CONHEÇA!

terça-feira, 29 de junho de 2021

DIA DE SÃO PEDRO: SAIBA MAIS SOBRE ESTE SANTO JUNINO

São Pedro - Praça do Vaticano

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. ( Mt 16,18-19)


Seu nome de nascimento era Simão, mas, Jesus o chamou de Pedro. Mudanças de nome na Bíblia, são comuns como o de Abrão para Abraão, de Jacó para Israel. Estas mudanças tem um sentido teológico, como a missão para a qual o personagem é chamado. Pedro é chamado a ser a pedra sobre a qual é edificada a igreja. A passagem mais significativa sobre esse fato aparece em Mateus 16,18:  Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (veja também Marcos 3,16; Lc 6,14 e João 1,42). Essa troca de nome, em Mateus, acontece depois da profissão de fé do apóstolo: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt 15,16).

Segundo o biblista Luiz Rosa, a língua portuguesa não ajuda a entender a riqueza desta passagem:

Existe um jogo de palavra com o vocábulo “Pedra”, que em português se perdeu, pois o nome “Pedro” se tornou muito comum. Abaixo temos a frase de Mateus, sublinhado as palavras, em grego, Pedro e Pedra: “Bem-aventura és tu, Simão, filho de Jonas (...) Também eu te digo que tu és Petros e sobre esta Petra edificarei minha igreja.” O vocábulo é o mesmo, apenas são apresentados em caso diversos: o primeiro no nominativo e o segundo no dativo. Em aramaico, língua que Jesus falava, provavelmente se dizia: “tu és cefas e sobre esta cefas edificarei minha igreja” (veja João 1,42). Nas línguas daquele tempo, portanto, é evidente a relação entre Pedro e Pedra, coisa que em nossas traduções não é mais evidente, pois dizendo “Pedro” não pensamos imediatamente em pedra, mas simplesmente em um nome próprio (abiblia.org).

E foi a Pedro que Jesus confiou a liderança dos apóstolos. Mesmo em sua simplicidade e sua luta contínua pela fé, Pedro é consciente da missão que Cristo lhe confiou.

Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galileia, no norte de Israel.. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galileia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, em Israel.

Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, era acostumado às dificuldades da vida de pescador. Mas depois de três anos seguindo Jesus, e depois do receber o poder do Espírito Santo em Pentecostes, Pedro se tornou um grande líder, um apóstolo, palavra que quer dizer enviado.

A partir do Pentecostes, Pedro reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto, ou passar sob sua sombra para que fossem curados e libertados, como atesta o livro dos Atos dos Apóstolos. Ele escreveu duas cartas que estão no novo testamento, animando e exortando a Igreja nascente. Passou a ser um evangelizador por todos os lugares onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja. De fato, Pedro assumiu as “chaves da Igreja” e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e da missão dada pelo próprio Jesus Cristo.

Devoção e morte de São Pedro

Por pregar o Evangelho, São Pedro foi preso várias vezes. Uma vez, em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou da prisão passando por vários guardas. Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições. Assim, os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz. No derradeiro momento, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre. Seus restos mortais estão no altar da Igreja de São Pedro em Roma.

As imagens de São Pedro 

São Pedro

A imagem de São Pedro revela sua trajetória de vida. Tanto as roupas quanto as cores e os objetos que ele segura contam um pouco da vida deste santo chamado por Jesus para ser o símbolo da unidade da Igreja e da autoridade de Cristo na terra. Sua postura na maioria das imagens representa-o olhando para o céu. Este é o primeiro símbolo claro de sua missão na terra: conduzir a Igreja para o céu. Missão que continua na figura do Papa da Igreja Católica.

As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu”. (Mt 16, 19). Esta autoridade dada a Pedro, é exercida não pelo poder, mas sim pelo ensinamento, pela doutrina da Igreja, pela qual ele é responsável e pelos dogmas de fé, que somente os Papas tem a autoridade para proclamar. As chaves estão na mão direita de Pedro reforçando a sua autoridade. Na iconografia cristã, a mão direita simboliza autoridade, assim como o lado direito. Assim rezamos sobre Jesus: “'Está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso...”

As chaves possuem cores diferentes: A chave bronze ou marrom, representa a autoridade que ele tem sobre a Igreja terrena. Esta chave está em primeiro plano porque a Igreja terrena é a que nós vemos e construímos com nossas vidas no presente. A chave prata ou cinza representa a chave do Reino dos Céus. Ela está mais oculta, em segundo plano, simbolizando que o céu é uma meta que ainda não alcançamos, mas que devemos alcançar.

Só no século VIII as chaves se tornam seu símbolo peculiar. Às vezes, Pedro carrega uma grande chave, mas, geralmente, ele carrega duas chaves, uma de ouro e outra de prata. Segundo outra tradição: ouro para os portões do céu, ferro para os portões do inferno. A lenda que torna São Pedro o guardião do portão do Paraíso, com poder de conceder ou recusar a admissão, teve sua origem na entrega das chaves a ele. (Elizabeth Goldsmith em seu livro Sacred Symbols in Art ).

O livro na mão de Pedro simboliza a catequese, evangelização e formação, dadas por ele e por seus sucessores. Exercendo seu ministério de Pastor Universal da igreja, ele formou, ensinou, pregou, orientou e exortou os fiéis no caminho do Reino dos Céus. Pode-se dizer que o Evangelho segundo São Marcos é uma obra de Pedro, pois Marcos foi seu discípulo. É muito provável que Pedro tenha narrado os fatos mais importantes da vida de Cristo a Marcos, assim como tenha ditado as duas cartas contidas no Novo Testamento.

 

O Brasão do Papado e do Vaticano, tem as  chaves do céu cruzadas: a chave de prata simboliza o poder de desligar a Terra ao Céu e a chave de ouro simboliza o poder de ligar a Terra ao Céu.

Curiosidades

- O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho desde os primeiros séculos da Igreja Cristã. Essa celebração é mais velha que o próprio Natal.

- São Pedro é considerado o “Senhor das chuvas”. Por possuir a grande chave do Reino dos Céus se passou então a associar que São Pedro também tem o controle das chuvas. A celebração do dia do santo é realizada na primeira semana do inverno, período em que muitos agricultores estão arando a terra ou plantando. É comum que evoquem a São Pedro para pedir chuva e uma boa safra. Por outro lado, se a lavoura estiver em fase de colheita, São Pedro é invocado para conseguir exatamente o inverso, fechar as portas do céu e impedir chuvas prolongadas. Muitos ainda brincam dizendo que quando chove muito é porque São Pedro decidiu arrumar o céu e, por isso, está lavando o chão. Em relação ao barulho dos trovões, alguns costumam dizer que é porque o santo está ‘arrastando os móveis’.

- Padroeiro dos Pescadores: São Pedro é o protetor dos pescadores, já que essa era a sua profissão. Por isso, em seu dia, procissões marítimas ocorrem em diversas cidades litorâneas.

- Pedro também é conhecido como o santo das viúvas e viúvos. Os evangelhos falam até na sua sogra, mas não sobre sua esposa e acredita-se que ele era viúvo. A crendice diz que no dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome e os viúvos (as) devem acender fogueiras nas portas de suas casas.

- Primeiro Papa:  A Igreja Católica considera Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa. Pedro foi mesmo a pedra fundamental da Igreja Católica Romana. Um fato curioso é que todo papa usa em sua mão esquerda o Anel do Pescador. Um anel em ouro que traz inscrito em alto-relevo o nome do papa além da gravura de um homem lançando redes de pesca. O anel simboliza o poder supremo sobre a Igreja Católica e o desenho faz referência ao primeiro homem que teve esse poder, um humilde pescador que iniciou sua vida no litoral da Galileia.

- Nome Papal: Em respeito a Pedro, os papas que o sucederam evitaram utilizar seu nome como o “oficial” para o pontificado, conhecido como “nome papal”. Nunca houve um Papa Pedro II, sendo que os bispos de Roma eleitos se abstém de escolher este nome, como parte da tradição de somente São Pedro, príncipe dos apóstolos, nomeado pelo próprio Cristo, deve ter essa honra.

- A Festa de São Pedro e São Paulo, também chamada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, é uma festa cristã em honra ao martírio em Roma dos apóstolos Pedro e Paulo, comemorada em 29 de junho ou no domingo seguinte. A celebração tem origem muito antiga, sendo a data escolhida o aniversário da morte ou do translado das relíquias dos santos.

- Os evangelhos dão testemunho da posição de destaque ocupada por Pedro entre os discípulos de Jesus. No entanto, mesmo assegurando que jamais trairia Cristo, negou conhecê-lo por três vezes, quando seu mestre foi preso. Após a ressurreição, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu e, depois disso, ele se tornou chefe da comunidade cristã.

- Conta-se que São Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus. No local onde foi sepultado, segundo a tradição, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas as escavações feitas no local não são conclusivas quanto ao fato de ali ser ou não o túmulo do santo.

- O filme “Quo vadis?” de 1951, é uma adaptação do livro do escritor polonês Henrik Sienkiewicz, Prêmio Nobel de 1905, conta a história do santo fugindo da perseguição, ele estava deixando Roma, quando encontrou-se com Cristo e perguntou-lhe: "Onde vais, Senhor?" (em latim, Quo vadis, Domine?). Jesus disse que voltava para Roma, onde seria novamente crucificado. Pedro então voltou para Roma e acabou martirizado.



- São Pedro como Festa Junina: É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características do festejo para São Pedro, estão a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo.

Oração a São Pedro

Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.

Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós.

Amém.

 

Colaboração: Suzana Lossurdo – Barra Bonita SP.

Imagens:

São Pedro - Praça do Vaticano - https://www.freeimages.com/pt/photo/statue-of-st-peter-1235964  

Brasão: https://www.gratispng.com/png-j4vab4/

Imagem de São Pedro:

https://cleofas.com.br/wp-content/uploads/2011/04/url.jpg

Comidas típicas das Festas juninas:

 https://www.calendarr.com/brasil/festa-junina/

 

Fontes de pesquisa:

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-pedro/156/102/

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/16/

https://pt.aleteia.org/2020/02/24/por-que-sao-pedro-segura-chaves/

http://saopedropartituras.blogspot.com/2012/07/sao-pedro-e-sao-paulo.html

Curiosidades de São Pedro. INFONET, João Paulo Schneider e Raquel Almeida

 


Nenhum comentário: