CONHEÇA!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

GINCANA CATEQUÉTICA

SEMANA CATEQUETICA 2014 - GINCANA CATEQUÉTICA

Gincana para uma manhã de recreação com as crianças da catequese. 
Duração: mais ou menos 2 horas.

AMBIENTE:

- Salão grande com separação para o QG de cada equipe (fazer “ambiente” para separar as equipes (podem ser duas mesinhas com cadeiras);
- Som com microfone para o animador.

MATERIAL:
- Giz para demarcar o chão para as provas;
- Cartolina cortada em dez tiras de 15 cm cada;
- Dez cartões de 5cm X 5cm em vermelho, azul, verde, laranja, amarelo, roxo, preto, branco, cinza, rosa; totalizando 100 cartões;
- Bexigas e barbante;
- Dez batatas tamanho pequeno e dez colheres;
- 2 cordas de uns 4 metros cada;
- Um pacote de balas e um saco de lixo escuro;
- Três bolas iguais;
- Pompoms para a torcida;
- Dez laranjas.

- Os catequistas deverão chegar com uma hora de antecedência para organizar o ambiente e as provas. Precisa ter um som com microfone e CD com músicas para tocar.
- Começamos recepcionando as crianças e entregando a cada um uma, aleatoriamente, um cartão com UMA COR. Cada cor corresponde a uma equipe.  Calculando uma média de 100 crianças, teremos 10 crianças em cada grupo. Algumas crianças podem ser tímidas e não querer participar, damos estas a tarefa de torcer pela equipe. No final a “torcida” mais animada, ganha ponto.
- Explicamos a dinâmica da Gincana e faremos sorteio das provas. A cada prova a equipe seleciona quem vai representá-la.
- Pedimos às turmas do 5º tempo que estiverem presentes, que sejam os “juízes” que irão julgar as provas. Precisamos de 05 pessoas, os outros podem ajudar nas provas. Os juízes vão anotar as pontuações das equipes e um catequista vai estar com eles pra ajudar.

PROVA 01:

- Escolher o nome da equipe lembrando um personagem da Bíblia ou frase/passagem. Escrever na cartolina e deixar na mesa do grupo. O nome mais criativo ganha. Tempo: 05 minutos. Os juízes julgam o nome mais original.

Valor: 05 pontos

PROVA 02:

- Lembrar que a torcida mais animada, ganha 10 pontos para a equipe no final. Os Juízes farão o julgamento, votando entre si. (Se tiver pompoms pra distribuir é bom).

Valor: 10 pontos

PROVA 03:

- Responder a três questões sobre a catequese. A equipe seleciona duas pessoas para representá-las nas respostas:
            a) Quais são os três sacramentos da Iniciação Cristã? Batismo, crisma e Eucaristia
            b) Como é o nome completo do nosso Pároco? .........................................................
c) Que dia é o dia da nossa padroeira? ......................................................................
As respostas deverão ser escritas no papel com o nome da equipe.

Valor: 10 pontos por resposta certa = 30 pontos se acertar todas.

PROVA 04:

- Corrida da batata na colher: a equipe escolhe um representante menina para participar. Só depois se diz o que precisa fazer. O percurso é de um lado ao outro do salão.
Material: 10 colheres e dez batatas de tamanho equivalente.

Valor: 05 pontos

 PROVA 05:

- ENCHER UMA BEXIGA ATÉ ESTOURAR: a equipe escolhe um menino para participar. Ganha quem estourar a bexiga antes.

Valor: 05 pontos.

PROVA 06:

- FUTEBOL – as equipes escolhem dois para participar, um menino e uma menina. Fica demarcado uma “trave” (pode ser com duas cadeiras), no final de um percursos a ser percorrido, todos deverão levar a bola ao final de um percurso (salão). Só que os participantes estarão com as pernas amarradas com barbante um ao outro. Só haverá três bolas em jogo, as equipes deverão “disputar” a posse dela, só com os pés, levando até o “gol”.

Valor: 15 pontos o primeiro, 10 o segundo e 05 o terceiro colocado.

PROVA 07:

- ESTOURANDO A BEXIGA UM DO OUTRO – dois participantes de cada equipe, um menino e uma menina. Amarrados pela perna um ao outro, na perna de “fora” de cada um, próximo ao pé, se amarra uma bexiga. As equipes devem tentar pisar na bexiga do outro para estourar. A medida que as bexigas vão estourando, as equipes vão saindo. Ganha aquele que ficar com pelo menos uma bexiga sem estourar.

Valor: 5 pontos

 PROVA 08:

- DANÇA DA LARANJA: Escolher dois de cada equipe (menino/menina). As crianças deverão dançar em dupla segurando uma laranja com a testa, quem permanecer por mais tempo ganha. Colocar uma música bem animada pra tocar e ir dando tarefas: bater palma, dar uma volta, pular num pé só, erguer um braço, rebolar, etc. Tempo: dois minutos.

Valor: 05 pontos

PROVA 09:

- CABO DA PAZ: aqui se escolhe dois participante de cada equipe, um menino e uma menina. Separa em duas equipes, aleatoriamente.
Material: 2 cordas de mesmo tamanho, 1 saco plástico( não transparente) e  balas para por dentro do saco. Amarra as cordas à extremidade do saco fechado.
- Dizer aos participantes que você tem um saco preso a duas cordas com uma surpresa para todos. Cada equipe deve ir pra um dos lados da corda e puxar até ela arrebentar e soltar a surpresa no chão. Em seguida, cada um deve correr e tentar juntar o máximo de balas possível.

Valor: Cada bala juntada vale 01 ponto para a equipe.

PROVA 10:

- PULA GANGURU – Cada equipe escolhe dois participantes, um menino e uma menina. Marque duas linhas no chão separadas por uma distância de 2 ou 3 metros. Ao sinal de largada, os catequizandos com os joelhos amarrados (pulando como canguru) deverão deixar a linha de partida para encontrar seu par na outra linha. Lá eles trocam de lugar e a partir desse momento, o primeiro que retornar á linha de partida será o vencedor da brincadeira.
Valor: 20 pontos.

PROVA 11:

- QUEBRA-CABEÇA – cada equipe vai receber UM envelope, com uma frase para montar. Ganha pontos as três primeiras equipes que terminarem de montar e escreverem a frase toda num papel. Assim que terminar, entregar aos juízes.

FRASE:
“A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.”

Valor: 1º = 15 pontos          2º= 10 pontos           3º= 05 pontos

PROVA 12:

- Procurar a seguinte CITAÇÃO NA BIBLIA: Mateus 28, 18-20.

Valor: Valor: 1º = 15 pontos          2º= 10 pontos           3º= 05 pontos

FINAL: Os juízes somam os pontos das equipes e se faz a premiação. Um certificado de 1º LUGAR, um de 2º LUGAR e um de 3º LUGAR.


Em seguida se faz uma confraternização com todos. (No convite feito na semana anterior foi pedido aos pais que cada crianças levasse algo para partilhar: bolo, salgado, refrigerante, etc).

Angela Rocha
Catequese - Rainha dos Apóstolos

6 comentários:

Margarete disse...

Muito bom!

Monte Cristo e Promorar disse...

Estou tendo dificuldade em guardar para mim. Tenho copiado aos poucos, que não dá para copiar duma vez, nem consigo sem copiar, salvar como.

Anônimo disse...

Amei, muito bom, Deus abençoe a todos :D

Unknown disse...

Muito bom vou,apresentar a minha cordenadora,obrigada que Deus abençoe

Unknown disse...

Gostei muito dessas idéias de vocês para fazer essa gincana.Vocês estão de parabéns!

Unknown disse...

Amei, tudo q ótimo pessoas q tem ótimas ideias e compartilham👏👏👏👏👏👏👏👏👏