quinta-feira, 27 de março de 2014

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO


Primeira Eucaristia - renovação das promessas do batismo e entrega do Credo
(Celebração a parte, anterior ao dia da Primeira Eucaristia)

Ambiente:

- Preparar uma mesa bem bonita em frente ao altar (que não atrapalhe na hora da comunhão ou afastá-la nessa hora), para receber os símbolos do batismo. Deixar o pedestal da cruz e do círio ao lado da mesa.

- Preparar os pergaminhos com a oração do CREIO para ser entregue as crianças. (pode-se pedir aos pais que as preparem previamente com carinho para oferecer aos filhos nesse dia).

- Preparar as respostas da renovação e entregar ás crianças (ou projetar em data show).

- Deixar as velas e os pergaminhos com os pais.

- Providenciar as cruzes para todas as crianças.

(O comentarista deve ser um dos catequistas ou se for uma só turma, o catequista da turma)

Comentário inicial: Sejam todos bem-vindos! Nossa comunidade hoje está em festa. Estamos aqui juntamente com os catequizandos que se preparam para participar conosco da comunhão eucarística. Pelo batismo, eles entraram na comunidade cristã. Nós acolhemos e prometemos ajudá-los a crescer na fé. Hoje, eles vêm pessoalmente dizer que querem seguir a Jesus, ser cristãos de verdade e viver na família de Deus. Por isso, querem renovar as promessas que os pais fizeram em seu nome no dia do batismo. Vamos nos unir a estes catequizandos mostrando nossa alegria e o esforço de vivermos em comunidade, cantando juntos o Canto de entrada, enquanto recebemos o presidente da celebração, ministros e catequizandos. (Aguardar e entrada de todos).

(Aguardar a acolhida do padre)

Com alegria queremos apresentar a nossa comunidade os nossos catequizandos, pedimos que cada um suba aqui no altar para ser apresentado: (Cada um vai subindo ao altar a medida que for chamado. Se houver um número muito grande de crianças, é interessante que se chame por turma. Pedir a assembléia uma salva de palmas e pedir as crianças para sentarem em seus lugares)

Comentário: Vamos receber agora, os símbolos que representam o batismo, sacramento primeiro de nossas vidas.

Círio: (Um catequista entra com o círio) A luz revela Deus. No principio era o verbo. Todas as coisas foram feitas por eles. Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e o verbo se fez homem. A luz verdadeira, que vindo ao mundo ilumina todo homem, é cristo. E ele disse: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que Crê em mim não permaneça nas trevas.” (canto apropriado que fale de luz)

Cruz: (Um casal de pais entra com a cruz) Jesus veio ao mundo para dar à maior prova de amor a humanidade; ele nos dá sua vida por amor. Cristo morre na cruz por amor. A cruz é a nossa salvação, pois Jesus toma sobre si, com o sacrifício, os pecados de todos os homens. (canto que fale de cruz)

Água: (Dois catequizandos entram, um com a bacia e outro com o jarro de água, chegam à mesa na frente e vão despejando a água a vista de todos enquanto se canta) Deus é o criador da água. Do nada ele tira as águas. Elas geram vidas e fertilizam campos, lavam nossos corpos e refazem nossas forças. Por ela, consagrada pelo Cristo no Jordão, renova-se, pelo banho do novo nascimento a nossa natureza pecadora. A água para nós é também uma recordação do nosso batismo, e todo aquele que entrou nas águas pelo batismo tem direito de participar da mesa da comunidade. (canto que fale da água)

Óleo: (um casal de padrinhos entra com o óleo) O óleo é símbolo mais usado nos sacramentos. Está no batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos. A palavra cristão, que significa ungido com o óleo carrega em si as mensagens mais belas e ricas da bíblia. (canto que fale de óleo ou unção)

Ato penitencial:

Padre: Benção da água.

(Após a bênçaõ feita pelo padre, convidar as crianças a formarem uma fila para lavarem as mãos na água). (canto).

Entrada da Palavra: (convidar alguém da comunidade ou catequistas) A melhor mensagem está no livro de Deus: as Sagradas Escrituras. É a escrita que contem o amor, o caminho e os segredos de Deus. A bíblia é o livro vivo nas mãos do povo. Sua palavra é como uma espada que corta nosso coração com a verdade. Ela é viva e eficaz, vamos recebê-la agora, cantando.

Liturgia da palavra (DO DIA)

Salmo de Resposta Aclamação ao evangelho: Em pé vamos aclamar o evangelho cantando.

Evangelho Homilia

PROFISSÃO DE FÉ:

(Convidar um catequizando para falar em nome de todos)

Catequizando: No dia do nosso batismo, recebemos de Cristo a vida, a graça e a luz, sabemos que naquela ocasião, o padre fez algumas perguntas, e nossos padrinhos responderam por nós, agora nós mesmos podemos responder e queremos renovar nosso batismo.

Catequista das turmas: Diante da comunidade reunida quero dizer, que me dediquei à preparação dessas crianças para a primeira eucaristia e testemunho que elas estão preparadas, pois plantei em seus corações a sementinha da fé. Elas já têm consciência de serem filhos de Deus e membros da igreja. Por isso é preciso que elas sejam apoiadas pelos pais, e que aprofundem mais o conhecimento e a vivencia que adquiriram.

Comentário: No dia do batismo, o padre colocou em nossas mãos uma vela acesa para nos dar nossa fé em Jesus cristo, a luz do mundo. Agora queridas crianças, vocês vão receber das mãos de seus pais uma vela acesa. Peço que cada um dos pais venha até a frente do altar, acenda a vela no círio e entregue a seu filho ou filha.

Canto: Minha luz é Jesus

Presidente: Catequizando recebe a luz da fé e viva sempre na esperança e no amor dos filhos de Deus. Com a vela acesa na mão, vamos fazer nossa profissão de fé, renovando as promessas do nosso batismo. Caríssimas crianças em nome de quem vocês foram batizadas?

Crianças: Fomos batizadas em nome do PAI do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.

Presidente: O que aconteceu no dia do seu batismo?

Crianças: Pela graça do batismo nós nos tornamos filhos de DEUS, irmãos de Jesus cristo e membros da igreja.

Presidente: Vocês querem mesmo renovar as promessas do batismo?

Crianças: Sim, eu quero

Presidente: Vocês querem ser amigos de Jesus cristo todos os dias de suas vidas? 

Crianças: Sim, quero.

Presidente: Mas quem quer ser amigo de Jesus não pode querer o mal, o pecado, vocês prometem evitar sempre o pecado?

Crianças: Sim, prometo.
Presidente: Vocês prometem fazer sempre a vontade do pai do céu?

Crianças: Sim, prometo.

Presidente: Vocês prometem sempre seguir aos ensinamentos de Deus? 

Crianças: Sim, prometo.

Presidente: Vocês prometem escutar a voz do espírito santo em suas vidas? 

Crianças: sim, prometemos.

Presidente: Vocês crêem em tudo aquilo que Jesus ensinou pela sua igreja? 

Crianças: Sim, eu creio.

Presidente: Pelo dom da fé que recebemos, demos graças a Deus.

Canto: Prometi no meu santo batismo

(Pedir aos catequizandos que apaguem as velas e coloquem no banco ou embaixo)

Catequista: No dia do batismo nosso pais e padrinhos professaram a fé em nosso nome. Hoje vocês professam com a própria voz que Deus enviou seu filho Jesus para nos salvar e Ele nos enviou o espírito santo para nos santificar. Estas são as verdades que o cristão crê e estão contidas no Creio que vocês vão receber da mão de seus pais.

Presidente: Este gesto de entrega, por escrito, do CREIO, significa que vocês agora assumem a responsabilidade de crescer na Fé. Convidamos a família de cada catequizando a trazerem até o altar a Oração do CREIO.

(Enquanto cada família entrega a oração ao catequizando o Presidente profere a seguinte oração)

Presidente: Recebam a Oração do CREIO, a oração da comunidade cristã. Vivam estas verdades da fé com amor. Professar com fé a oração do Creio é entrar em comunhão com a Trindade Santa e com toda a Igreja que nos transmite a fé. O Catecismo da Igreja católica nos diz que o CREIO é o Tesouro da nossa alma. Vamos então, abrindo a nossa oração, todos a uma só voz proclamar a nossa fé.

ORAÇÃO DO CREIO: Creio em Deus Pai...

Catequista: Prezados pais, nossos filhos, afilhados, irmãos em cristo, professam sua fé em Deus Pai, junto de nós. Queremos ajudá-los, pelo nosso testemunho a viver nesta fé. Queremos chamar aqui um casal de pais, para em nome de todos, fazer uma oração:

Pais: Ajudai-nos, Senhor, a nós, pais, que demos a vida a nossos filhos, a educá-los bem. Nós os apresentamos hoje, sabendo que é apenas o início. Precisamos da vossa ajuda para continuarmos a nossa obra: levá-los a vós, através do nosso exemplo e de nossa palavra. Aumentai, senhor, a nossa fé. Faça-nos viver, em plenitude, vossa vida de amor. Por Jesus cristo nosso senhor. AMÉM.

Catequista: Chamamos agora um casal de padrinhos, para fazer uma oração em nome de todos os padrinhos aqui presentes.

Padrinhos: Senhor Deus, um dia, quando essas crianças eram ainda pequenas, nós as tomamos em nossas mãos como SIMÃO e ANA fizeram com Jesus. Hoje nós renovamos nossa fé em Jesus cristo e pedimos a vossa benção sobre os nossos afilhados para que possam crescer sempre em vosso amor. Por Jesus cristo nosso senhor. AMÉM.

Presidente: Mostre-nos sempre, Senhor, o caminho da verdade, a fim de que, reconhecendo-vos como Deus único, Pai no filho e Filho no Pai, na unidade do Espírito Santo, mereça receber o fruto desta nossa profissão de fé, neste mundo e no século futuro. Por cristo nosso senhor.

Todos: Amém.

Rito sacramental/Rito da comunhão.

Oração do pai nosso/Abraço da paz.

Canto da comunhão.

Benção dos filhos pelos pais e entrega da cruz.

Presidente: Como gesto de amor e confiança de que os catequizandos vão viver essa fé que vocês estão transmitindo pelo testemunho, convidamos os pais ou familiares a traçarem o sinal da cruz na testa de seus filhos e filhas, dizendo: O Senhor te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em seguida coloquem no pescoço de seu filho a Cruz de Cristo, que deverá acompanhá-los durante toda catequese de preparação para a crisma.

Benção final

Presidente: O Senhor te abençoe e te guarde,

O Senhor te mostre a sua face e conceda-te tua graça.

O Senhor volte seu rosto para ti e te dê a paz.

O Senhor te abençoes, hoje e sempre.

Amém.

Canto final.


*Angela Rocha: angprr@gmail

SEGUIDORES DO CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO