CONHEÇA!

domingo, 19 de fevereiro de 2023

O QUE É O "DESERTO"?



"E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados os quarenta dias, teve fome.”(Lc 4, 1-2).

No evangelho vemos Jesus sendo "tentado pelo diabo", no deserto. E vemos muito esta expressão "deserto" sendo usada...

E já vi muita gente dizendo que precisa fazer um "deserto" usando a expressão como se fosse um "retiro", ficar longe das coisas cotidianas e das aflições do dia a dia. Ora, se deserto for olhado desta forma, ele na verdade é um "Oásis"! 

Quem é que não quer ficar sozinho, deitado, esquecer dos problemas diários aproveitando a sombra e a água fresca?

Mas, enfim, "deserto" na Bíblia tem um outro significado. Ele é um lugar de luta, de combate. Na verdade um combate "corpo a corpo" com nossas dores, nossas feridas, nossos medos. E este combate é até com Deus. Porque a conversão é isso: uma mudança radical de vida. E nós resistimos a isso, resistimos à vontade de Deus. Brigamos com nossas próprias convicções, Deus nos desinstala do conforto, nos faz ver aquilo que queremos esconder do mundo.

Duas coisas ficam claras no evangelho: precisamos ir ao deserto para conhecer nossas tentações, e aprender a refrear nossa vontade egoísta e desejos mundanos. “Não cair em tentação ” é sem dúvida, uma graça de Deus, mas como todas as graças que ele nos dá, necessita também ser conquistada com nosso esforço.

Uma boa quaresma a todos!

Ângela Rocha

Um comentário:

Cileine Silva disse...

Excelente reflexão! Obrigada