CONHEÇA!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

ESPECIAL: GOTAS DE LITURGIA

Numa das muitas navegações pela internet e sites sobre religião, encontrei esta "pérola" de formação litúrgica que são as "Gotas de Liturgia". Não tenha pressa e nem preguiça de acompanhar os artigos! São uma excelente fonte de formação para o catequista.


De maneira clara, condensada, o site fransciscanos.org.br apresenta o Especial “Gotas de Liturgia”, uma noção básica do rico sentido da Liturgia e dos significados dos termos litúrgicos, dos sinais usados, das vestes e objetos litúrgicos, das cores, do rito litúrgico, do Tempo Litúrgico, da oração dos Salmos. Em 51 artigos, foram distribuídos pequenos textos para a reflexão de ninguém menos do que o mestre em Teologia da Liturgia no Brasil: Frei Alberto Beckhäuser.

No primeiro texto, Frei Alberto pergunta: “Liturgia é igual a ritos?”. Segundo Frei Alberto, a liturgia “celebrada é a obra da salvação e do culto de Cristo prestado ao Pai tornada presente e atual através de sinais sensíveis e significativos da própria ação sacerdotal de Cristo. Estes sinais sensíveis e significativos da ação salvadora e do verdadeiro culto prestado por Cristo ao Pai, formam os ritos. Os ritos são, pois, a expressão significativa da obra da salvação e da glorificação da qual os que celebram participam”.

Os artigos iniciais tratam da Liturgia em geral, sua natureza, sua expressão ritual, etc. Depois, Frei Alberto escreve sobre a Santa Missa, da abertura até o envio. 
Acompanhe no site, no menu, ao lado direito, os artigos. 

CLIQUE EM:

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/ 

Nenhum comentário: