CONHEÇA!

domingo, 5 de fevereiro de 2023

MATEUS NOS CONVIDA A SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

FONTE: CEBI.ORG

Neste domingo do tempo comum a comunidade de Mateus nos convida a ser Sal na terra e Luz no mundo.

Uma comunidade que vivia muitos conflitos, formada por judeus convertidos num período desafiador após a destruição de Jerusalém pelos romanos. Como viver a mensagem de Jesus e continuar seguindo a Lei de Moisés? Como ser sinal num mundo conflituoso em que alguns abandonavam a lei antiga, outros afirmavam a necessidade de seguir a tradição judaica e ainda fugir da perseguição imposta à comunidade cristã? Em meio aos sofrimentos cotidianos de  pobreza, falta de trabalho, doenças e abandono do povo, a comunidade buscava entender a mensagem de Jesus e  reinterpretar a Lei de Moisés a partir da prática e do ensino e da busca  pela justiça, fundamento daquela comunidade.

Este trecho que refletimos neste domingo mostra Jesus ensinando a comunidade a partir de comparações com elementos da vida diária. Pede a comunidade para ser  Sal da terra e Luz do mundo. O sal é imprescindível no preparo da comida, a fim de dar sabor. Mas desaparece ao se   misturar com a comida. A comunidade seguidora de Jesus deve ser o sal que traz sabor à vida do povo. Que dá um novo sentido às relações sociais, baseada na justiça marcada pela partilha do pão.

Outra comparação é a comunidade como Luz no mundo e como tal, ter a função de iluminar os caminhos a partir da proposta de Jesus. E como luz deve brilhar e não se esconder. Anima a comunidade a ter coragem para testemunhar Jesus e enfrentar os desafios diários de perseguição, ao mesmo tempo, ensinar a comunidade a ser praticante da palavra e testemunha da vida nova que Jesus propunha.

Para nós, hoje, esse texto alimenta e fortalece a luta diária por justiça. Como ser sal da terra e luz no mundo diante da realidade desafiadora que se impõe?

Seguir esses ensinamentos coloca a necessidade de sermos comunidades comprometidas com as lutas por  justiça em todos os campos em que ela está ausente. Sermos comprometidos/as com as lutas  do povo por  terra, pão, trabalho, saúde, igualdade racial e de gênero, por um  ambiente sustentável e acolhedor de todas, todos e todes. Ser Sal da Terra para temperar a vida do povo com novos sabores de justiça e Luz do Mundo para apontar que podemos ter um outro mundo possível.

Mateus 5, 13-20
Eliana da Silva – CEBI Alagoas

FONTE: https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/a-comunidade-de-mateus-nos-convida-a-ser-sal-na-terra-e-luz-no-mundo/ 

Nenhum comentário: