CONHEÇA!

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

DIA DE FINADOS: ORIGEM

Foto: dragana991/iStock

    A morte sempre foi um mistério entre diversas civilizações, sejam elas ligadas à religião ou não. A história mostra que sempre houve crenças diferentes sobre o que acontece após a morte. É o caso da reencarnação e da vida após a morte. E também são várias as formas de exaltar os mortos, preservar seus corpos e especular sobre o que vem depois. Cremação, mumificação e até as grandes pirâmides no Egito – que foram erguidas para depositar os restos mortais de “celebridades” da época – fazem parte de alguns ritos de sepultamento mais conhecidos. 

    O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. O Dia de Finados surgiu na abadia beneditina de Clury, na França, no século X. O abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049]) sugeriu, no dia 2 de novembro de 988, que, em todos os anos, os membros de sua abadia dedicassem suas orações à alma daqueles que se foram. A sugestão do abade resgatava um dos princípios mais importantes da Igreja Católica: a ideia de que quem se foi está no Purgatório passando por um processo de purificação para se encaminhar ao Paraíso. 

   Na tradição da Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. Assim, o dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu. 

    A prática de orações aos mortos já era bastante conhecida na Europa, quando os cristãos perseguidos pelo Império Romano enterravam e oravam pelos mortos nas catacumbas subterrâneas de Roma. Assim, os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. Logo, o dia 2 de novembro foi adotado em toda a Europa como o dia de oração pelos finados. Com a chegada do ano 1000, acreditava-se que o mundo acabaria, por isso era preciso rezar para as almas saírem do purgatório antes disso. A partir do século 15, o feriado se espalhou pelo mundo. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos” que une a celebração católica a antigos rituais astecas, o dia é festivo. Já no Brasil, é comum parentes irem ao cemitério e levarem flores e velas e fazerem orações a seus entes queridos. A data era chamada de “Dia de Todas as Almas”. 

    No entanto, não são somente os católicos que celebram esta data. Em países de religiões budistas, como Japão e Tailândia, ocorrem desfiles em homenagem aos mortos, além da preparação de oferendas com comida para que as almas fiquem alimentadas. Por outro lado, os cristãos protestantes não celebram o Dia de Finados. Eles não acreditam em Purgatório e não possuem o costume de rezar pelos mortos. 

    De qualquer forma, qual seja o costume de cada civilização ou religião, os entes queridos de todos, merecem homenagem e respeito.


FONTES DE PESQUISA: 

ESTEVÃO, Marina. Celebração aos mortos: saiba qual a origem do Dia de Finados. 01/11/2020. Disponível em https://www.selecoes.com.br/especial/celebracao-aos-mortos-saiba-qual-a-origem-do-dia-de-finados/ Acesso em 02/11/2020. 

ISTOÉ. Entenda a origem e o significado do Dia de Finados. Da redação em 31/10/2020. Disponível em https://www.istoedinheiro.com.br/entenda-a-origem-e-o-significado-do-dia-de-finados/ . Acesso 02/11/2020.


Nenhum comentário: