CONHEÇA!

domingo, 14 de abril de 2019

ROTEIRO DE ENCONTRO: DOMINGO DE RAMOS e TRÍDUO PASCAL


Um belíssimo roteiro de encontro para a Semana Santa!

* Devido ao tempo e a disposição da ambientação, este roteiro pode fazer as vezes de um pequeno retiro com os catequizandos.


Ambiente: Preparar o ambiente com os principais fatos ocorridos na semana santa dispostos de forma sequencial.

Objetivos do encontro: Reviver os principais momentos da Semana Santa. Demonstrar o caminho percorrido por Jesus. Incentivar a participação das celebrações do Tríduo Pascoal.

Acolhida e Oração Inicial: Acolher carinhosamente a todos. Agradecer pela semana e pela alegria de poder nos reencontrar em mais um encontro para conhecer um pouco mais sobre a vida de Jesus.

DOMINGO DE RAMOS:

Material:

- Arco para fazer a entrada (utilizamos um ferro torcido, colocado em duas latas para fixa-lo, mas poderá ser utilizado outro material, como ramos, ou algo que lembre um portal. TNT para forrar o arco e o chão e algo para fixar os ramos e o TNT; tecidos e verdes para colocar no chão e desenhos da passagem de Jesus coloridos para colocar em volta.

EVANGELHO: LUCAS 19,28. LUCAS 19,35-38

- O que vocês já ouviram falar sobre o Domingo de Ramos?
- O que o cenário sugere? Uma entrada – Ramos e assim iniciar a reflexão.

REFLEXÃO SOBRE O TEMA:

Jesus está chegando em Jerusalém. E chega montado em um jumentinho, para nos mostrar sua simplicidade e pequenez. Vemos no evangelho que a multidão tomada de alegria começa a louvar em altas vozes: Bendito o que vem em nome do Senhor. Enquanto Jesus passava, a multidão colocava seus mantos no caminho e com ramos nas mãos o aclamavam.  O aclamavam como Rei, mas não como Rei que Jesus queria ser. Assim Jesus chega em Jerusalém, e nos próximos dias passa a ensinar no templo de dia, e a noite rezando no monte chamado Oliveiras.

- Vocês já participaram de alguma Missa de Domingo de Ramos? Mencionar que assim iniciamos a semana santa.

QUINTA-FEIRA SANTA:
Material:

- Uma mesa, cadeiras, uma toalha, uma jarra de suco, pacotes de suco, copos e prato descartável, pão caseiro, ou pão ázimo (em nosso encontro foi utilizado massa de pizza em formato de pão); bacia para o lava-pés e toalha para enxugar.

- O que vocês já ouviram falar sobre este dia?
- O que o cenário sugere?
- Vocês já participaram de alguma missa do lava pés? Sabiam que a missa neste dia começa e não termina?

LAVA PÉS: EVANGELHO JOÃO 13,1-15.


Vamos reviver este momento?

Posicionar os catequizandos sentados, e solicitar voluntários para repetir o gesto do lava-pés. Lembrar de deixar livre a participação neste momento, que seja espontânea, tanto daquele que irá lavar, como aqueles dos quais serão lavados os pés. Música ambiente para que não se distraiam.
Após terminarem, conversar sobre o significado deste gesto, sinal de serviço, de caridade e humildade. O Abaixar a cabeça para o próximo. Mencionar a mensagem do Papa Francisco: “Jesus lava os pés dos apóstolos. Estamos dispostos a servir os outros assim? ” Partilhar com eles que o Papa Francisco celebrará este ano o rito do lava-pés em uma casa de detenção, lavando os pés de doze detentos. Quer mais exemplo de humildade?

A ÚLTIMA CEIA: EVANGELHO LUCAS 22,14-21.

Colocar os catequizandos em volta da mesa preparada e partir o pão com todos; fazer o mesmo com o suco de uva previamente preparado.
Mencionar que Jesus fez exatamente isso com os apóstolos e que neste dia foi instituída a eucaristia. Deixar claro a mensagem, fazei isso em memória de mim. 
É o primeiro dia do Tríduo Pascoal.

- Vocês sabiam que entre os apóstolos estava Judas. Alguém sabe dizer quem foi Judas? Sim, aquele que traiu Jesus. E sabia que Jesus já sabia que ele iria fazer isso? Mesmo assim Jesus partiu o pão com todos. E o que aconteceu depois?

SEXTA-FEIRA SANTA:
Material:

- Filme baixado; retroprojetor ou computador para passar o filme; pano vermelho e a cruz com Cristo crucificado.

- Vocês já participaram da celebração na sexta-feira? O que vocês lembram? 

Evangelho da Paixão, adoração da Cruz, silêncio. Conversar a respeito destes momentos. Se houver tempo, fazer um momento de beija cruz.

A Sexta-feira santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão é o segundo dia do Tríduo Pascoal. Sim, é a celebração de Quinta que continua. Neste dia não se faz a consagração do pão e do vinho.

- Passagem do vídeo Paixão de Cristo

Conversar sobre o vídeo, conduzir de forma adequada a cada faixa etária.

- O que aconteceu? Onde colocaram Jesus? Quem estava lá?

SÁBADO SANTO:
Material: Cruz vazia, flores, pano branco.

Conversar sobre o Sábado Santo. Conduzir de forma adequada a cada faixa etária.
Cruz Vazia – Vigília - Tristeza – Descrença – Falta de Fé dos seguidores de Jesus.
Para os maiores, ressaltar também a posição de MARIA: única que acreditou na ressureição de Jesus, igreja se reduz a ela neste dia, também relatar a descida de Jesus a mansão dos mortos.

O Sábado Santo, também conhecido como a Sábado de Aleluia é o terceiro e último dia do Tríduo Pascoal.

- Vocês já participaram da celebração no Sábado de Aleluia?
- O que vocês lembram? Várias leituras, Fogo, Vela, Batizados.

A celebração da Luz é para lembrar que o que antes era trevas, agora na ressureição é luz. Neste dia também renovamos nossas promessas batismais. E as leituras são uma passagem do Antigo ao novo testamento, uma sequência que nos revela a ação de Deus na história.

DOMINGO DE PÁSCOA:

Material: Mesa, toalha e o bolo.
 
 Bolo baseado na referência abaixo:

É o Domingo da Ressurreição, sim ele ressuscitou. O sepulcro está vazio, a morte foi vencida. É a festa da ressurreição. Ele vive!

CONCLUSÃO:

Revivemos hoje alguns dos acontecimentos da Semana Santa, e aprendemos que as celebrações do TRÍDUO PASCOAL, não estão separadas, devemos participar de todos os momentos para juntos revivermos os passos daquele que morreu por nós. Vamos convidar nossa família a participar este ano?

Para terminar uma pergunta: Em qual momento mencionamos o coelho no dia de hoje? Em nenhum, pois na verdadeira história da Páscoa ele não tem lugar. O lugar de honra é de Jesus Ressuscitado. Lembremos sempre FOI POR VOCÊ.

ORAÇÃO FINAL:

De mãos dadas rezar o Pai Nosso.

Dividir o bolo ao som da música:

Canção de Páscoa: ♫ PORQUE ELE VIVE EU POSSO CRER NO AMANHÃ



  
Catequistas Gisele Araújo e Juciliane Lima.
2º ano da eucaristia.
Paróquia Santo Antônio – Bocaiúva do Sul – PR.


8 comentários:

Unknown disse...

Maravilhoso encontro de um grande aprofundamento e meditação da semana santa...

Anônimo disse...

Nossa, verdade, grande meditação para a Semana Santa, Deus continue abençoando imensamente o seu evangelizar

Anônimo disse...

Muito obrigado por compartilhar, Deus abençoe.

EGIDIA MARIA disse...

SOU CATEQUISTA. ESTAVA PROCURANDO UM ENCONTRO PARA A MINHA TURMA DE CATEQQUESE SOBRE DOMINGO DE RAMOS. FIQUEI FELIZ COM AS DICAS. ERA O QUE EU BUSCAVA. OBRIGADA!

Emilly disse...

Ótimo esse encontro

Anônimo disse...

Sou catequista de crisma e foi de grande importância as ideias sugeridas aqui. Agradeço por sempre estarem nos ajudando em nossa missão de forma criativa!

Anônimo disse...

Boa noite sou catequista de primeira comunhão amei esse encontro muito o brigado pois era tudo que eu queria para compartilhar com meus catequizandos que o Espírito Santo de muita luz para continuar com essa linda missão.

Anônimo disse...

Amei esse conteúdo, só tenho a agradecer, Deus abençoe