Imagem: Pinterest |
Comentário de Enzo Bianchi, monge italiano fundador da Comunidade de Bose, sobre o Evangelho deste 32º Domingo do Tempo Comum, 8 de novembro de 2020 (Mateus 25,1-13).
EIS O TEXTO:
Nestes últimos domingos do ano litúrgico, a nossa
contemplação se dirige à parusia, à vinda gloriosa do Senhor, mediante a
leitura das três parábolas que concluem o discurso escatológico de Jesus no Evangelho
segundo Mateus (cf. Mt 25). Hoje, ouvimos a parábola do Noivo que
tarda a vir e das dez virgens chamadas a esperá-lo.
“O Noivo estava demorando…” O Senhor Jesus é
o Noivo messiânico (cf. Mt 9,15; Ef 5,31-32), que veio para estreitar a nova e
eterna aliança de Deus com toda a humanidade, no amor e na fidelidade (cf. Os
2,21-22). Depois de narrar Deus com toda a sua existência, Jesus “foi
tirado” (cf. Mt 9,15) dos seus de forma violenta, conheceu a injusta e
vergonhosa morte de cruz: o Pai, porém, o chamou de volta dos mortos, selando
com a ressurreição o amor por ele vivido.
Pois bem, na sua inabalável esperança na ressurreição, Jesus tinha
previsto e prometido aos discípulos a sua própria vinda como Noivo definitivo
no fim dos tempos, afirmando, no entanto, que a hora precisa desse evento não é
conhecida pelos anjos nem pelo Filho, mas apenas pelo Pai. (cf. Mt 24,36).
O problema sério, sentido com urgência pelos autores do Novo
Testamento, consiste em fazer as contas com a demora da parusia.
Diante desse grande mistério, não devemos desanimar nem cair no cinismo, mas
obedecer a um mandamento preciso de Jesus: “Despertem, fiquem
prontos, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês” (Mt
24,42,44).
É precisamente nesse rastro que se situa a nossa parábola.
Dez virgens, figura da Igreja chamada a se apresentar a Cristo como
virgem casta (cf. 2Cor 11,2), pegam as lâmpadas para sair ao encontro do Noivo,
que vem celebrar as núpcias eternas com a humanidade inteira. Jesus logo
especifica que cinco delas são imprevidentes, e cinco, previdentes: as primeiras
levaram consigo o óleo para reacender o fogo nas lâmpadas, prevendo um longo
tempo de espera, as outros não o fizeram.
“O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando
e dormindo.” É difícil permanecer vigilante, manter-se constantemente voltados
ao encontro com o Senhor. Por isso, Jesus insiste no fato de
que o sono une todas as virgens: e quem de nós pode dizer que não passou por
horas e dias de obliteração, de esquecimento da vinda do Senhor?
Realmente ninguém está isento desse risco. A diferença está em outro lugar...
De fato, quando a noite é trespassada pelo grito: “O noivo
está chegando. Ide ao seu encontro!”, todas as virgens, assim como haviam
adormecido, acordam e preparam as lâmpadas. Então, as imprevidentes, vendo que
as suas lâmpadas se apagam, começam a pedir óleo às previdentes, mas ouvem uma
rejeição: “De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e
para vós”.
Egoísmo? Falta de caridade? Não, simplesmente esse óleo ou se
tem em si mesmo, ou ninguém pode esperá-lo dos outros: é o óleo do desejo do
encontro com o Senhor. Cada um de nós conhece (ou deveria!) a sua própria
verdade mais profunda, sabe aquilo que no próprio coração se mantém acordada
ou, pelo contrário, apaga a espera do Senhor: nos dias bons como nos maus,
na vigília como no sono – “Eu durmo, mas o meu coração vigia” (Ct 5,2),
afirma a noiva do Cântico – é nossa responsabilidade renovar os estoques desse
azeite, para que o nosso coração arda do desejo do encontro com o Noivo...
É na capacidade de manter vivo esse desejo hoje que está em
jogo o juízo final, isto é, o fato de ser ou não reconhecido pelo Senhor
quando Ele vier no fim dos tempos.
Neste tempo que vai da ressurreição do Senhor Jesus à
sua vinda na glória, o grito da Igreja é o da noiva que, junto com o Espírito,
invoca: “Vem, Senhor Jesus! Maranà tha!” (cf. Ap 22,17.20;
1Cor 16,22). E cada cristão, ao ouvir esse grito, deveria responder, por sua
vez, com todo o coração, a mente e as forças: “Vem!”, sabendo que o
desejo ardente da vinda do Senhor já é, aqui e agora, primícias da comunhão com
Ele.
Tradução: Moisés Sbardelotto.
FONTE: http://www.ihu.unisinos.br/604426-ainda-ha-alguem-que-espera-o-senhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário