CONHEÇA!

quarta-feira, 26 de março de 2014

VOCÊS CONHECEM NOSSA “FANPAGE” NO FACEBOOK? NOSSO BLOG NA WEB?


“Nossa, mais um lugar pra gente entrar? E agora, onde vou?”

A princípio pode parecer confuso e “a mesma coisa”. Pra que ter um GRUPO e uma FANPAGE (Página) no mesmo lugar?

Ah! Tudo tem sua razão de ser no mundo da informática.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FAN PAGE, PERFIL E GRUPO DE DISCUSSÃO?

Basicamente, existem 3 formatos de acesso no Facebook: FanPage, Perfil e Grupo. Cada um possui a sua particularidade e o formato correto depende do seu objetivo. Veja:

PERFIL - É a interface para usuários comuns, deve ser usada por pessoas e não organizações. Com o perfil construímos amizades, compartilhamos informações pessoais, gostos, notícias, vídeos, links. É o nosso “cadastro” pessoal no facebook. Este é o meu endereço no Facebook:


FANPAGE (Página) - Destina-se a promover empresas, produtos, marcas, etc., e a construir e fidelizar os seus fãs. A FanPage é um perfil pessoal aplicado às organizações. Com ela não se faz amizade, mas, sim relacionamento. Além disso, a Fan Page permite diversos recursos que um perfil não permite. 

Nosso objetivo com a Fanpage é divulgar notícias e temas interessantes da catequese, tornando nosso material que é produzido no blog e no grupo de discussão mais público, acessível a toda rede social (Facebook). E é também uma página para divulgarmos nosso trabalho aos demais usuários do Facebook que não fazem parte do grupo fechado.

Mas, por hora, vão visitar nossa FANPAGE ou Página no Facebook, CURTIR e indicar aos amigos! É fácil, tem um recurso lá que já sugere que você indique a página aos amigos.

Neste endereço:
GRUPO DE DISCUSSÃO - O grupo de discussão é basicamente uma ideia de comunidade que interliga usuários interessados em determinados temas ou assuntos, com o objetivo de debaterem e/ou compartilharem informações relevantes a cada um. Os grupos podem ser abertos, fechados ou secretos – o nosso é “Fechado”, apenas quem está nele lê as publicações e é preciso que um administrador inclua os novos membros - acreditamos que as organizações, só devem utilizar grupos se o objetivo for algo específico, como por exemplo, um grupo para discussão de temas de religião e catequese, como é o CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO, onde as pessoas podem trocar informações e experiências. De qualquer forma, a organização deve tomar muito cuidado com esse grupo, monitorando diariamente o seu conteúdo, impossibilitando assim o desgaste do objetivo do grupo.

 

Nosso grupo está neste endereço:
A diferença entre a Fanpage, está na palavra “groups” ali no meio... Só que os grupos possuem uma especificidade: podem ser públicos, fechados ou secretos!

O nosso é FECHADO, ou seja, para entrar nele é preciso a aprovação de um dos administradores. No caso do Grupo catequistas em Formação, ainda solicitamos que se preencha um "cadastro" com algumas informações básicas do catequista. Mas, é uma prerrogativa NOSSA e não do Facebook.

Também estamos utilizando o BLOG para divulgarmos os CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO.

 O QUE É UM BLOG? Por que um blog?

BLOG OU WEBLOG – é uma página na web, ou seja, ela é pública e não restrita a rede social (Facebook ou outra). O conteúdo é apresentado de forma cronológica e permite ao leitor buscar publicações mais antigas. O blog também permite um sistema de “marcadores”, ou seja, um arquivo por palavras ou “tags” relevantes. O conteúdo e o tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos. No nosso caso, formações e material didático catequético. Texto, links, áudios, vídeos, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir, pode ser feito no blog. Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web.

Aqui é preciso entender uma coisa: a INTERNET é uma espécie de UNIVERSO que a gente chama de WEB (teia em português). O FACEBOOK é uma REDE SOCIAL dentro deste universo. O BLOG é uma página dentro deste universo. Ou seja, o Blog e o Facebook estão dentro da rede mundial de computadores (WEB), mas, são espaços distintos. O que confunde a nossa cabeça aqui é a palavra PÁGINA. Podemos ter página dentro da WEB (Blog) e podemos ter "páginas" dentro de uma rede social (Perfil  ou Fanpage do Facebook).



Ângela Rocha

Nenhum comentário: