ADQUIRA A SUA!
APRESENTAÇÃO
O que é
mesmo a Liturgia?
O concílio Vaticano diz que a liturgia é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10).
A palavra LIT-URGIA vem da língua grega: laos = povo e ergon = ação, trabalho, serviço, ofício. Unindo os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da LITURGIA, ou seja: AÇÃO, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público.
Este sentido primeiro da palavra nos ajuda a buscar o que deve ser hoje a LITURGIA CRISTÃ em nossas comunidades, sobretudo depois de séculos de história em que a liturgia ficou reduzida a uma ação realizada por ministros ordenados (bispo, padre...) para o povo.
Era uma ação em que o povo não tomava parte, apenas “assistia” como expectador e, muitas vezes, sem compreender o que estava sendo feito. O Concílio Vaticano II veio resgatar o sentido.
Tendo em vista a fragrante ausência das famílias nas celebrações dominicais, a Missa, como parte imprescindível da catequese e formação Litúrgica de nossos catequizandos, não poderia deixar de ser objeto de nossas preocupações.
Atentos a esta realidade, o grupo Catequistas em Formação, a partir de quatro textos de autoria da catequista Ângela Rocha, relatando suas experiências e dificuldades, produziu um material rico de informações para a formação catequética de agentes de pastoral.
Este material também contempla em seus anexos: o Diretório de Missa para Crianças, da CNBB; Textos de autoria do Pe. Jose Aldazábal e do Cônego Antônio José de Morais; e material didático para trabalhar a Missa nos encontros catequéticos com crianças.
Ao adquirir a apostila você leva de brinde o material sobre "Catequese e Ano Litúrgico"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário