domingo da Ressurreição, sim ele ressuscitou. O sepulcro está vazio, a morte foi vencida. É a festa da ressurreição. Ele vive!

CONCLUSÃO:

Revivemos hoje alguns dos acontecimentos da Semana Santa, e aprendemos que as celebrações do TRÍDUO PASCOAL, não estão separadas, devemos participar de todos os momentos para juntos revivermos os passos daquele que morreu por nós. Vamos convidar nossa família a participar este ano?

Para terminar uma pergunta: Em qual momento mencionamos o coelho no dia de hoje? Em nenhum, pois na verdadeira história da Páscoa ele não tem lugar. O lugar de honra é de Jesus Ressuscitado. Lembremos sempre FOI POR VOCÊ.

ORAÇÃO FINAL:

De mãos dadas rezar o Pai Nosso.

Dividir o bolo ao som da música:

Canção de Páscoa: ♫ PORQUE ELE VIVE EU POSSO CRER NO AMANHÃ



  
Catequistas Gisele Araújo e Juciliane Lima.
2º ano da eucaristia.
Paróquia Santo Antônio – Bocaiúva do Sul – PR.


Nenhum comentário: