CONHEÇA!

terça-feira, 2 de julho de 2019

MODELO DE INFORMATIVO AOS PAIS/FAMÍLIA SOBRE A CATEQUESE DA PARÓQUIA


Apesar da nossa catequese de Iniciação à vida cristã não ser uma "escola", faz-se necessário estabelecer sempre algumas "regras" a serem cumpridas pela família ao longo do Ano Catequético em todo o período que a criança frequente a catequese na paróquia.


Abaixo um modelo de "normas" que pode ser adaptado conforme a necessidade.


INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ – CATEQUESE INFANTIL

Sejam todos bem-vindos!

1. A Catequese é um dos meios de Iniciação à Vida Cristã, de que a Igreja dispõe, para iniciar, educar e formar na fé, aqueles que livremente a pedem, no desejo de se tornarem verdadeiros discípulos de Jesus e membros ativos da Sua Igreja.

2. É um serviço paroquial de colaboração com a família, na iniciação cristã de todos os seus membros, e a Catequese Paroquial conta com os pais, como primeiros e insubstituíveis educadores na fé, dos quais o pároco e catequistas são apenas colaboradores.

3. Os pais que, no início do ano catequético, inscrevem ou renovam a inscrição dos seus filhos na Catequese paroquial, fazem-no, de livre vontade, respeitando a finalidade primeira da Catequese, que é a de “pôr as pessoas, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo” (DGC 80).

4. Para cumprir essa finalidade, a Catequese tem como tarefas principais (cf. DGC 85) favorecer o crescimento e o amadurecimento da fé, nas suas diversas dimensões:

4.1. A fé professada, que implica o conhecimento lento e progressivo da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja; tal conhecimento alcança-se, não apenas por esforço intelectual, mas graças a uma relação íntima, pessoal e vital, com Cristo, na comunhão com a sua Igreja;

4.2. A fé celebrada, em comunidade, que implica uma iniciação à participação, cada vez mais consciente, ativa e frutuosa, na celebração dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia e da Reconciliação;

4.3. A fé vivida, que implica, não tanto, nem apenas, o cumprimento de um código ou de uma Lei, mas a vontade de seguir a Pessoa viva de Jesus Cristo e a sua proposta de vida. A catequese inicia numa vida nova, segundo um estilo cristão de vida, sem reduzir a fé cristã a uma moral de bom comportamento;

4.4. A fé rezada, que implica a experiência pessoal, em família e em comunidade, da oração, como encontro e diálogo com Deus.

5. Com a Catequese, a Paróquia procura ajudar pais e filhos a crescerem e a amadurecerem na fé, “até chegarem a assumir na sua vida uma orientação autenticamente eucarística” (Bento XVI, Sacr.Carit.18). Pelo que toda a Catequese se orienta para a Eucaristia, como fonte e vértice de toda a vida e missão da Igreja.

6. Por isso, a inscrição na Catequese supõe, simultaneamente, a opção pela participação fiel na Eucaristia Dominical, sem a qual a Catequese não cumpre a sua finalidade primeira.

7. A participação na Eucaristia Dominical é, aliás, “um compromisso irrenunciável, abraçado não só para obedecer a um preceito, mas como necessidade para uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente” (João Paulo II, NMI 36). Entre nós, a Missa com a Catequese é uma oferta imperdível, para pais e filhos crescerem juntos na fé. Mas a participação nas outras celebrações é possível e necessária, para fortalecer os laços espirituais, com toda a comunidade.

8. Não é aceitável uma frequência assídua à Catequese, a par de uma ausência habitual na Eucaristia. Catequese e Eucaristia são dois encontros, que se reclamam mutuamente.

9. Às crianças do 1º ano é compreensível propor um ritmo menos frequente da celebração da Eucaristia, mas importa não descuidar a sua progressiva inserção nos dinamismos próprios da celebração, principalmente no ano em que se realizará a Primeira Eucaristia.

10. A participação dos catequizandos nas “Celebrações e festas da Catequese”, agendadas desde o início do ano catequético, é obrigatória, contando-se para tal, com a presença e participação dos pais, que, aliás, deve ser habitual, ao longo de todo o ano pastoral;

11. A assiduidade na Catequese é uma exigência necessária ao seu útil aproveitamento e normal desenvolvimento. Pelo que definimos aqui algumas regras, em ordem a defender e a promover a assiduidade à catequese e a participação na Eucaristia:

11.1. Por princípio, nunca se falta à Catequese, nem à Missa. Num caso e noutro, trata-se sempre de um compromisso sério e não de um qualquer espaço de atividades de tempos livres.

11.2. Os encontros da Catequese estão interligados, pelo que a ausência num encontro compromete, para o próprio e para os demais, o desenvolvimento dos encontros seguintes.

11.3. Não há espaço na Catequese, para faltas injustificadas. A Catequese é escolha livre dos pais. Por isso, estes devem ser coerentes com a escolha feita, garantindo e exigindo dos filhos a sua presença na Catequese e a participação comum na Eucaristia!

11.4. No caso de acontecer uma falta à Catequese, qualquer satisfação a dar ao catequista, através de uma justificação oral ou escrita, é um procedimento obrigatório de cortesia e lealdade. Mas essa “satisfação” não justifica, de si ou por si, qualquer falta, se, de fato, não houver razões sérias para tal.

11.5. São razões sérias para uma falta, a participação do catequizando em alguma atividade escolar, que decorra no mesmo horário da Catequese, a doença, o luto, a participação em alguma celebração sacramental do batismo, casamento ou funeral de pessoa próxima ou algum evento, em que a presença do catequizando seja absolutamente necessária;

11.6. As circunstâncias referidas no parágrafo anterior, que poderiam justificar uma falta na Catequese, são naturalmente raríssimas e não será razoável, em situações normais, que ultrapassem o limite de cinco vezes por ano.

11.7. As festas de aniversário, as atividades desportivas, a falta de vontade do catequizando, os passeios não escolares, não são motivos razoáveis para faltar à Catequese e à Eucaristia. Os principais prejudicados são o próprio e o grupo a que pertencem.

11.8. Se acontecer, excepcionalmente, uma acumulação sucessiva e excessiva de faltas, por motivos incontornáveis (doença, acidente, separação dos pais e partilha de fins-de semana), será o caso de ponderar a vantagem de retomar a mesma fase, no ano seguinte.

11.9. As faltas são agora marcadas a cada encontro de catequese e não por dias ou semanas, pelo que os encontros a que os catequizandos faltam estarão assinalados na ficha de cada um. Se as crianças com excesso de faltas se comprometerem, em sintonia com os pais a completarem os encontros que faltaram no ano seguinte, podem avançar para a próxima fase. Se não se comprometerem ou não cumprirem, ficam na fase em que estavam.

11.10. Se, desde o início, os pais advertem um horário de catequese previsível e incompatível com outra atividade, (escolar, familiar ou social), a que querem dar prioridade, o melhor, nesses casos, é escolherem, desde logo, outra paróquia e outro horário para a Catequese dos filhos, a fim de não transformar a catequese num encontro de participação intermitente.

12. Os catequizandos devem adquirir, no início do ano, o seu manual/subsídio, de que se farão acompanhar, em todas as catequeses, salvo aviso em contrário. A Bíblia deverá ser adquirida pelos pais, junto à paróquia e será entregue no Rito de Acolhida logo no início do Ano Catequético.

13. Os Catequistas responsabilizam-se pela segurança das crianças, desde o seu acolhimento, até ao final da Catequese, não tendo obrigação de as acompanhar, no tempo seguinte à Catequese.

14. Os pais não podem interromper o encontro catequético, com chamadas de atenção e saídas antecipadas do catequizando, devendo qualquer necessidade excepcional ser previamente do conhecimento e consentimento do catequista.

15. A Catequese é de oferta voluntária e gratuita às crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade. Mas nada impede uma contribuição econômica, ocasional ou habitual, para a vida da paróquia e das suas atividades de formação e catequese.

16. Qualquer dúvida ou sugestão para o nosso trabalho, estamos à disposição!


................................................
Pároco

Paróquia...........
Endereço...............................


(MODELO DE COMUNICADO AOS PAIS NO INÍCIO DA CATEQUESE)


* Desenhos: "Acerte sempre" - Quindigo. http://quindigo.eti.br/


Um comentário:

Ivanete Sampaio disse...

Amei, teria um desses para Catequese com adultos..apesar da idade eles necessitam também de regras.