CONHEÇA!

sábado, 11 de fevereiro de 2023

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DOMINGO: A LEI DE JESUS


 

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Mt 5, 17-37

1. Leitura (Eclesiástico 15,16-21).

Iniciemos com um breve comentário sobre o Livro do Eclesiástico. Este livro faz parte dos 7 livros da Bíblia Grega que não constam na Bíblia Hebraica. Ele também era o livro da liturgia nas Sinagogas da diáspora. Quanto as reflexões para o domingo do dia 12/02. Algumas pessoas estudiosas de liturgia nos orientam a ligar a primeira leitura com o Evangelho e assim irei fazer.

Qual é o fundamento da primeira leitura? São os mandamentos ou as Leis de Moisés. A autoria está preocupada com as pessoas da religião Judaica que estão esquecendo a importância das Leis judaicas na diáspora e seguindo outras crenças. Para a maioria das praticantes do judaísmo, tudo começa e termina com as Leis mosaicas.

Evangelho: Mt 5,17-37.

A comunidade de Mateus, chamada na escritura de: “Reino dos Céus”, também está numa diáspora. Ela se encontra com o mesmo problema da primeira leitura. A comunidade era de maioria de Judeus convertidos. A catequese da comunidade de Mateus a partir de Jesus diz aos judeus que aderiam à fé em Jesus: “Não penseis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”.

Sempre é bom buscarmos outras fontes para enriquecermos a catequese de Mateus. Vou trazer para nós a carta aos Romanos: Rm 3,31, “Então eliminamos a Lei através da fé? De modo algum! Pelo contrário, a consolidamos”. Este termo “consolidamos”, Paulo vai ligar lá em Rm 10,4. “Porque a finalidade da Lei é Cristo para justificar toda a pessoa que crê”.

Agora, eu entendo melhor Jesus, quando diz: “Em verdade, eu vos digo, antes que o Céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”. O que?! Mateus e Paulo desejam nos catequizar. Porque, agora, a Lei não é mais de Moisés, foi justificada em Cristo e com ele, desde a Criação, foi tudo cumprido. A consolidação da lei se plenifica quando aprendemos a amar nossas irmãs e irmãos, nisto está toda a lei (Gálatas 5:14)

Para finalizar, a comunidade de Mateus cita várias passagens da Lei a fim de mostrar como Jesus foi coerente com ela. A comunidade nos deixa um pedido de Jesus para os povos: “Eu vos digo, se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. Sigamos a lei revelada em Cristo, do amor a Deus manifestado em nossas irmãs e irmãos, e não da lei que excluí e maltrata.

Texto: Francisco Rodrigues da Silva

Fonte: CEBI.ORG.BR

 

Nenhum comentário: