CONHEÇA!

sábado, 14 de outubro de 2023

A ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA COMO DISCÍPULO DE JESUS

 


“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido em nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp. 29)

 A Catequese deve favorecer esse encontro, ensinar a viver como Jesus viveu. Tornar-se apaixonado por Jesus, seguir o ensinamento e o exemplo do Mestre para assimilar seu estilo de vida (Mt 5,1-12) identificando-se com Ele é ser DISCÍPULO. “Crescer rumo à maturidade em Cristo “ (Ef 4,13) é a busca da perfeição. É configurar-nos com Ele. Esta é a VOCAÇÃO e meta de todo cristão: a busca da santidade vivendo a espiritualidade.

Jesus pede: “ Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.

“Se vocês tiverem amor uns para com os outros, reconhecerão que vocês são meus discípulos.”(Jo 13,35). O AMOR é a identidade do discípulo.

“ Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas TESTEMUNHAS até os confins da terra.” (At. 1,8).

O Batismo nos mergulha no mistério de comunhão com a Trindade, tornamo-nos filhos da Família Divina, capacitados para o bem que leva à salvação. Os batizados formam a IGREJA, a comunidade dos discípulos. Para levar o batizado à maturidade da fé, para que seja um discípulo perfeito “preparado para  toda boa obra” (2Tm 3,17), é necessário EVANGELIZAR.

A missão da Igreja é anunciar o Evangelho para fazer discípulos, é missão de todo cristão. A evangelização tem três momentos: 

01 - O primeiro anúncio que chamamos de querigma ( ver em At 2,14-36; 13,16-41;17,22-31). É o momento do encontro com Jesus que provoca a conversão e desperta a fé.

02 - O segundo momento é a CATEQUESE que faz ecoar o primeiro anúncio, para crescermos na fé e cumprir a missão de evangelizar.

03 - O terceiro momento é a ação pastoral através da formação permanente que aprofunda o seguimento de Jesus (discipulado)e o compromisso missionário.

A CATEQUESE é um processo educativo que faz Jesus mais conhecido, amado e seguido. Quem não tem paixão por Jesus Cristo nunca será capaz de despertá-la nos outros.

O Catequista transmite a sua experiência de vida cristã com generosidade e ardor, guiado e animado pelo Espírito. Esse modo de viver impulsionado até Deus e aos irmãos no serviço que Ele nos pede é a ESPIRITUALIDADE. A espiritualidade faz parte do “SER” do catequista, de sua pessoa.

O Diretório Nacional de Catequese (nº262 a 268) traça o perfil do catequista como pessoa que vive uma profunda espiritualidade, quer crescer em santidade e sabe ler a presença de Deus em tudo.  Da sua experiência de fé o catequizando deve poder receber luz e certezas que orientem sua vida.

A espiritualidade do catequista deve ser vista dentro da sua missão de “SERVIDOR DA PALAVRA”e de “EDUCADOR DA FÉ”, voltada ao serviço e para o serviço, e vivida com humildade e confiança. É um servidor da Palavra, da Igreja e dos catequizandos que não são seus, mas de Deus, e deve crescer no discipulado de Jesus.

A missão é grande, mas o catequista conta com a ajuda de Deus. A Bíblia traz o exemplo de Jeremias (Jr 1,6-8), de Moisés (Ex 3,10-12), Pedro (Lc 5,4-11) e muitos outros. Como Maria poderemos dizer: “O Senhor fez por mim maravilhas” (Lc 1,46-49)

DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA:

01 -  CRISTOCÊNTRICA– O coração da Catequese é Jesus. Somente numa profunda comunhão com ele é que o catequista encontra a luz e força para cumprir sua missão. Cristão é alguém que recebe a missão de Jesus (At 11,26), é o enviado.

02 - TRINITÁRIA-  Batizados e consagrados à Trindade no batismo,somos chamados a viver em comunidade.À semelhança do Deus Trindade, somos seres de relação, viver juntos, ter relacionamentos sociais, faz parte de nossa natureza. A Trindade é motivo importante para darmos um imenso valor ao outro.

03 - LITÚRGICO-SACRAMENTAL- Jesus Cristo ressuscitado se faz presente através de sinais, os sacramentos. Somente quem tem intimidade com Jesus pode comunicar o seu mistério.A vida sacramental é essencial para o catequista crescer na santidade.O dois sacramentos  : Eucaristia e Reconciliação oferecem a “manutenção”da vida cristã e sustento para a santidade. Importante o domingo com a missa dominical, centro da vida cristã. O encontro com o Cristo na Eucaristia suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade.

Orante: A vida de oração é fundamental para uma catequese intensa e para o ardor que a acompanha. Ex. de oração, de intimidade com o Pai é o próprio Jesus. O Novo Testamento traz ( Mt 6,6; Ef 6,18; Jo 4,3) Jesus em oração atenta; humilde em Lc7,6; Jo 4,6; Rm 8,26; confiante em Mt 21,22; Mc11,22;perseverante em Lc 18,1; 1Ts 5,17 . A vida e a atividade toda de Jesus são alimentadas pela oração. O catequista deve ser capacitado também para educar à oração autêntica e aos diversos modos de rezar. Não apenas repetir fórmulas, mas dialogar com Jesus como amigo.

BÍBLICA: O catequista está à serviço da Palavra, a Bíblia é o texto fundamental da Catequese,fonte da sua espiritualidade .O catequista deve se familiarizar com a Palavra de Deus e despertar o “apetite” por ela.Alimentar-se da Palavra de Deus através da Leitura Orante.

05 - ECLESIAL: O catequista é enviado por Deus e pela comunidade. Comprometer-se com ela assumindo, participando, vivendo em comunhão pastoral. A vivência amiga e fraterna dentro do grupo de catequistas educa para essa comunhão e forma para o trabalho em comum. Ser Igreja, sentir-se Igreja, amar a Igreja e ser capaz de transmitir esse gosto.

06 - MARIANA: Exemplo de quem acolhe a Palavra e nela acredita (Lc 1,45).Modelo dos catequistas,discípula fiel de Jesus. A devoção a   Maria deve ter uma dimensão cristocêntrica. (ver em anexo)

07 - SOLIDÁRIA:  A catequese deve despertar à participação para a construção de um mundo mais justo e humano. Deve desenvolver a sensibilidade sobretudo com os mais pobres e excluídos.

Espiritualidade sólida, baseada em todas essas dimensões, é a mística que desperta no catequista e em seus catequizados a fome e sede de Deus-Pai e a paixão por Jesus. Os catequizandos precisam mais de testemunhas que de mestres,pelo exemplo e pelo testemunho que o catequista dá, a doutrina que ele ensina se faz VIDA.

 Helena Okano

Catequista – Londrina Pr - 2013



Nenhum comentário: