CONHEÇA!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

APONTAMENTOS BÍBLICOS Nº 2

“DEUS AGIU COM O VIGOR DE SEU BRAÇO PARA DISPERSAR OS HOMENS DE CORAÇÃO SOBERBO...”



Acredito que uma das dimensões da Divinização da História Humana será a experiência de “um mundo ao contrário”, da vitória definitiva dos verdadeiros, dos simples, dos puros de intenção, de todos os homens e mulheres de boa vontade, independentemente do seu credo, da sua raça ou dos seus enganos.

Acredito também que não será uma vitória sobre ninguém! No Céu já não se fazem essas contas… Não há sequer quem as queira fazer!

Acredito na linguagem secular de tantos testemunhos bíblicos em que a ação de Deus é anunciada e esperada como a inauguração de um novo rumo da história:

Deus agiu com o vigor do Seu braço para dispersar os homens de Coração soberbo! Depôs os poderosos dos seus tronos, e exaltou os humilhados. Cumulou de bens os famintos, e mandou embora os ricos com as mãos a abanar…” (Lc 1, 51-54)

Assim cantou Maria a experiência de Deus no seu íntimo. Assim falava de Deus a mulher bela de Nazaré, que gerou no seu ventre e no seu colo um Profeta como Israel nunca tinha visto, que lhe deu a mamar no seu leite o testemunho da Liberdade e da Fidelidade incondicionais! Assim falou aos discípulos de Jesus durante gerações, mandando-os fazer “tudo quanto ele dissesse” (Jo 2, 5), antes de ter sido transformada numa “santinha de altares pagãos” e semi deusa que está sempre mais preocupada com o seu próprio culto de donzela bem vestida do que com o Evangelho do Reino de Deus!

Acredito que a nossa Alegria, a nossa Simplicidade, a nossa Sensibilidade e a nossa Firmeza podem fazer acontecer maravilhas na Vida de muita gente! Acredito que temos a Dignidade de sermos colaboradores de Deus na realização do Seu Projeto Salvador, que coincide com a máxima realização humana.

Acredito que Deus não nos convida para metas que não possamos atingir, ainda que muitas vezes me apeteça pedir-Lhe que não confie tanto em mim… O Apóstolo Paulo apresentou aos cristãos da comunidade de Roma o patriarca Abraão como modelo de Fé, dizendo que ele foi capaz de “esperar para além de toda a esperança”… Eu também acredito que é possível! Acredito que é sempre possível alargar os horizontes da Esperança.

Por isso é que Deus, que não está limitado por nenhuma espécie de horizontes, Espera e Confia infinitamente no Seu Projeto. Ele lá sabe… Prefiro fiar-me n’Ele do que na visão limitada dos meus próprios horizontes.

Acredito que cada um de nós é único demais para se considerar inútil na tarefa de construir o Reino de Deus! E procuro em Jesus a Sabedoria do Espírito para ser capaz de despertar em mim e nos outros essa originalidade pessoal que se torna uma fonte de possibilidades para todos quando é posta ao serviço da verdade e do bem-querer.

Acredito, acima de tudo, que acreditar no Deus de Jesus Cristo não faz de mim simplesmente um Crente mas um Querente do Seu Reino!


Pe. Rui Santiago

Pe. Rui Santiago, um padre Redentorista, que nos presenteia com belas reflexões  de textos Bíblicos...
Gostou??? No site: http://derrotarmontanhas.blogspot.com.br/  você encontra mais das reflexões do Pe. Rui.

Nenhum comentário: