CONHEÇA!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

QUANDO COMEÇAR A CATEQUESE?

 

 Quando é correto iniciar a catequese de acordo com a Catequese de Iniciação Cristã? A CATEQUESE se inicia em que mês do ano? Em março, agosto, setembro...? Para começar no Tempo Pascal, temos dificuldades porque no tempo pascal, estamos finalizando turmas e só aí podemos pegar outras. Diante deste contexto, podemos começar no meio do ano?

(Regiana Oliveira - Suzano SP)

Se estamos falando de Catequese de Inspiração Catecumenal ou do próprio Catecumenato de adultos, o início da catequese anual (no Calendário Civil), deveria, a contento, seguir o Calendário Litúrgico. Mas, nem sempre isso é possível. O que deve ser feito, é uma reflexão sobre a realidade da comunidade onde a Paróquia está inserida e, ainda, as orientações das Arqui(dioceses).

Tem havido um consenso entre a maioria das dioceses, em iniciar no Tempo Pascal (abril), pois as Celebrações Sacramentais acontecem na Vigília Pascal ou na Oitava da Páscoa, adequando ao calendário anual. No entanto, as dificuldades são no sentido de dispor de catequistas quando, nem bem acabou um ciclo, inicia-se outro. Aqui é interessante pensar que, pelo processo catecumenal, temos o Tempo do Pré-catecumenato, onde os encontros não são, necessariamente, de catequese (temáticos). Eles têm caráter querigmático e mistagógico e não precisam, novamente, ser feitos pelos catequistas, podem ser feitos pelos Introdutores, Pastoral da Acolhida, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, grupos de Jovens. Podem (e devem), no caso da catequese Infantil, atingir toda a família (Pais e filhos).

Algumas Paróquias optam por iniciar a Catequese depois do Pentecostes. Também é uma opção, mas, para os Pais, abril já parece tardio, então, no final de maio, começo de junho, lhes parecerá muito tarde. Eles não estão acostumados ao Ano Litúrgico, por isso, a necessidade de se fazer uma Catequese familiar no início do ano que fale a respeito do Calendário Litúrgico, tão importante para a catequese de inspiração catecumenal.

Outras paróquias escolhem ainda o meio do ano, depois das férias de Julho, dedicando-se no primeiro semestre às visitas as famílias, ao Pré-catecumenato, enfim... No entanto, o que acontece de especial no Ano Litúrgico em Agosto? Talvez a Semana da Família, que pode ajudar a catequese na evangelização dos pais, mas, com relação aos tempos litúrgicos, estaremos no tempo Comum, já na segunda parte, onde revivemos tudo que Jesus disse e pregou para a Salvação. 

Fato é que o tempo do Advento, mesmo sendo o início do todo o Ano Litúrgico, não é um tempo apropriado para se começar a catequese. Por duas razões: primeira, que o calendário civil tem muita influência na vida das pessoas e dezembro, é a finalização de muitas coisas, e não o começo. É também início das férias escolares, ninguém quer compromisso até mais ou menos fevereiro. Segunda, é um dos tempos mais importantes da Igreja, preparação para  vinda do Salvador e das festas natalinas. Talvez o Catecumenato de adultos pudesse se aproveitar deste tempo de anúncio, mas, mesmo os adultos terão restrições a começar algo em dezembro.

Qualquer que seja o mês do ano, é necessário pensar sempre no Tempo Litúrgico mais apropriado para que a catequese seja, de fato, de Inspiração Catecumenal. Lembrando que os ciclos devem sempre buscar a Quaresma para o tempo da Iluminação/Purificação e a Vigília Pascal para os sacramentos da iniciação. Se não é possível os sacramentos na Vigília, que se faça imediatamente após a Páscoa.

 

Ângela Rocha
Catequista e Formadora
www.catequistasemformacao.com 

R$ 20,00
PEDIDOS PELO WHATS (41) 99747-0348


 

Nenhum comentário: