CONHEÇA!

quinta-feira, 27 de março de 2014

CATEQUESE DE JOVENS E ADULTOS


Atendendo ao pedido de uma amiga sobre material para catequese de jovens e adultos, vi o quanto somos carentes do "COMO" fazer as coisas.

Temos inúmeros livros, muita teoria, mas nenhuma prática efetiva relatada. Uma ou outra coisa a gente pode aproveitar. O Estudo 84 da CNBB é algo para se olhar com carinho. Fala da SEGUNDA SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE, cujo tema é Com adultos, catequese adulta. Lá encontramos textos interessantes, como, por exemplo, o da Ir. Mary Donzelini, que fala sobre o catequista da catequese com adultos. Também tem outro texto que fala de metodologia da catequese com adultos, esse de Ir. Marlene Bertoldi. Mas já vou adiantando, são ótimos textos, mas, teorias sem se mostrar efetivamente a prática.

Há alguns anos atrás, o padre da minha paróquia me pediu para fazer catequese com um rapaz de outra religião que ia se casar com uma moça católica. Claro que a primeira intenção do rapaz era receber os sacramentos da iniciação, eucaristia e crisma, para poder se casar na Igreja católica.

Em principio pensei no que poderia fazer. Enfiar a doutrina católica goela abaixo? Ensinar a ele o que significa os sacramentos na nossa Igreja?... Porque, normalmente, é isso que se faz com os adultos...

E procurei os livros e manuais utilizados pelo pessoal da catequese com adultos, que na verdade, não tinha qualquer ligação com a catequese de crianças da paróquia. Era um “departamento” diferente. E lá me indicaram o “Água Viva”, um catecismo popular da Editora Santuário e o “Manual da Fé”, de Frei Battistini. Ambos podem até servir de leitura, mas, como subsídio catequético não recomendo nenhum.

Então, resolvi começar "aprendendo" com meu catequizando. Nossos primeiros encontros na verdade eram longas "conversas". Sobre o que ele tinha de religiosidade na vida dele, sobre ele "crer" em Deus, sobre o que ele pensava de estar se tornando católico, como foram as instruções religiosas que ele recebeu, enfim.

E nessas conversas fui "entremeando" algumas coisas que se espera de um católico: a devoção aos santos, a devoção mariana, a compreensão do porque da tradição e do magistério, a nossa comunhão (porque na dele também tinha), mas, sobretudo, a crença em JESUS, a presença de Deus na nossa vida e na vida da família que ele ia constituir.

Ele me deu um testemunho muito interessante...

Perguntei a ele porque ele ia mudar de religião e não a noiva dele, como eles tinham decidido que religião seguir. E ele me disse o seguinte: que estava fazendo isso por ela, porque era um sonho dela: o casamento na igreja, vestido branco, a cerimônia, a família, a festa, enfim. Mas, que tinha pensando que, futuramente, quem ia dar a primeira formação religiosa aos filhos deles, seria ela, a mãe... E que pensava que não deveria dividir a cabeça dos filhos, assim, resolve, ele, tornar-se católico. E queria, Também, saber afinal o que nossa religião tinha de tão bom...

Claro que muitas vezes encontramos catequizandos adultos, que nem sequer foram convertidos ao cristianismo ainda, mas eles não nos procuram se não tiverem alguma "sede" de alguma coisa. Não vamos, nunca, evangelizar alguém "na marra". Não conseguimos com as crianças! Que dirá com adultos!

Penso que o primeiro passo é saber qual é a sede desta pessoa. E saciá-la. É preciso conhecer as pessoas, suas realidades, seus anseios. O que elas querem afinal? Algumas pessoas querem mesmo saber de doutrina, outras precisam ter a experiência de encontrar Jesus. Algumas ainda estão afastadas da religião porque tem um ideia completamente equivocada do catolicismo, veem a nossa religião como uma coisa cheia de "normas" e leis, veem a nossa liturgia como uma "repetição" sem fim.

Penso que é preciso dar a elas as "razões": Que se dê a elas a paz de uma oração, o alívio da reconciliação, a mistagogia da eucaristia... Que se mexa com os sentimentos mais profundos, que se mexa com a FÉ interior dessa pessoa... Aí, com certeza a catequese terá resultado.

Ângela Rocha
angprr@gmail

LIVROS QUE RECOMENDO:

BLANKENDAAL, Antonio Francisco. Seguir o Mestre: Batismo e/ou Confirmação e Eucaristia de adultos. Volume I e II. São Paulo: Paulinas, 2007.

BRUSTOLIN, Leomar A.; LELO, Antonio F. Caminho de Fé: itinerário de preparação para o Batismo de Adultos e para a Confirmação e Eucaristia de adultos batizados. (Livro do catequista e do catequizando). NUCAP.  4ª ed. São Paulo: paulinas: 2008.

CNBB. Segunda Semana Brasileira de Catequese: Com adultos, catequese adulta. (Estudos da CNBB 84). São Paulo: Paulus, 2002.

CNBB. Sou católico; Vivo a minha fé. Publicações da CNBB – Subsídio 2. Brasília: Edições CNBB, 2007.

MASI, Nic. Cativados por Cristo: catequese de adultos. São Paulo: Paulinas, 2010.




Nenhum comentário: