CONHEÇA!

terça-feira, 22 de junho de 2021

SÃO JOÃO BATISTA: CONHEÇA MAIS DO SANTO MAIS POPULAR DAS FESTAS JUNINAS!

 

SÃO JOÃO BATISTA

E o anjo disse a Maria: “Tua prima Isabel, apesar da idade avançada, recebeu a graça de Deus de gerar um filho. Encontra-se no sexto mês de gestação”. E Maria, feliz, foi ajudar sua prima.

Isabel e Zacarias, já de idade avançada, rogavam a Deus para terem a alegria de um filho, pois um casal sem filhos, era motivo de vergonha. Deus, em sua misericórdia ouviu o clamor desse casal e lhes concebeu um bebê e que teria uma tarefa muito importante em sua vida: preparar o terreno para a chegada do Messias.

Maria, por volta dos três meses de gestação, acompanhada de José, percorreu cerca de 150 quilômetros de Nazaré até Ain-Karin, cidade que fica a uns seis quilômetros de Jerusalém, para encontrar sua prima.

Primeiro contato de Jesus com João

Ao entrar na casa de Isabel e Zacarias, e durante aquele abraço em que os corações se tocam, o Espírito Santo, sempre presente na vida dessas  mulheres, fez com que Isabel dissesse as seguintes palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é  fruto do teu ventre”. Que é um dos versos da oração da Ave Maria. Continua Isabel: “Donde vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de  tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meio seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (Lucas 1, 42 -45).  E assim começa a história do último profeta, João Batista.

Quem é São João Batista


João Batista nasceu no povoado de Ain-Karin na Judéia, no ano 2 a.C. Segundo o Evangelho de São Lucas, João era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, descendente de Aarão, prima de Maria, que viria a ser a mãe de Jesus. “Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada” (Lucas 1, 7).

Lucas, em seu Evangelho relata que o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel, enviado por Deus. "Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo". "Então apareceu um anjo do Senhor". "O anjo disse: Não tenha medo, Deus ouviu seu pedido, e sua esposa vai ter um filho e você lhe dará o nome de João". (Lucas 1, 8,11-13).

No oitavo dia, após  Isabel dar à luz a seu filho, e como era prática entre os judeus, João passou pela cerimônia da circuncisão.

* A circuncisão é o ato cirúrgico de retirar o prepúcio nos homens, que é a pele que recobre a cabeça do pênis. Embora tenha começado como um ritual em algumas religiões, essa técnica é cada vez mais usada por motivos de higiene e pode até ser usada para tratar problemas do pênis, como a fimose, por exemplo.

Sendo seu pai sacerdote do templo, e sua mãe pertencente a uma sociedade chamada “Filhas de Aarão”, a educação de João foi influenciada por essas atividades. Conforme ia crescendo, se tornava mais forte de espírito. Tornou-se um líder muito popular, reunindo sempre grandes quantidades de pessoas ao seu redor.

A relevância do papel de São João Batista reside no fato de ter sido o “precursor” de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda.

Já no Antigo Testamento, encontramos passagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros profetas são um prenúncio do Batista e é com ele que a missão profética atingiu sua plenitude. Ele é considerado um dos elos entre o Antigo e o Novo Testamento.

As pregações no deserto


João Batista iniciou a sua vida de pregação no deserto da Judéia. Viveu como um nômade pregando palavras de arrependimento e transformação. Quando começou, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.

Segundo Mateus, João dizia: “Converta-se, porque o Reino do Céu está próximo”. “João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse”: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas veredas!” João usava roupa feita de pelos de camelo, e um cinto de couro na cintura, comia gafanhotos e mel silvestre. Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. Confessavam os próprios pecados e João os batizava no rio Jordão (Mateus 3, 2-6).

João anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo, selando-a com o batismo. As autoridades mandam investigar se João pretendia ser ele o Messias, mas João nega.

A vaidade, o orgulho ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprovar isso pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas imediatamente retruca: “Eu não sou o Cristo” (Jo 3, 28) e “não sou digno de desatar a correia de sua sandália” (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o rumo certo, ao exclamar: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29).


São João Batista batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim ?” (Mt 3,14).

Mais tarde, João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. Marcos relata, em seu evangelho (6,14-29), a execução: “Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, pediu a este, por ordem da mãe, a cabeça do profeta, que lhe foi servida numa bandeja”. O corpo de João foi, segundo Marcos, enterrado por seus discípulos.

Curiosidades

A celebração da natividade de São João Batista é a única festa litúrgica que  Igreja dedica ao nascimento de um santo.  São João Batista é o único santo festejado no dia do seu nascimento!

Por ter sido purificado ainda no ventre de sua mãe, pelas palavras da  virgem Maria, São João é venerado na Igreja Católica com uma festa litúrgica particular a muito, muito, muito tempo. Santo Agostinho, no ano  400, já dizia que o santo era comemorado a 24 de junho na Igreja africana.

São João, além de mais alguns santos, é tido como protetor das grávidas, pode ser pelo fato de sua mãe o ter gestado, quando já era bem idosa.

A “Festa Junina” de São João

Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. As festas juninas seguem o calendário litúrgico da Igreja Católica, que acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.

A origem do dia de São João

Havia, na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa, o culto a deuses da natureza, das plantações, colheitas etc. Estes cultos eram associados aos ciclos naturais da vegetação, que morre no inverno e renasce e vigora na primavera e verão. O culto a deus Adônis, cujo dia era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.

São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Da história de São João, a cultura popular europeia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita remanescentes do culto a Adônis. Um dos símbolos mais importantes é a fogueira.

História da fogueira e Simpatias em torno dela

A fogueira é um símbolo tradicional do Dia de São João. A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus. Abaixo segue uma sinopse da história, adaptada pela pesquisadora Lúcia Rangel:

“Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.

Nossa Senhora então perguntou:

— Como poderei saber do nascimento dessa criança?

— Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.

Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica.”

No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.

Em torno da fogueira de São João também se desenvolveu uma série de superstições e simpatias. Há, por exemplo, a prática do “batismo na fogueira”, que cria laços de apadrinhamento na ação de saltar as brasas de uma fogueira que se tenha acendido.

Há também a tradição de inúmeras simpatias de adivinhação, principalmente aquelas relacionadas com o casamento. Um exemplo é a simpatia de se passear descalço nas brasas da fogueira com uma faca virgem em mãos. Depois, tal faca deve ser cravada em uma bananeira. No dia seguinte, a pessoa deve tirar a faca da bananeira e observar os desenhos que a nódoa do caule terá produzido. Desses desenhos aparecerão as iniciais do nome da pessoa com quem vai se casar.

O grande folclorista potiguar Câmara Cascudo narra, em sua Antologia do Folclore Brasileiro, uma simpatia relacionada com a fogueira muito comum no Nordeste: “Em noite de São João passa-se sobre a fogueira um copo contendo água, mete-se no copo sem que atinja a água um anel de aliança preso por um fio, e fica-se a segurar o fio; tantas são as pancadas dadas pelo anel nas paredes do copo quantos os anos que o experimentador terá de esperar pelo casamento”. Esse tipo de simpatia, lembra Cascudo, remete a ritos religiosos pagãos, como a prática dos oráculos entre gregos e romanos.

Oração de São João Batista



São João Batista, voz que clama no deserto:
Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras:
Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo.
Amém!

 Colaboração: Suzana Lossurdo - Barra Bonita SP.


BIBLIOGRAFIA:

FERNANDES, Cláudio. 24 de junho - Dia de São João; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm . Acesso em 22 de junho de 2021.

MIRANDA, Evaristo. Guia de Curiosidades Católicas: Causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendário. Petrópolis: Vozes, 2007.

João Batista: pregador religioso. Encontrado em:   https://www.ebiografia.com/joao_batista/ . Acesso em 21/06/2021.

A Circuncisão. Encontrado em: https://www.tuasaude.com/o-que-e-circuncisao/.  Acesso em 21 de junho de 2021.

RANGEL, Lúcia H. V.  A lenda do surgimento da fogueira de São João in Festas juninas, festas de São João: origens, tradições e história. São Paulo: Publishing Solutions, 2008. p. 35.

São João. Encontrado em: https://formacao.cancaonova.com/diversos/sao-joao-batista/


FONTE DAS IMAGENS:

Maria e Isabel: the-nativity-story-03-e1481658960925-1040x673-1024x663.jpg (1024×663) (radiomaria.org.ar)

Zacarias: https://padrepauloricardo.org/episodios/a-incredulidade-de-zacarias

Pregação no deserto: https://www.bibliadeestudo.org/john-baptist.html

Batismo: https://redeexcelsior.com.br/arquidiocesedesalvador/2019/06/21/paroquia-sao-joao-batista-celebrara-a-festa-do-precursor-de-jesus/

Festa Junina e estandarte. https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm

Menino João https://www.santateresinha.org.br/single-post/2016/06/24/especial-santos-juninos-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-batista-o-precursor-de-jesus


3 comentários:

Carla Bassoto disse...

Muito bom!
Viva São João!!

Adriana Bragion disse...

Maravilha! Deus abençoe 🙏🏼

Sabrina Pedrotti disse...

Parabéns Susana pelo belo e completo texto.
Obrigada pela catequese sobre São João.
Abraço Sabrina, Caxias do Sul-RS