CONHEÇA!

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A "ESCOLINHA" NA IGREJA CATÓLICA: ESPAÇO PARA CRIANÇAS PEQUENAS


É CERTO OFERECER ÀS CRIANÇAS PEQUENAS A “ESCOLINHA DE JESUS” OU UMA PRÉ-CATEQUESE?

"Escolinha" é um termo muito usado nas Igrejas evangélicas/protestantes. É uma cultura das igrejas protestantes oferecer as escolinhas dominicais às crianças enquanto os pais estão no culto/celebração.

Algumas paróquias católicas oferecem a "pré-catequese" para as crianças que ainda não tem idade para a catequese. Outras oferecem espaços "Kids" para as crianças pequenas durante a missa, assim os pais ficam “tranquilos”.

Vivi essa realidade em uma comunidade. Que pesadelo meu Deus! rsrsrsrsr. Cheguei a conclusão de que o padre deveria oferecer uma creche mesmo...

Eu, particularmente, sou contra a “escolinha”. As crianças precisam ser educadas na fé e por mais “bagunça” que façam na missa, elas estão com os pais na comunidade. Talvez uma pré-catequese a partir da idade escolar, mas, desde que se tenha catequistas para isso. Nossa catequese dos 8 aos 12 anos já tem problemas com falta de catequistas preparadas(os) para a preparação aos sacramentos. Penso que teríamos uma “debandada” de catequistas para esta fase, afinal, lidar com os pequenos é bem mais fácil. E os pais tem que ter algum trabalho nessa história, não é? Afinal, não prometeram no batismo educar os filhos na fé?

Outra coisa é que com os pequenos é necessário ter uma pedagogia diferenciada e apropriada. Será que temos preparo pra isso? Igreja não é escola e nem creche, se for só para “educar na fé”, sem metodologia e pedagogia para esta idade, isso não tem propósito. A família precisa exercer o seu papel.

Vamos nos ater àquilo que nos propomos na catequese: "a ação da Igreja em catequizar, isto é, educar a fé e orientar a vida de seus membros para um compromisso pautado nos valores do Evangelho e em sua própria tradição" (Débora Pupo). A palavra Catequese está relacionada à comunicação e transmissão de mensagens. Que mensagem vamos transmitir aos pequenos, que os pais não possam transmitir? Aliás, sem o testemunho deles, toda nossa ação é vã.

Concordo até que uma "escolinha" seria útil. Mas, deixemos isso para as demais pastorais: Família, Acolhida, etc...

Ângela Rocha
Adm. Do Grupo Catequistas em Formação
Graduada em Teologia pela PUCPR

Nenhum comentário: