CONHEÇA!

sexta-feira, 7 de abril de 2017

CORDEIRINHO DA PÁSCOA, O QUE TRAZES PRA MIM?

Vamos boicotar o coelhinho este ano? 

Isso mesmo, vamos lembrar com alegria do nosso CORDEIRINHO DA PÁSCOA: JESUS!!!

LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA

Vários modelos de "lembrancinha de páscoa" para presentear nossas crianças, coletados aqui no grupo de catequistas no Facebook e na internet. 

Um pouco daqui, um pouco dali... muito da doação dos catequistas!

E aqui aproveito para responder a uma pergunta que me fizeram:

"Quem deve arcar com as despesas da catequese: tipo lembrancinha de Páscoa, Dia das mães, etc.? Sei que muitas comunidades não têm condições. Mas, há exceções. Gostaria de saber mais."

Bom, eu gostaria de responder que é a paróquia/comunidade. Mas, não é bem assim... rsrsrs.

As despesas da catequese com material de expediente, didático, pedagógico, evangelizador mesmo, CABE À PARÓQUIA SUSTENTAR. O dízimo é para isso também, para sustentar a dimensão evangelizadora/missionária.

Mas, "lembrancinhas" não são exatamente "material evangelizador". É mais um mimo, um carinho que fazemos. E isso, não cabe ao dízimo sustentar. Como fazer então? Botar a mão no bolso?

Bom, tem algumas "estratégias" que podemos usar. E, certamente, não é "cobrar" uma taxa DOS PAIS no começo do ano, para depois comprar chocolate e outros presentinhos que vão acabar na casa deles mesmos. Nada de fazer "moral" com o chapéu alheio!

Primeiro a decisão sobre o assunto (fazer as lembrancinhas) deve ser tomada EM CONJUNTO com a coordenação e com a equipe toda de catequistas. E tudo que for feito deve ser igual para todos! Isso para não causar constrangimento entre as crianças e os próprios catequistas. Não vá você dar um ovo da KINDER OVO do lado de uma amiga que vai dar um Bis para cada criança! Guardadas as devidas proporções isso acontece muitooooo. Chato, né?

Bom, decidido que se vai fazer lembrancinhas, vamos aos "recursos":

PEDIR!

a) Sim, peça ao pároco e ao pessoal do dízimo. Não é obrigação deles, mas, eles são a sua melhor opção.

b) Também se pode pedir ao comércio local doações, aos fiéis mais abastados, às pessoas da comunidade que podem fazer essa caridade.

c) E ainda aos PAIS (O próprio doce! Não dinheiro). Já que se quer dar chocolate aos filhos, porque não pedir aos pais para, JUNTOS, bancarem uma "festinha" para sua turma? Já que vamos presentear as mães, peçamos ao pai; se for o pai, peçamos a mãe. Nada "obrigado" e sim, feito de boa vontade.

d) Depois, pode ser feita uma "vaquinha" (coleta) entre os catequistas. Afinal, quem é que quer dar presente? Não somos nós? Nada mais natural que arcarmos com isso... Hã??

Mas, existem opções baratinhas, baratinhas... nem precisa ir no turco. Uma caixa de BIS tem 20 chocolatinhos e não custa nem 5 reais, colocado um cartãozinho junto com uma mensagem bonita, já é uma lembrança, não é? Papel a catequese deve ter! Mão e caneta você tem...

Vichi!!!... Daqui uns dias é dia das mães!! O que faremos? De novo...

As estratégias são as mesmas... exceto pedir às próprias mães para fazer doação... rsrsrsr.

Abraço a todos e FELIZ PÁSCOA!



Mas, já aviso: NÃO TEMOS MOLDES! Mas, com criatividade e um pouco de "arte", podemos fazer acontecer a alegria da criançada.



 

    




 



   
   




 










Vamos lá! Mãos a obra!





2 comentários:

Unknown disse...

Gratidão por compartilhar idéias,sou coordenadora da catequese e catequista,venho trabalhando isso com os catequisandos...o verdadeiro sentido da Páscoa....tenha uma Santa e feliz Páscoa, que o Ressuscitado,nos revigora em nossa missão.🙏🥰🥰

Unknown disse...

Ameiiii🥰