CONHEÇA!

segunda-feira, 24 de março de 2014

DIDAQUÉ Capítulo IX

A celebração eucarística

1 – Celebrem a Eucaristia do seguinte modo:

2 – Digam primeiro sobre o cálice: “Nós te agradecemos, Pai nosso, pela santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste por meio do teu servo Jesus. A ti, a glória para sempre!” Amém.

3 – Depois digam sobre o pão partido: “Nós te agradecemos, Pai nosso, pela vida e pelo conhecimento que nos revelaste por meio do teu servo Jesus. A ti, a glória para sempre!” Amém.

4 – Do mesmo modo como este pão partido tinha sido semeado sobre as colinas, e depois recolhido para se tornar um, assim também a tua Igreja seja reunida desde os confins da terra no teu Reino, porque tua é a glória e o poder, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Amém.

5 - Ninguém coma nem beba da Eucaristia, se não tiver sido batizado em nome do Senhor. Pois a respeito dela disse o Senhor: “Não dêem as coisas santas aos cães!”.

[NOTA: A Eucaristia aqui mencionada diverge bastante do rito eucarístico que hoje conhecemos. Talvez não existisse uma fórmula fixa de celebração. O texto deixa claro que a Eucaristia era celebrada dentro de uma refeição comum, que podia ser participada unicamente pelos batizados, isto é, por aqueles que, após a instrução, se haviam comprometido com o projeto de Jesus. Destaca-se também o aspecto da Eucaristia como sacramento de unidade da Igreja. O ritmo da celebração era bastante livre e participativo].

* * * * *

Nenhum comentário: