CONHEÇA!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

ENCONTRO DE PAIS - DINÂMICA DA SEMENTE

Material: 2 vasos iguais, um só com terra, e o outro com flores plantadas

Sementes: Sementes de algum tipo de flor, será a "semente desconhecida" (usei de pimenta branca).

CONDUZINDO O ENCONTRO

Coordenador: 
Queridas famílias, sejam todos bem vindos. Sintam-se acolhidos em nossa paróquia. É com muita alegria que recebemos vocês e seus filhos. É uma honra para nós ACOMPANHAR vocês nessa missão de catequizá-los. Sim, ACOMPANHAR, porque são vocês os principais catequistas deles. A nós Igreja, cabe apenas uma pequena ajudinha.

Querem ver por quê?

(Neste momento são distribuídas sementes entre os presentes)

Peguem essas sementes que estão sendo distribuídas a vocês, e observe-as....
Agora me digam de que planta se trata esta semente? Difícil saber não é? 
Vamos imaginar que esta semente é totalmente desconhecida de nós! 

Mas se queremos saber do que se trata, o que temos que fazer? Plantá-la, adubá-la, regá-la, só assim ela vai germinar e crescer, e dar frutos quem sabe! 
É fácil? Acho que não, é bem trabalhoso! Essas sementes, são seus filhos. 
Não conseguimos fazê-los germinar e crescer sozinhos, sem vocês. 
Vocês são o canteiro adubado (pego o vaso com terra, afofo a terra e planto algumas sementes) e nós somos o regador (pego o regador com água e molho o vaso). Nada podemos fazer sem a sua ajuda. 
Por isso digo que os catequistas são apenas seus ajudantes. Claro que a nossa parte de molhar, é importante... Mas a missão mesmo, é de vocês pais! São vocês os semeadores. Se vocês não semearem não teremos o que regar, nós catequistas somos apenas os jardineiros que regam e cuidam de suas sementes. O trabalho de base é seu: pai e mãe! A catequese é apenas o seu apoio.

Agora quando vocês fazem um bom trabalho no plantio e nós não deixamos faltar a água, o resultado é esse (mostro o vaso com as flores que deve estar escondido debaixo da mesa).

Obs: eu mostrei o vaso depois que li o meu depoimento, OK? Abraços e bom proveito.


DEPOIMENTO:

Sou catequista há alguns anos e, confesso, me preparo bastante para isso, só que às vezes fico de mãos atadas, pois as sementes (crianças) que chegam até a mim, não germinam, por mais que eu as regue, continuam fechadas sem nenhum broto, aí eu me questionava onde estava o meu erro?

E um dia em oração me veio a resposta, FAÇA A SUA PARTE BEM FEITA, e eu teimosa que sou, continuei a questionar... Mas, e as que não nascem Senhor?

E mais uma vez me veio a resposta FAÇA A SUA PARTE BEM FEITA, então eu vou repassar isso pra vocês (pais), FAÇAM A SUA PARTE BEM FEITA!

Só assim teremos muitos brotos, e quem sabe árvores produzindo frutos e mais sementes. Pois para mim é fácil dar o meu melhor, e caso a semente não germine até a Crisma, eu devolvo o vaso para vocês (pais), e lavo as minhas mãos. 

Mas não é bem assim nós catequistas trabalhamos pra Jesus, e não queremos entregar a ele um vaso vazio, queremos entregar um vaso assim:

Nilva Mazzer- Catequista
Maringá - Pr.

12 comentários:

Unknown disse...

Olá Nilva! Que maravilha essa dinâmica que você criou. Estou me sentindo animada e gostaria de fazê-la com os pais da nossa comunidade, se você permitir. É realmente a ideia que precisamos para fazer germinar as sementes aqui. Um grande abraço, de uma irmã na missão catequética.
At. Eliana Macedo

Unknown disse...

Mto bom, gostei mto

Caminhando... disse...

Uma dinâmica simples e profunda. Parabéns e obrigada pela dica.

Unknown disse...

Parabéns vou fazer com a minha turma obrigada por compartilhar com a gente 🙏🙏🙏❤️❤️❤️

Unknown disse...

Show

Unknown disse...

Que linda dinâmica! Obrigada por compartilha

Unknown disse...

Obrigada. Gostei muito!

Eliene Laura disse...

Achei linda e muito profunda a dinâmica.
Eu colocaria que seria para a toda a vivência cristã, o nosso(país é catequistas ) papel é fazer que todos tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo e permanece sempre, construindo a Igreja.

Unknown disse...

Obrigada adorei

Unknown disse...

Nossa, achei a mensagem certa para o encontro que estou preparando para falar com os pais, te parabenizo pela criatividade e espiritualidade. Obrigada por compartilhar.
Grande abraço.

Unknown disse...

Obrigado Senhor, era isso que estávamos procurando. Obrigada por compartilhar. A paz de Cristo.

Unknown disse...

Dinâmica maravilhosa. Amei!