CONHEÇA!

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SUGESTÃO DE HOMENAGEM AOS CATEQUISTAS: PROFETA DAS NAÇÕES

CATEQUISTA "PROFETA DAS NAÇÕES"

Texto para ser lido em forma de jogral, dialogado.
Participantes: 19 pessoas ou mais.

(Ideal para fazer no final da missa, na Ação de Graças da Celebração do Dia do catequista, pelos catequizandos. Separar os catequistas em três grupos e falar o nome de TODOS os (as) catequistas.)

Catequizando 1- Certo dia, eu estava a me perguntar, qual a razão disso tudo, por que a vida, por que a morte, por que a família, por que, por que... tantos porquês!

Catequizando 2- Sintomas de uma vida vazia, cheia de questionamentos, uma busca incessante por respostas que não estavam tão distantes de mim.

Catequizando 3- Um vazio, uma angústia, que não passavam, nem nas festas, nem nas rodas de amigos, nem nos relacionamentos amorosos, por mais legais que eles fossem.

Catequizando 4- Foi quando me dispus a ouvir a voz interior que já não mais questionava, mas, que apenas chamava meu nome, bem baixinho e ao mesmo tempo de maneira tão intensa...

Catequizando 5 - (Nome de catequistas 1º grupo... Maria, Isabel, Lúcia, cristina....)

Catequizando 6 - Agora já não me questionava, apenas buscava a direção daquele insistente som que me chamava.

Catequizando 7 - Deixava-me seduzir, embora não reconhecesse sua direção. Queria incessantemente encontrar a voz e saber por que eu. Por que este chamado tão vivo, tão próximo... Mas na agonia nada conseguia entender, apenas ouvia meu nome:

Catequizando 8 - (nome dos catequistas 2º grupo... Bernadete, Ângela, Mariza, Ofélia...)

Catequizando 9 - Olhava pro horizonte, via árvores, via casas, via pessoas. O vento batia em meu rosto, uma criança sorria... De onde vem o chamado? Será que eles também o escutam? Por que eu fui escolhido, por que fui escolhida para este momento? Que ausência torturante é essa que sinto de algo que acho que nunca vi, que não conheci.  Apenas escuto:

Catequizando 10 - (nome dos catequistas - 3º grupo....)

Catequizando 11 - Me veio de repente, uma súbita ideia: por que não responder? Timidamente resolvi dizer : Sim!:

TODOS: Sim!

Catequizando 12 - O sim de Samuel, quando disse enfim: "Falai Senhor, Vosso servo escuta”! O sim de Jeremias, tímido ao afirmar : “Não sei falar Senhor, sou apenas uma criança”... O sim de Maria , decidido, forte, pronta pra fazer a vontade do pai... não importasse as opiniões alheias : "Eis aqui a serva do Senhor!"

Catequizando 13 - Resolvi dizer o meu sim: Sim, Senhor. Voz que vem do íntimo do meu ser. Eu estou aqui, o que queres de mim?

Catequizando 14- “Filho amado, filha amada... todas as respostas estão dentro de ti. Eu sou o Senhor teu Deus, eu vim para te dar a vida, para tomá-la para mim, pois me pertences.

Catequizando 15 - Eu vim para erguê-lo, para socorrê-lo e dar-te o meu amor. Não busqueis nas coisas deste mundo respostas para suas angústias e aflições, ele não as tem. Vinde a mim, todos vocês... só em mim a sua sede será saciada. Estão dispostos?"

TODOS: Sim, Senhor!

Catequizando 17 - Então não tema, pois estou contigo! Só não esqueça que a jornada é longa e que há muitas pedras no caminho, mas juntos venceremos! Não te abandonarei jamais, nem no momento mais angustiante.

Catequizando 18 - Algumas coisas não cabem ao teu entendimento, por isso provações virão. Apenas lembre-se que poderia ter sido muito mais difícil aquele momento se Eu não estivesse contigo.

Catequizando 19 - Neste instante consagro-te profetas das nações. Usai dos meios que tens para levar o meu nome e para edificar o meu reino que também é vosso.

AMÉM!

- Colocar a música Profeta das Nações (Pe. Ezequiel Dal Pozzo)
Escute AQUI

 ou “Alma Missionária”, “Nossa Missão”.


Ângela Rocha
Catequista

Um comentário:

Ireni disse...

Amei essa sugestão. Deus a abençoe!