CONHEÇA!

sexta-feira, 5 de julho de 2019

PROJETO PARA A SEMANA DA FAMÍLIA



Aqui estão valiosas sugestões para celebrar a SEMANA DA FAMÍLIA, que acontecerá em agosto próximo. A catequistas Luciana de Sorocaba/SP, nos enviou este material no ano passado, depois de ter feito a experiência com os pais: UMA SEMANA DA FAMÍLIA ONLINE! Sim! Isso mesmo, “online”, via grupo de WhatsApp, com famílias sempre ocupadas, precisamos também usar a tecnologia e os meios de comunicação à nossa disposição. E foi sucesso total!

* A Luciana fez esta semana em 2018. Sugerimos que todos busquem material da Semana da Família de 2019 para enriquecer os roteiros diários. Vocês encontram as informações no site http://www.cnpf.org.br/noticias/1317-a-familia-como-vai-semana-nacional-familia-2019

Luciana, seu esposo Eduardo e sua filha Gabrielly Vitória.

SEMANA DA FAMÍLIA – SUGESTÃO PARA INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS

Todo ano, em agosto, mês vocacional, acontece a Semana da Família. Esta semana, por mais direcionada que seja, sempre deixa a desejar no que se refere à presença dos pais de nossos catequizandos. Isso me incomodava e então pensei em diversas formas de trazer a família para a catequese. Pensei em uma catequese em que os pais participassem junto com seus filhos, mas fiquei preocupada com a disponibilidade destes pais e que algum catequizando não conseguisse trazer os pais e ficar chateado. Então tive a ideia de proporcionar uma Semana da Família Online no grupo do WhatsApp que tenho com eles.

O pontapé inicial foi conversar sobre a importância da família com as crianças. Ouvir o que achavam, quais as maiores dificuldades que enfrentavam, quais alegrias já haviam passado. Foi uma conversa longa e bem reveladora, ouvi coisas incríveis. Após essa longa conversa, pedi que escrevessem DEZ PASSOS para melhorar a convivência familiar. Eles escreveram e me entregaram.

Então contei a minha ideia: colocar todos os pais no grupo do whatsapp e aprendermos juntos. Pedi que me enviassem durante aquela semana fotos com todos os membros da família, com nome de todos e falando qual a situação em que a foto foi tirada. Isso depois na postagem era explicado.

Na semana seguinte, com todas as fotos, legendas e passos para a convivência iniciei o projeto. Bem cedo eu já postava a foto de uma ou mais famílias e uma oração (Oração por essas famílias), no final do dia, postava os Passos para a Convivência feito por um catequizando (a), sem colocar o nome dele (a).

Inclusive coloquei meu esposo no grupo, afinal, também postei foto da minha família.
Os passos de convivência escritos pelas crianças eram ótimos, desafiadores mesmo para a rotina da família. As orações foram escritas por mim, cada dia uma diferente. E é claro que, quando alguém se manifestava, fazia um comentário, sempre respondia e incentivava a conversa. Foram momentos de muita partilha e conhecimento, coisa que não fazemos no dia a dia tão corrido.

A primeira mensagem foi para esclarecer o intuito do projeto, comecei no sábado à noite. Abaixo a mensagem:

Boa noite!!!!
Iniciamos hoje a SEMANA DA FAMÍLIA e gostaria de conversar com vocês durante essa semana sobre a importância de termos uma família
Na catequese já conversamos bastante sobre o assunto e foi bem legal saber a visão que cada uma das crianças têm da família, da sua família.
Peço paciência pelas postagens, será só essa semana. Todo dia faremos postagens relacionadas a família. Claro, as postagens têm total colaboração de cada um (a) dos catequizandos (as). Peço que leiam, reflitam e rezem, rezem juntos. Isso deixará nossa semana mais interessante.
Conto com a sua paciência e atenção e agradeço por participarem desse momento, dessa semana, junto conosco. A partir do próximo sábado, dia que se encerra a SEMANA DA FAMÍLIA, sintam-se à vontade para permanecer ou sair do grupo. Até lá, fiquem por favor. Deus abençoe a todos e uma linda semana da família para nós!!!!
Até amanhã!

No domingo bem cedo iniciamos. E foi lindo, gratificante, encantador. Sempre com respostas e manifestações dos pais.

Aí estão as sete orações que coloquei pela manhã e as mensagens/passos que eles criaram para melhorar a convivência em família. Além das mensagens com os “passos”, um dos dias mandei um vídeo com música e uma imagem para reflexão.

MENSAGENS, REFLEXÕES E ORAÇÕES
SEMANA DA FAMÍLIA – Domingo a sábado (7 dias)

1º DIA – Domingo de Manhã [11/08/2018 06:06]
Bom dia! Bom domingo a todos!
Luciana: Bom dia! Que alegria estar aqui com todos vocês!
Oficialmente hoje se inicia a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.  O tema deste ano é: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. E sim, a família é um “evangelho” para o mundo, que quer dizer “boa nova”.  Segundo o Papa Francisco: a família é o lugar mais importante para transmitir a fé: “O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua palavra”.
Lembrando que também este ano acontecerá o IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, em Dublin, Irlanda, dias 25 e 26 de agosto, vamos juntos rezar a oração pelas famílias:

Deus, nosso Pai, Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho, Uma família, no Espírito do teu amor. Abençoa-nos com a alegria do amor. Faz-nos pacientes e compassivos, amáveis e generosos, acolhendo os que mais precisam. Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz. Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor Especialmente aqueles por quem rezamos agora: [lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas].
Aumenta a nossa fé, Fortalece a nossa esperança, Protege-nos com o teu amor, Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos. Isto te pedimos, por Cristo nosso
Senhor: Amém!

Maria, mãe e guia, rogai por nós. São José, pai e protetor, rogai por nós. Santos Joaquim e Ana, rogai por nós. Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós.

Luís e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, considerados modelos de pais e família, foram canonizados em 18 de outubro de 2015 pelo Papa Francisco em meio ao Sínodo Ordinário dos bispos que tratou do tema da família. Se tornaram o primeiro casal a ser canonizado juntos na história da Igreja.

Também hoje é um dia muito especial: DIA DOS PAIS! Vamos celebrar e abençoar os pais hoje na missa das 10hs. Se puderem, participem conosco para juntos homenagearmos todos os pais, e também aqueles que são mães/pais, avós/pais, padrinhos/pais, irmãos/pais, enfim... “Famílias” que se constituem pela ligação do AMOR!
E àqueles que estarão na missa agora de manhã, até mais! Darei um abraço pessoalmente em cada um: me procurem!

Noite - [12/08/2018 19:21]

2º DIA – Segunda de manhã [13/08/2018 06:23]
Luciana: Bom dia!!!
A família é sagrada, porque foi criada por Deus para ser a base de toda a sociedade. Ninguém jamais destruirá sua força, por ser ela uma instituição divina. Pais e filhos se amando, se complementando, respeitando, aprendendo juntos a cada dia. Essa é a vontade do Senhor, que guia nossos passos. Um bom início de semana a todos! Que todos os nossos projetos sejam abençoados por Deus! Amém!
E hoje à noite vamos começar a conhecer alguns “passos” também para tornar nossa convivência melhor! Conto com a participação de todos.

Noite – [13/08/2018 20:45]
Luciana: Boa noite, vamos encerrar nosso dia com uma reflexão.
Pedi na catequese que todos escrevessem "ATITUDES PODEMOS ADOTAR PARA MELHORAR A CONVIVÊNCIA COM A FAMÍLIA”. Segue nossa primeira contribuição, vamos refletir juntos:
1. Resolver as coisas com palavras;
2. Evitar discussões;
3. Ser mais alegre;
4. Confiar nas pessoas;
5. Ter mais paciência com as pessoas ao seu redor;
6. Ser simples, ser humilde;
7. Dar mais amor a quem você ama;
8. Ter mais confiança;
9.nao ser mentiroso;
10.ser generoso com as pessoas.

Agradeço ao escritor. Ótima reflexão. Vamos tentar? Vale a pena!
Deus abençoe! Amanhã tem mais!!!!

3º DIA – terça de manhã [14/08/2018 06:36]
Luciana: Bom dia!!!!!!
Família: Um lugar, um espaço onde a vida deve ser celebrada. Vida doada, partilhada, vivida em espírito de fraternidade, de acolhida, perdão e reconciliação. Lugar e espaço de tensões e atenções, risos e lágrimas, gostos e desgostos, limites e liberdades, ações e correções, pessoas e atos. O lugar em que somos quem somos – nada mais, nada menos – onde Deus plantou a semente da nossa vida! Se de lá partimos, o que vivemos estará marcado para sempre em nossa história, nos registros quase indeléveis da nossa existência. O lugar para ser feliz! Peçamos a Deus que abençoe as nossas famílias sempre!

Noite - [14/08/2018 18:38]
Luciana: Boa noite, famílias,
“Para olhar com olhos novos é necessário que eu esteja todo tempo revestido de misericórdia, e só Deus, que é misericórdia infinita, pode me dar essa graça. Sozinho não sou capaz. Sou influenciado pela aparência, por um julgamento precipitado ou pela diferença que existe entre eu e o outro." Que possamos ter esse olhar novo todos os dias, principalmente com nossa família!
Segue novas atitudes que podemos tomar para melhorar a convivência com a família:
1. Ser mais compreensível;
2. Ser mais alegre;
3. Ajudar a todos;
4. Viver mais em família;
5. Ter mais união;
6. Ter respeito, ser respeitado;
7. Ser mais educado com todos;
8. Cumprir o que diz;
9. Ser sempre sincero;
10. Ter paz no coração.

Feito por uma catequizanda.
Amanhã tem mais. Deus abençoe!!!!

4º DIA – Quarta de manhã [15/08/2018 06:33]
Luciana: Bom dia, catequizandos, catequizandas e pais!
“Quem aprende a escutar o outro aprende também a escutar a voz de Deus no seu íntimo, pois a quem escuta por amor, Deus se manifesta e lhe doa sua luz”.
Vamos aprender a escutar com amor! Lembrando que o amor de Deus, é o que segura tudo e todos, se eu não o aceito as coisas desabam. Sei que com esse amor no meu peito posso sim enfrentar o mundo se preciso for. Vamos tentar, afinal, vale a pena, não é???
Um ótimo dia a todos!

Noite - [15/08/2018 19:53]
Luciana: Boa noite, famílias
Mais uma riquíssima contribuição de ATITUDES PARA MELHORAR NOSSA CONVIVÊNCIA FAMILIAR
Feito por uma catequizanda...
1-Não guardar tanto rancor;
2-Não fazer comparações desnecessárias;
3-Não ser incisivo na vida de familiares ou estranhos;
4-Ser tolerante e respeitoso, pois todos somos iguais perante a Deus;
5- Ter mais cuidado com as palavras;
6-Não obrigar os outros a fazerem aquilo que VOCÊ quer, se isso acontecer, retribua com um favor ou um simples gesto de agradecimento;
7- Tenha mais calma, nem tudo pode ser do seu jeito;
8-Um diálogo aberto pode ser mais construtivo que gritar ou bater;
9-"Mentira tem perna curta";
10-Todos temos problemas e cansamos, não coloque a culpa nos outros.

Agradeço as dicas valiosas, espero que estas reflexões entrem em nosso coração e nos ajude a ser cada dia melhores filhos, amigos, irmãos, pais, cristãos.
Deus abençoe a cada um de nós. Até amanhã!!!!

5º DIA – Quinta de manhã [16/08/2018 05:37]
Luciana: Bom dia,
A gente precisa aprender a se reinventar! Tentar a cada dia ser o que não conseguimos ontem. Reinventar nossa paciência perdida, reinventar nosso desejo de ajudar o outro, reencontrar no próximo o próprio Jesus.
Que tal hoje falar para o outro um "EU TE AMO", um "EU PRECISO MUITO DE VOCÊ"?? Quantos sonharam em ouvir isso e ainda não ouviram. Vamos lá, amar mais, perdoar mais, viver mais cada instante com nossa família, nossos amigos. Um lindo e abençoado dia!!!!

Noite - [16/08/2018 19:34]
Luciana: Boa noite, famílias...
Quero compartilhar que estou muito feliz com a participação de todos aqui, em especial, com a contribuição dos catequizandos com as ATITUDES PARA MELHORAR A CONVIVÊNCIA FAMILIAR...
Obrigada!

Segue nossas dicas de hoje. Feito por um catequizando
1. Sempre respeitar todos a minha volta;
2. Escutar calmamente os problemas dos outros para ajuda-los;
3. Ajudar a minha família com os serviço de casa, se todos trabalharem junto fica tudo melhor;
4. Tratar todos com muito amor e carinho nos momentos difíceis e na vida inteira;
5. Evitar brigas e saber perdoar o erro do outro;
6. Interagir, confiar e amar sua família para que eles possam fazer o mesmo por você;
7. Não mentir para sua família e sempre cumprir o que prometeu a eles;
8. Quando algo te incomodar conversar com sua família, você sempre pode contar com eles e eles com você;
9. Sempre se dedicar o máximo a sua família;
10. Rezar por todos aqueles da sua família.

Riquíssimo, vamos refletir!!!!! Deus abençoe a todos nós, até amanhã!!!!

6º DIA – Sexta de manhã [17/08/2018 05:47]
Luciana: Bom dia!
Família, grande presente de Deus a todos os seus filhos. Não somos uma ilha e não podemos viver isolados. Problemas todos nós teremos, brigas, desentendimentos, momentos de tensão, mas o que precisamos de verdade é lembrar que tudo, tudo mesmo, pode e deve ser resolvido com AMOR e PACIÊNCIA. Ouçamos mais a voz do outro, vamos conversar mais, abraçar mais, beijar mais, ver no outro a face de Deus. A nossa família não é perfeita porque nós não somos perfeitos também, mas, com certeza é a família que Deus sonhou para mim, a família ideal, a melhor família, as melhores pessoas, aqueles que posso contar em qualquer momento.
Deus abençoe a cada um, abençoe a família de todos e ajude a colocar em nosso coração que a MINHA FAMÍLIA É O SONHO DE DEUS PARA MIM. Tenham um santo e abençoado dia!!!

Noite - [17/08/2018 20:34]
Luciana:
"A família é luz na escuridão deste mundo, por isso, hoje, ela está presente no centro de toda a reflexão da igreja, é a partir da família que se decide os rumos da sociedade. Porque é ali que se forma a pessoa no seu caráter."
Vamos valorizar nossa família! Amanhã de manhã será a última postagem da nossa SEMANA DA FAMÍLIA.
Deus abençoe, até amanhã!!!!

[Vídeo com música e mensagem].

7º DIA – Sábado de manhã [18/08/2018 06:50]
Luciana: Bom diaaaaaa!
E hoje encerramos nossa SEMANA DA FAMÍLIA. Amei conhecer a família de vocês, ver como são, alguns eu não conhecia nem de vista. Peço a Deus que cuide de cada um de vocês, pais, filhos, irmãos, amigos. Saibam que nossa família sempre é a melhor, mesmo com seus problemas, brigas, apesar disso, o amor sempre reina.
Pais, sintam-se à vontade para escrever aqui uma mensagem. Se quiserem, é claro! Os filhos de vocês são bênçãos de Deus enviadas para tornar a família de vocês mais cheia de vida, com mais brilho, mais cor.
Deus os abençoe imensamente e continue dando sabedoria e paciência na criação desses pequenos gigantes. Obrigada por permanecerem aqui, por lerem as mensagens, por rezarem juntos. Contem com minhas orações e apoio sempre. 

[Vídeo com mensagem final da Semana da Família]

*********
Ao final da semana agradeci, falei que podiam falar o que acharam e partilhar no grupo. Para minha surpresa (surpresa mesmo) vários pais falaram, uns no grupo, outros no particular, mas falaram. E mais, a maioria não saiu do grupo, mais de um ano depois e eles permanecem lá. Foi sem dúvida, uma experiência maravilhosa, um momento de espiritualidade incrível.

 Luciana Pereira Senhorinho Montanari 
Paróquia Santa Maria dos Anjos – Sorocaba SP.


Ainda em 2018, depois de sua viagem à Irlanda em 25 e 26 de agosto por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, o Papa Francisco deixou várias frases para todas as famílias do mundo, que valem a pena ser recordadas pelo seu sentido evangélico e formativo. A seguir, apresentamos uma lista com as melhores frases do Papa Francisco durante o encontro realizado na Irlanda:

1. Sempre encontramos Jesus na família

“O Evangelho da família é, verdadeiramente, alegria para o mundo, visto que lá, nas nossas famílias, sempre se pode encontrar Jesus; lá habita, em simplicidade e pobreza, como fez na casa da Sagrada Família de Nazaré”.

2. A família é o lugar mais importante para transmitir a fé

“O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua palavra”.

3. A família é o lugar privilegiado para difundir o Evangelho

"Suas famílias são um lugar privilegiado e um meio importante para difundir estas palavras como ‘boas notícias’ para cada um, especialmente para quantos desejam deixar o deserto e a ‘casa da escravidão’ a fim de irem para a terra prometida da esperança e da liberdade”.

4. A base da família deve ser o perdão

“Gestos humildes e simples de perdão, renovados dia a dia, são o fundamento sobre o qual se constrói uma vida familiar cristã sólida. Os filhos aprendem a perdoar quando veem que seus pais se perdoam entre si. Se compreendermos isto, poderemos apreciar a grandeza da doutrina de Jesus sobre a fidelidade no matrimônio”.

5. A família manifesta toda a sua beleza se estiver "ancorada" no amor de Deus

“O matrimônio cristão e a vida familiar são compreendidos em toda a sua beleza e fascínio, se estiverem ancorados no amor de Deus, que nos criou à sua imagem para podermos dar-Lhe glória como ícones do seu amor e da sua santidade no mundo”.

6. A família é a esperança do mundo

“Vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo. Com o vosso testemunho do Evangelho, podeis ajudar Deus a realizar o seu sonho. Podeis contribuir para aproximar todos os filhos de Deus, para que cresçam na unidade e aprendam o que significa, para o mundo inteiro, viver em paz como uma grande família”.

7. A família gera paz

"Em cada sociedade, as famílias geram paz, porque ensinam o amor, o acolhimento e o perdão, que são os melhores antídotos contra o ódio, o preconceito e a vingança que envenenam a vida de pessoas e comunidades”.

8. A família que reza unida permanece unida

"Como ensinava um bom sacerdote irlandês, 'a família que reza unida permanece unida' e irradia a paz. Uma família assim pode ser um apoio especial para outras famílias que não vivem em paz".

9. A família não deve considerar as redes sociais um problema

"As redes sociais não são necessariamente um problema para as famílias, mas podem contribuir para a construção de uma ‘rede’ de amizade, solidariedade e apoio mútuo”.

10. A igreja é "uma família de famílias"

“Na realidade, a Igreja é uma família de famílias e sente a necessidade de apoiar as famílias nos seus esforços por responder fiel e jubilosamente à vocação que Deus lhes deu na sociedade”.

E não esqueça: Busque informações sobre a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2019 e "viva" esta semana de forma frutuosa com as famílias dos seus catequizandos!


Nenhum comentário: