(Gincanas bíblicas)
Obs.:
Todas as 50 dinâmicas aqui apresentadas são de BÍBLIA. Podem,
inclusive ser usadas em gincanas entre turmas, gincanas que envolvam os pais, etc.
Algumas das dinâmicas eu não pude revisar. E como foram retiradas de diversos
lugares, inclusive sites evangélicos, elas precisam ser revistas nas citações
bíblicas. Também é necessário fazer adaptações conforme os conteúdos, as
turmas, etc.
Ângela Rocha
01 - FRASES EM
QUEBRA-CABEÇA
a) Bíblia,
história de um povo vivida e escrita em mutirão.
b) Bíblia é a
história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.
c) A Bíblia é
uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.
d) A Bíblia
está em função da vida.
e) O fio
condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.
f) A Bíblia é
a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o
coração para amar a Deus e ao próximo.
(A) -
Escrever as frases em faixas e transformá-las em um quebra-cabeça.
- Dar a cada grupo
um envelope com o quebra-cabeça.
- Fazer o
grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a todos os participantes.
(B) - Usar
uma frase única, por exemplo a 1ª colocada acima.
- Escrever
várias vezes a mesma frase.
- Ao
recortá-la em pedaços, estes devem ser misturados, pelo menos um pedaço, e
colocados em um envelope.
- Cada grupo
tenta montar o quebra-cabeça, mas vai encontrar dificuldade. Estas serão
solucionadas quando o grupo perceber que parte de sua frase está com outro
grupo.
- A discussão
precisa estar voltada ao que diz a frase e às dificuldades encontradas na
montagem.
02 - DOMINÓ BÍBLICO
Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento,
Antigo Testamento, Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo,
Deus, comunicação, Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse,
Evangelhos, Palestina, Jesus, juizes, profetas, parábolas...
-
Distribuir as palavras, uma ou duas por pessoa.
-
Possibilitar que cada pessoa forme uma frase com a Palavra recebida
relacionando-a com a Bíblia.
-
Após, motivar para juntar as palavras recebidas formando frases assim: A Bíblia
é a comunicação de Deus para com seu povo.
-
Estas frases serão repetidas ou escritas em um papelógrafo ou quadro.
-
Colocar no chão a palavra BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma
palavra precisa estar relacionada a outra e dizer o porquê.
Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia?
Aliança com Deus? Antigo Testamento com Aliança?
03 - FIGURAS - SÍMBOLOS
-
Distribuir figuras ou desenhos e através deles cada participante responderá: O
que é a Bíblia? Posso compará-la...
Ex.: A Bíblia é o sal que dá sabor e
sentido à vida.
-
A Bíblia é como fogo que ilumina, abrasa, dá calor, purifica e transforma a
vida.
-
A Bíblia é como uma bicicleta: a roda da frente é a realidade da vida, a Bíblia
é a roda de trás que move a nossa fé.
Todos
precisam estar em sintonia com as duas para caminhar na vida e continuar a
história da salvação e assim construir a felicidade.
VARIAÇÕES:
DESENHOS
SIMBÓLICOS: Usar cartões com desenhos simbólicos para uma maior compreensão do
que é a Bíblia.
Ex.: lâmpada, água, pão,
mapa, álbum de fotografias, martelo, mel, presente, chuva, coco, fogo,
semente,...
REPRESENTAR
PERSONAGEM: Representar personagens
que compõem o povo de Deus e sua história: Abraão
e Sara (Gn 12, 1-9), Moisés (Ex
3, 1-10), Josué (Js 1, 1-9), Débora (Jz 4, 1-10), Davi (1Sm 16, 1-13), Jeremias (Jr 1, 4-19), Amós (Am 3, 3-12), João Batista (Lc 3, 1-20), Maria
(Lc 1, 39-56), Jesus (Lc 24,
13-35), Paulo (At 9, 20-30).
04 - CAÇA OBJETOS
Material: Bíblia,
chave bíblica, apito, placar para anotar pontos.
Selecione
objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma
chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis
11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO)
/ Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida
a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da
fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar. Leia o
versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o
seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos
também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo. Use um
apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
05 - MEMORIZAÇÃO DE
VERSÍCULOS.
Explique o significado
do versículo.
Certifique-se
de que os catequizandos entendem o significado de todas as palavras,
principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam
ou desenvolvam conceitos errados.
Ajude-os
a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.
Ajude-os
a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a
palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto
acontece porque a empresa associou o seu emblema...). Associações com
imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações dos catequizandos).
Mescle
o verso com todos os aspectos da história/lição/encontro.
Prepare-se
como catequista: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em
local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
Parabenize
através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece
com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao catequizando - seja
cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...
Descubra
o que motiva cada um a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las
a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo
de recompensa palpável.
Para
guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do
verso em sí.
Para
todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida!
Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos.
Revisões ajudam a guardar o que aprenderam e a tornar o verso parte de suas
vidas.
Seja
seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar
memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.
Não
despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles
que aprendem mais devagar.
Mande
o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a
criança mesma tenha feito. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar
versículos na catequese está na palavras
VARIAÇÕES:
Jogo do Eco
O
catequista diz o verso; a turma toda ecoa.
O
catequista então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os
meninos, as meninas, cabelos castanhos - assim ao dizer o verso, somente Os
catequizandos que têm a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme
um círculo com os catequizandos e deixe que joguem uma bola entre si; ao
comando do catequista, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve
dizer o versículo (pode-se estipular que
a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva
cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em
2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o
versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que
não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um
fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar Os catequizandos
"Acertei?". Os catequizandos o corrigem e dizem o verso correto; o
fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido.
Repita algumas vezes, mas pare antes que Os catequizandos enjoem da
brincadeira.
Seu mestre mandou...
Seu
mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a
ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe
com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se
repitam. Toque uma música e enquanto isso os catequizandos devem passear ou
dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma
criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um
bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e Os
catequizandos que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar
o versículo.
Apague uma palavra
Escreva
o versículo todo no quadro. Leia com os catequizandos o versículo todo. Apague
uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até
apagar tudo.
Você
pode pedir que venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de
cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação
- apagar letras
Escreva
o versículo todo no quadro. Leia o versículo todo. Peça que escolham uma letra
e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para
crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem
algumas letras soltas.
06 - BINGO DE JESUS
Material: papel, canetas, grãos de feijão ou
milho.
Faça
diversas cartelas de Bingo com papel e caneta: cada cartela deve ter 5
respostas, procure misturar bem, não fazendo 2 cartelas iguais.
Escreva
as perguntas em tiras de papel, coloque-as num saco, e vá sorteando uma a uma.
Leia
cada pergunta em voz alta. Quem encontrar a resposta em suas cartelas deve
marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta.
A
criança que primeiro marcar as 5 respostas deve gritar "Bingo de
Jesus".
Confira também em voz alta as perguntas e respostas,
para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais
confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala,
etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que desmarquem as cartelas, até ter
o segundo e terceiro colocados.
(Temos um arquivo com modelo de bingo já
impresso, pedir pra mim no e-mail: angprr@uol.com.br)
Perguntas
e respostas:
Pecado
é... Desobediência a Deus
Nome
do pai adotivo de Jesus... José
Cidade
onde Jesus nasceu... Belém
Quando
pecamos ofendemos a ...Deus
Nome
da Mãe de Jesus... Maria
Principal
coisa que Jesus ensinou... Amar a Deus a
ao próximo
Desenho
que simboliza o amor de Deus... Cruz
Anjo
que avisou Maria do nascimento de Jesus... Gabriel
Pessoas
que vieram do Oriente para visitar Jesus... Reis Magos
Pessoa
que Deus prometeu enviar ao mundo... Jesus
Cristo
Saudação
do anjo à Maria... Salve cheia de graça!
Quantos
anos Jesus tinha quando ficou no Templo... 12
anos
Jesus
é o .... do mundo. Salvador
Nome
do Pai de Maria... Joaquim
Cidade
onde Jesus morou na infância... Nazaré
da Galiléia
Deus
está sempre pronto para nos... Perdoar
Nome
da Mãe de Maria... Ana
Mãe
de João Batista... Isabel
O
que Jesus é de Deus... Filho
Resposta
de Maria a Deus... Eis aqui a serva do
Senhor!
Pai
de João Batista... Zacarias
Qual
o grau de parentesco entre Isabel e Maria... Primas
Ser
profeta é... Evangelizar
Jesus
nasceu numa... Manjedoura
Quem
batizou Jesus... João Batista
O
Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de... Pomba
Onde
João Batista batizava o povo... Rio
Jordão
Diz
a Bíblia que Jesus crescia em... Sabedoria
e graça
O
que Jesus tem para cada um de nós... A
salvação
07 - DESVENDE O ENIGMA!
Dividir
a turma em grupos. Cada
grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que
primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que
completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem
ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa. (Depende a tradução/versão de sua Bíblia. A Bíblia usada ao compor as
pistas abaixo, foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida, que é
uma bíblia evangélica, adapte à Bíblia Católica).
A
frase a ser encontrada é: "A luz
deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo,
mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____
_____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ ,
_____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem
das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
®
Artigo
definido feminino.
®
Que
tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
®
Se
alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que
cabe na frase...)
®
Em
II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o
infinitivo.
®
Hipertensos
não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma
base.
®
Sinônimo
de insípido.
®
Monossílabo
encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
®
Símbolo
matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
®
Que
é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
®
No
salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
®
I
Coríntios 10.12, Tiago 5.9
e Apocalipse 3.20 tem um
verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
®
Deus
amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao
que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no
livro de João 18.36.
®
Em
Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a
sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no
Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
®
As
ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apocalipse 22.1
no modo infinitivo.
®
Em
Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo
é esse?
®
Segundo
I João 4.16, Deus é ___?
®
Quem
é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..
08 - MÍMICA
Determine
quantos pontos esta tarefa irá valer. Cada grupo escolhe um dramatizador e um
versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem. O dramatizador através
de mímicas e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o
versículo escolhido.
Ganha ponto o
grupo que adivinhar primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine
antes o tempo disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os
dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais catequizandos
possam participar.
Outra
sugestão é utilizar músicas e corinhos (refrões) conhecidos do grupo, e colocar
seus títulos num papel. Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo
tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais
adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música
para que os demais adivinhem
PERGUNTAS
Determine
as regras previamente. Pode ou não consultar Bíblias e livros?
· Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada,
com espaço para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno
tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo
escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia
novamente cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um
representante. Dê a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os
voltar ao grupo para responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no
papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos
que acertarem. Dê um novo papel com a pergunta seguinte.
· Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões
de gás para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo
que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se
errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
· Opção 4: Através de sorteio determine o grupo
que começa primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se
acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra
pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
ANTIGO
TESTAMENTO
v
No
1º relato da Criação do Mundo, que dia Deus criou os animais? (quinto - Gênesis 1: 21-23)
v
No
2º relato da Criação do Mundo, não diz que Adão e Eva não deveriam comer uma
maçã. Que fruta não deveriam comer e comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gênesis. 2: 16-17)
v
Nome
do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém
- Gênesis 5:27)
v
Quem
construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7:
13-16)
v
Qual
o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo
- Gênesis 8: 7-8)
v
Quem
libertou o povo hebreu da escravidão no Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
v
Quem
foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
v
Um
homem famoso por sua grande força? (Sansão
- Juizes, 15: 14-15)
v
Qual
era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11)
v
pequeno
Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual o nome do seu
filho, também um rei? (Salomão - I Reis
1:13)
v
Em
que livro da Bíblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
v
Qual
a mulher na Bíblia que criou asa e não voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10)
v
Onde
é encontrada na Bíblia a palavra "bairro"? (II Reis 22)
v
Onde
foi escrita a maior parte do Antigo e também do Novo Testamento? (Palestina)
v
Como
se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de Moisés)
v
Qual
o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
v
Livros
da Bíblia com nome de mulher (Rute e
Ester).
NOVO
TESTAMENTO
v
Nomes
dos pais de Jesus. (José e Maria -
Mateus 1: 18-19)
v
Nome
dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo
que acertar todos os nomes. (Simão
Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas
Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4)
v
Quem
batizou Cristo e onde? (João Batista e o
Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão - Mateus 3: 13)
v
Cidade
onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus
21)
v
Quantos
discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro
- Marcos 1: 16-20)
v
Quem
traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14:
43-44)
v
Quem
negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos
14: 66-72)
v
Qual
a "Cidade de Davi"? (Belém -
Lucas 2:4)
v
Nome
do Jardim onde Jesus fez sua última oração? (Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
v
Quem
enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém para saber de João Batista? (Judeus - João 1.9)
v
Que
João Batista respondeu? (Eu sou a voz
que chama no deserto - João 1.23)
v
Qual
o primeiro milagre de Jesus? (João 2:
1-12)
v
Complete
a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ninguém vem ao Pai senão por
mim" - João 14: 6)
v
Discípulo
que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé
- João 21 24-25)
v
Quem
primeiro viu Jesus depois da sua ressurreição? (Maria Madalena - João 20:18)
v
Qual
o discípulo que andou sobre as águas com Jesus? (Pedro)
v
Qual
o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)
v
Em
que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
v
Qual
o apóstolo escreveu o maior número de cartas / epístolas? (Paulo - 13 no total)
v
Livro
da Bíblia com o menor número de versículos. (II João)
v
Qual
o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
v
Em
que parte da Bíblia encontramos histórias de Jesus e acontecimentos após a sua
morte e ressurreição? (Novo Testamento)
09 - VERSÍCULO EMBARALHADO
Escolha
um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a
tarefa. Escreva este versículo numa folha em branco e recorte as palavras
(procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho). Coloque as palavras
misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo.
Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia. O grupo que acabar
primeiro ganhará (10 pontos).
Ex.: “Jovem, rejubila-te na
tua adolescência, e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria.
Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica
sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta.”. (Eclesiastes 11, 9) .
10 - COLHENDO SEMENTES
Introdução: "Se
a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita
rápida de sementes?”.
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou
expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo
pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a
respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10
minutos). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais
versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
11 - PERGUNTAS E
RESPOSTAS
Dois
pedaços de papel e um lápis são dados a cada um, que deverá escrever uma
pergunta bíblica em um dos pedaços de papel, colocando a resposta correta em outro. As perguntas são
colocadas numa cesta, e as resposta, noutra, sendo redistribuído, depois, a cada participante um papel de cada cesta.
Alguém começa lendo a pergunta recebida, e a pessoa que tem a resposta certa
deverá levantar-se e lê-la dentro de trinta segundos. Se não o fizer, qualquer
que saiba poderá responder, e quem tiver o papel com a resposta pagará uma prenda.
O jogo continua, fazendo a nova pergunta sempre quem tiver a resposta anterior.
12 - ADIVINHE QUEM É
Você
deverá escolher personagens Bíblicos e tentar fazer com que os participantes,
descubram quem ele é, somente representando suas características ou fatos
relacionados a eles, através do uso de mímica (não vale escrever nada, nem
falar). Quem souber, vai acumulando pontos.
Exemplos: Noé (arca), Jonas (baleia), Davi(Golias),
Daniel(Leões), Salomão (templo), Elias
(carro de fogo), Gideão (porção de lã), Sansão
(cabelos compridos), Josué (trombetas),
José (túnica de várias cores), Judas...
13 - ABC...
Formam-se
dois ou mais grupos. Um dos Grupos inicia a brincadeira dizendo um verso que
comece com a letra A, O outro da direita, diz logo a seguir, um versículo que
comece com a letra B, e assim por diante. Se algum grupo não puder dizer um
verso que inicie com a letra que lhe cabe, o próximo poderá dizê-lo, ganhando
assim o ponto. Quem marcar menos pontos, paga prenda.
14 - BOMBARDEIO DE PERGUNTAS
Divida
a turma em grupos contendo o mesmo número de pessoas e distribua-os pelos
diferentes cantos da sala, cada grupo escolhe um representante. Os membros do
grupo se reúnem e escolhem algum objeto ou o nome de um personagem encontrado
na Bíblia, que deverá ser adivinhado pelos outros. Cada representante vai,
então, para um grupo diferente. Quando o representante de outro grupo chega no
círculo, todos os membros do mesmo lhe dirigem perguntas, às quais só podem
responder <sim> ou <não>, <não sei>. O grupo
que descobrir o objeto ou o personagem escolhido bate palmas ruidosamente.
Podem ser escolhidos novo representantes e o jogo recomeça.
15 - PERSONAGENS CÉLEBRES
Escrever
o nome de personagens bíblicos com número compatível ao de participantes, sem
conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo
ambiente e através de mímicas procurarão fazer com que cada participante
identifique o personagem que está afixado em suas costas. Quem suspeitar de qual seja o seu personagem falará ao
catequista, se estiver certo ele se sentará, caso contrário, voltará a andar e
procurar mais dicas.
16 - EVANGELHO EM
PEDAÇOS
Objetivo: Estimular a procura e análise de
passagens da Bíblia.
Quantidade de Participantes: 10 a 15 pessoas
Material:
Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com
indicação do livro, capítulo e versículos.
Tempo Estimado: 30 minutos
Desenvolvimento: Cada integrante recebe um trecho da
Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve
consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o
seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os
trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.
17 - O CEGO BARTIMEU
O
animador lê o seguinte texto Mc 10, 46-52 Em seguida, confecciona seis corações
de cartolina. Na seqüência, escreve uma frase em cada um:
1. Jesus, filho de Davi, tende piedade
de mim!
2. Repreenderam e mandaram que ficasse
quieto.
3. O cego jogou o manto fora, deu um
pulo e foi com Jesus.
4. Coragem, levante-se, porque Jesus
está chamando você.
5. O cego começou a ver de novo e seguiu
Jesus pelo caminho.
6. Jesus perguntou: O que você quer que
eu faça por você?
Orientação:
Cortar os corações formando um quebra-cabeças (3 ou 4 partes).
Formar
grupos. Cada grupo monta um quebra-cabeças (coração).
Ao
formar a frase, o grupo deverá conversar sobre seu significado. Escolher de
forma criativa uma forma de apresentar a frase aos demais.
18 - CAMINHANDO ENTRE
OBSTÁCULOS.
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou
qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas
para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos
pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a
venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As
pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e
permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O
professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho,
tirarão todos os obstáculos da sala.
O
professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá
para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos
tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e
obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer,
pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.
19
- AUTÓDROMO
O
catequista prepara perguntas sobre o tema do encontro e divide a sala em dois
grupos. Desenhará na lousa ou fará em cartolina o autódromo (como no modelo), o
catequista poderá ter para cada equipe um carrinho miniatura que passará de
casa em casa grudado por fita adesiva, ou, simplesmente marcará um X nas casas andadas. A pergunta será feita
para os dois grupos ao mesmo tempo e cada um, depois de discutir a resposta
entre si, escreverá em um pedaço de papel. A um sinal, os dois grupos levantam
a resposta. O grupo que acertar anda uma casa. Ganha o grupo que chegar
primeiro à última casa.
SAÍDA
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AUTÓDROMO
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CHEGADA
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GRUPO A
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GRUPO B
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20 - JOGO DA VELHA
Elabore
uma quantidade grande de perguntas referentes ao tema do encontro do dia. O jogo poderá ser repetido com novas
perguntas. Risque no quadro-negro a base do jogo: É sorteado quem vai iniciar o
jogo.
Cada grupo
terá uma marca (X, 0, número, letra, etc.)
A resposta
certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha.
O grupo que
conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.
Caso um grupo
não saiba a resposta, passa a vez para o outro.
Variação:
As
perguntas são colocadas em cada um dos quadrados no quadro-negro ou cartolina
grande. Tem que ficar visíveis à
distância. Podem ser várias cartelas que
ficarão cobertas até o início do jogo. O grupo sorteado irá indicar a pergunta
que deverá ser respondida pelo adversário.
Caso erre ou não saiba respondê-la, vai permitir que o grupo
“perguntador” anote a sua marca acima da
pergunta. Acertando é o grupo “respondedor” que marca. Naturalmente, deve haver uma preocupação para
que o grupo contrário não “feche” o jogo, indicando as perguntas mais
difíceis. De qualquer forma, o grupo que
faz a pergunta deverá saber a resposta.
Errando o outro, ele terá que respondê-la para poder marcar os pontos,
caso contrário, passará a vez.
21 - SEU NOÉ, POSSO IR?
Material: Máscaras ou cartões
com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes
da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal
que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé
chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma
das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.
Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As
crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O
Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim,
as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E
assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções:
tantos passos de tal bicho.
Combinamos
que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças
andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.
A
sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as
crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro
deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca")
pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se
de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito
atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos
necessários para atravessar a sala.
22 - CHAMADA BÍBLICA
A
equipe é dividida em times. O
catequista cita uma letra do alfabeto e os
grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes
próprios que comecem com aquela letra. Isso deve se repetir várias vezes e no
final ganha o time que alistou o maior número de nomes.
23
- CORRENTE DE PERSONAGENS
O
grupo deve sentar em
círculo. Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome
de um personagem bíblico. Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro
personagem que comece com a última letra
do primeiro, mas não pode repetir um
nome que já tenha sido falado anteriormente. Quem não souber vai saindo da
brincadeira, até ficar o que será o vencedor. Exemplo de uma corrente:
Davi-Isabel-Labão-Obede-Esdras-Samuel-Lameque-Ester...
24
- QUEM SOU EU?
Dividir
a equipe em dois grupos. Cada grupo, um
de cada vez, escolhe um personagem e diz ao outro grupo: “Estou pensando em
alguém cujo nome começa com _ _ _”. O
grupo adversário fará perguntas que só poderão ser respondidas com “sim” ou
“não”. Será anotado quantas perguntas foram necessárias até o grupo descobrir o personagem. Ganha o grupo que
descobrir com menor número de perguntas.
25
- QUAL A LIGAÇÃO?
A turma é dividida em
grupos. O catequista
fará um desenho na lousa, levará
objetos ou figuras e o grupo tentará
descobrir a qual história aquele objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel,
Túnica-José, Peixe grande-Jonas, Porco-Filho Pródigo, etc.
26
- PESCARIA
Confeccionar varas de pescar: cabo de vassoura ou
vara, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de papel, contendo no verso
perguntas relacionadas aos estudos bíblicos feitos. Prenda um clipe em cada
peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bandeja de areia. Cada grupo
deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele precisa responder corretamente
a pergunta que consta em seu verso. Vence o grupo que conseguir juntar o maior
número de peixes.
27
- JOGO DA FLOR
Confeccionar uma flor com dez pétalas (mais ou menos),
essas pétalas deverão ser separadas umas das outras com um círculo no meio para ser o miolo. No
verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso poderá ser feito de papel
camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo será dividido em duas
equipes e a cada uma será feita uma pergunta da
lição dada, caso a equipe acerte, ela escolherá uma das pétalas e
verificará quantos pontos obteve. No final
se somarão os pontos para constatar a equipe vencedora.
28
- MÃO NO SINO
Formar duas equipes e dispô-las em filas, sendo que os
primeiros participantes de cada equipe fique de frente um para o outro. No meio
dos dois primeiros da fila colocar uma mesinha com um sino. O catequista fará
uma pergunta referente a algum assunto bíblico já estudado e o que tocar
primeiro o sino responderá a pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a
equipe, se errar, perderá um ponto.. No final se somarão os pontos para
verificar a equipe vencedora, esses pontos poderão ser anotados na lousa pelo
catequista.
29
- TOMÉ, ONDE ESTÁ A TUA FÉ?
Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta
brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos
personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro
"Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para
completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve
discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé
tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a
criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vivo no meio de nós!
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio
dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este
indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!
Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos,
estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:
- Tomé, onde está a sua fé???
30
- A TROCA DE UM SEGREDO
Material necessário: pedaços de papel e lápis.
Desenvolvimento: os participantes deverão descrever,
na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam
de expor oralmente;
A papeleta deve ser dobrada de forma
idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante,
que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor,
esforçando-se por compreendê-lo.
Cada qual, por sua vez, lerá em voz
alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as
adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.
Compartilhar: a importância de
levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.
31
- CÍRCULO FECHADO
Desenvolvimento: O catequista pede a
duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que
fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados
e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no
círculo. Com os componentes que estão fora o catequista combinará que eles
devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será
interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e
não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos
agido com as pessoas novas na igreja?
32
- RÓTULO
Material necessário: Etiquetas
adesivas e pincel atômico
Desenvolvimento:
divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes), prenda na testa de cada
integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante,
líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc.
Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto,
será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.
Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e
não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior
e não o exterior das pessoas.
33
- GARRAFAS DE GRAÇA
Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.
Desenvolvimento - Todos sentados em
círculo. O catequista coloca a garrafa
deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar
estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à
essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e
falar palavras de encorajamento para
quem ela apontar e assim sucessivamente.
Compartilhar: as boas palavras
edificam (1 Pe 4:10, 11; Ef 4:29, 30;
Pv 12:25).
34
- CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS
Material necessário:
garrafas, latas,
cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de
obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento:
Os obstáculos devem
ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os
obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se
encontram. As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não
consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar
a caminhada. O catequista com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e
sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala. O catequista insistirá em que
o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais
rápido. Após um tempo o catequista pedirá para que todos tirem as vendas,
observando que não existem mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e
obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer,
pois quem está com Cristo tem auxílio
para vencer. I Co. 10:12-13.
35
- DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE DESEJA A SI MESMO
Material
necessário: lápis e papel
Desenvolvimento:
O catequista formará
um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para
cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado
à esquerda realizasse. Depois disso
pedirá a cada um que leia o que escreveu
e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar:
Mostrar na prática
que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos.
Mateus 7:12.
36
- VIRTUDES E DEFEITOS
Material necessário
– Lápis e papel
Desenvolvimento
- O catequista pedirá a cada
participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará
em trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas
coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão “Eu sou...”. Ao
concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10
coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu sou...”. Na
maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o
parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que
acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro
Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e
defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações
e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer
as nossas qualidades não deve servir para
a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.
37 - JESUS, O SACRAMENTO
DO ENCONTRO
Por
sua vida, gestos, e ações, Jesus apresenta-se como o sacramento vivo de Deus em
unidade com todos os homens e mulheres.
1
- Leitura de um dos texto em grupo: Mc 8, 22-26; Mc 7, 31-37; Mc 6, 34-39; Jo
8, 1-11; Mc 5, 21-43;
Mt
14, 25-32.
2 - Completar
o esquema:
• Tipo de
encontro
• Personagens
• Gestos de
Jesus
• Palavras de
Jesus
• Exigências
de Jesus
• Coisas que
Jesus usa
• Respostas
dos tocados e curados por Jesus.
CONHECENDO
JESUS
CRISTO
|
O QUE JESUS FAZ?
O que
faz Cristo com suas mãos?
A quem
toca?
Com quem se
relaciona?
A que obras
dá mais importância?
Para pesquisar:
Mt
4,23-25 Mt 20,26-28 Mt 6,1-4 Mc 2,15-17
Mt
Mt 9,18-31 Mt
19, 13-15
|
O QUE JESUS SENTE?
O que está
no coração de Cristo?
Que
sentimentos vive e tem?
A quem ama?
O que
valoriza e aprecia?
Por que se
alegra?
O que o
entristece?
Para pesquisar:
Mt
6,19-21 Lc 6,27-38 Mt
|
ONDE
JESUS ANDA?
Que
caminhos percorrem os pés de Jesus?
Que
lugares visita?
Que
esforços realiza?
Que
metas se propõe?
Para pesquisar:
Mt
7,13-14 Lc 6,12-16 Mt 8,18-22
Lc 10,29-37
Mt 9,35-38 Lc 24,13-15
Mt
16,24-26 Jo 10,1-15 Mt 18,12-14
|
O QUE JESUS PENSA
Quais
as preocupações de Jesus?
Que
pensa?
Com
que sonha?
A
que dá valor?
Por
que faz as coisas?
Para pesquisar:
Mt
5,3-12 Mc 15,16-20 Mt 6,1-34
Lc
12,22-32 Mt 7,7-11 Jo
|
O QUE JESUS FALA?
Quais
são as palavras que mais pronunciou?
De
que fala?
Com
quem dialoga?
O
que ensina e prega?
Que
denuncia?
Para pesquisar:
Mt
Mt
7,1-5 Lc 11,42-44 Mt 11,25-30 Lc 15,1-32 Lc 10,1-18
|
38 - PAINEL SIGNIFICATIVO
Material necessário
– Papel pardo ou
manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas.
Desenvolvimento
– Essa dinâmica é
para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se disporá em
círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma figura ou
qualquer outra coisa que expresse um encontro que tenha tirado para sua
vida da palestra ou aula dada. Cada um
terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo ou
manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.
Compartilhar – Repensar em grupo sobre a mensagem
ouvida e compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade para o crescimento cristão.
39 - FÁBRICA DE PERGUNTAS
Objetivo: dinamização da leitura bíblica.
Destinatários: catequizandos de todas as idades.
Desenvolvimento:
Destinatários: catequizandos de todas as idades.
Desenvolvimento:
1.
Selecionar,
com a ajuda dos participantes, um texto bíblico considerado de difícil
compreensão.
2.
Formar
equipe de três ou quatro pessoas. Cada equipe deverá ler o texto e formular
pelo menos cinco questões a respeito dele, começadas com:
n quem...?
n como...?
n por quê...?
n quando...?
n
onde...?
3.
À
equipe que conseguir formular o maior número de questões originais (isto é, que
não forem repetidas por outros grupos), será prometido um prêmio surpresa.
4.
Cada
equipe entrega sua lista de questões.
5.
O
animador vai anotando as questões no quadro e, por fim, faz a apuração.
6.
A
equipe vencedora receberá, então, o "prêmio surpresa": terá o
privilégio de responder objetivamente a todas as questões dos demais grupos!
7.
As
questões que a equipe vencedora não conseguir responder poderão ser respondidas
por qualquer participante.
8.
Por
fim, todos recebem um prêmio pela participação (uma bala ou fruta, por
exemplo).
Avaliação
n
A
dinâmica ajudou o grupo a compreender melhor o texto bíblico? Por quê?
n
Como
utilizar a "pedagogia das perguntas" na leitura bíblica pessoal e
diária?
40 - TRABALHANDO TEXTOS:
Escolher um
texto bíblico.
- Leitura do
texto em grupo;
- Alguém
conta com suas próprias palavras o texto;
- Dar um
título ao texto;
- Destacar as
atitudes mais importantes do personagem;
- Um
participante assume o papel do personagem e o grupo faz uma entrevista, a
partir do texto;
- Todos os
personagens são apresentados por ordem e cada grupo cria e escreve uma frase
para caracterizá-lo.
Usar um pequeno texto que fala o que é
a Bíblia.
- Cada
participante dirá ou escreverá: - O que conheço da Bíblia?
- Em grupo,
juntam as idéias de cada um, escrevem um pequeno texto e lêem ao grande grupo.
- Todos
recebem um texto elaborado, como o abaixo, e, após a leitura, fazem um
complemento ao que foi feito em grupo.
A Bíblia é livro
inspirado por Deus. É fruto da inspiração de Deus e do esforço humano. Nasceu
da vontade do povo de ser fiel ao Deus Javé, Deus único e libertador (Dt 6,
20-25).
Ela é uma espécie de
biblioteca, contém 73 livros diferentes.
Dividida em Antiga
Aliança e Nova Aliança, a Bíblia é uma história de libertação que inspira até
hoje a luta do povo para se livrar das estruturas de morte.
A Bíblia e a Vida
caminham juntas. Ela ajuda a iluminar os fatos, os acontecimentos e nos faz
entender melhor os sinais de Deus em nossa vida, que nos cria e nos liberta
continuamente.
A Bíblia, podemos dizer,
surgiu da terra e da vida do povo. Primeiro foi vivida, depois foi contada, de
geração em geração. Só
mais tarde foi escrita, num longo mutirão que durou muito tempo e com a
contribuição de muita gente.
Apresentar o texto elaborado com as
dinâmicas abaixo.
a) Leitura do
texto.
b) Desenhar o
texto em forma de quadrinhos (1.º grupo).
c) Ilustrar o
texto com gravuras (2.º grupo).
d) Criar uma
oração sobre a Bíblia, inspirando-se no texto (3.º grupo).
e)
Entrevistar a Bíblia como se fosse uma personagem (4.º grupo).
f) Criar um
canto utilizando as palavras principais do texto (5.º grupo).
g) Escrever
uma mensagem inspirada no texto em cartões e distribuí-los a cada participante
(6.º grupo).
h) Preparar
um grupo para falar num programa de rádio, sobre o tema Bíblia (7.º grupo).
41 - DINÂMICA DA
PARÁBOLA – Mt 18,
23-35
Divisão
da turma em grupos com as seguintes tarefas:
GRUPO 1 – Leitura do texto. Um dos
participantes do grupo conta depois, em plenário, a parábola. A catequista
observa a fidelidade à mensagem. Caso esta atividade seja dada num curso de
formação de catequistas, deve-se observar também a maneira de narrar e a
comunicação da(o) catequista com os catequizandos.
GRUPO 2 – Encenação da parábola.
GRUPO 3 - Leitura
do texto. Analisar as atitudes das diversas personagens. Qual a mensagem?
GRUPO 4 - Leitura
do texto. Procurar algum fato semelhante, hoje, e encená-lo.
GRUPO 5 - Ilustração
da mensagem com gravuras.
GRUPO 6 – Desenhar uma história em quadrinhos
com legendas.
GRUPO 7 - Composição de uma oração, ligada à
mensagem da parábola, para ser rezada com a turma toda. Pode ainda ser
escolhido um canto com a mensagem da parábola. Esta pequena celebração encerra
o trabalho todo.
42 - VIVER A PALAVRA DE DEUS
Duração: 10min.
Material: uma tigela ou copo com água, um giz,
uma pedra e uma esponja.
Esta
dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e
transmitir a palavra de Deus aos outros.
Desenvolvimento: Coloque a tigela de água em local
visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação
de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra
de Deus. Também pode tomar algum texto Biblíco que fale sobre evangelização,
entrega e mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao
encontro da realidade que o dirigente e de cada grupo.
1. água: fonte que
restaura e purificação e que gera vida.
Simboliza
aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.
2. giz: feito de cal e
que absorve para si toda água.
Simboliza
pessoas que recebem a Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar
e testemunhá-la;
3. pedra: material
rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.
Pessoas
que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas
vidas como vaso nas mãos do oleiro;
4. esponja: depois de
molhada absolve uma certa quantidade de água, assim que apertá-a ela transmite
o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura.
É
a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e
modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.
43 - LUZ DO MUNDO
Duração: 20 min
Material: uma vela para cada participante,
ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou em sala que possa ter as janelas
fechadas), fósforo ou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta., durex ou
barbante
Sentados
em circulo, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por
alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente.
Comentar
sobre a escuridão do ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro,
o que eles fazem quando acaba a luz.
O
coordenador acende uma vela e lê o texto de Mateus 5. 14-16
Perguntas:
O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de
mim? (coloque a vela acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha
frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma
vela, ficaria mais claro?
O
coordenador levanta e dá a cada participante uma vela, mas não acende. Ficou
mais claro? Não, por que? O que falta?
Cristo
disse que ele era a luz do mundo, de que luz ele está falando? Ele quer
iluminar os cantos escuros do mundo, como? Através de sua Palavra, de seu amor,
de sua morte na cruz.
O
coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre
Cristo e ele começa colocando a chama de sua vela na do vizinho do lado
(atenção com os cabelos e com pingar cera derretida sobre as pernas), dizendo
algo como: “Cristo te ama”, cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho
ao lado, falando uma frase diferente.
Agora
ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo
diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz?
Deixar
um momento de reflexão e oração; acender as luzes da sala e apagar as velas.
Pedir que falem sobre o que pensaram e sugerir uma atividade para levar a luz
de Cristo para outros:
Escrever
num pedaço de papel o versículo ou a frase que lhe foi dita ao acender a vela.
Atar o papel à vela, com durex ou barbante (de forma que possa ler o escrito);
presentear esta vela aos pais ou a um amigo.
44 - LUZ VERSUS MEDO
Material: uma vela para cada participante,
fósforo ou isqueiro e 2 bexigas (bola inflável).
Encha
as duas bexigas e deixe escondidas; você vai precisar de um ajudante para
estourá-las no momento combinado, sem que os outros saibam. A sala precisa
estar completamente escura. Conduza os participantes a fazerem silêncio e
diminuirem a agitação. Quando a sala estiver quieta, o ajudante estoura a
bexiga. Acenda uma vela, mostre a causa do barulho e pergunte quem se assustou
e porque. Direcione a conversa para o valor da luz, pois quando estamos nas
trevas até mesmo uma coisa simples como uma bexiga estourando nos assusta.
Compare
com Jesus ser a luz da nossa vida. Chame a atenção dos participantes para a
iluminação; quem está em destaque, quem está no escuro, se todos podem ver uns
aos outros bem. Converse se no mundo é assim; como as pessoas vêem a presença
de cada um dos participantes; como o falar sobre Jesus e a salvação é como ter
uma vela acessa. Comece a falar sobre a importância de haver mais luzes acesas
(Jesus).
Dê
a cada um uma vela e a acenda com a sua; fale de como espalhar o Evangelho.
Assim que a sala estiver toda iluminada, estoure a outra bexiga. Converse sobre
a diferença no susto - maior ou menor que enquanto estava escuro, e o quanto a
luz de Jesus nos afasta e nos ajuda a lidar com medo e sustos da vida. Encerre
com uma música relacionada ao tema.
45 - UNIÃO FAZ A FORÇA -
ECLESIASTES 4. 9-12.
Material: fios finos de barbante ou de lã
(pedaços de mais ou menos 30cm) ou palitos de churrasquinho.
Distribuir
entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a
aparência, utilidade e propósito daquele pedaço de barbante, (cerca de 2
minutos, para não ficar cansativo).
Pedir
que eles arrebentem e observem como foi fácil.
Depois,
pedir que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de
barbantes e pedir a alguns voluntários que tentem arrebentar este feixe.
Observem
como fica mais difícil se a medida que o feixe fica grosso. Para concluir leia
o texto bíblico e discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo.
46 - O 13º DISCÍPULO
Material: Cartolina, espelhos (ou papel
alumínio ou folha metalizada que reflita imagem), cola.
Faça
um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o
espelho. Do lado de fora escreva: Quem é o 13o discípulo?
Mostre
os cartões, sem abrir. Diga às crianças que terão a semana toda para tentar
responder à pergunta e que no próximo encontro receberão o cartão com a
resposta.
Prepare
e distribua uma lista de tarefas a fazer que poderão ajudá-las a encontrar a
resposta:
-
procurar na Bíblia;
-
memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus;
-
conversar e entrevistar adultos, pastores, etc..
No
encontro seguinte ouvir os relatos e entregar os cartões. Depois que as
crianças o abrirem conversar sobre as reações ao ver sua imagem refletida, como
e porque cada um é o 13o discípulo, etc..
Escrever
o texto de João 15.14 nos
cartões.
As
crianças podem então preparar um outro cartão para presentear ou preparar
convites ou mensagens para distribuir a amigos.
47 - BENDITAS SEJAM
ESTAS MÃOS
1. Iniciar com canto de
louvor.
2. Leitura Bíblica:
Marcos 8. 22-25
3. Reflexão:
"Se
os olhos são o espelho do corpo, as mãos são o espelho da alma" (Zélia
Duncan)
Jesus
usou o toque das mãos para curar. Portanto, não precisamos ter receio em
bendizer, abençoar e tocar as pessoas concretamente (ao invés de uma
"imposição aérea" das mãos), proclamando as poderosas palavras da
graça de Deus.
4. Bênção:
Convide
as pessoas para que formem 2 círculos, um interno e outro externo (uma pessoa
de frente para a outra, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê a primeira
frase e as outras repetem. Depois, as pessoas do círculo externo andam um passo
a direita (para ficarem de frente para outra pessoa e formar um novo par, de
mãos dadas). A pessoa que coordena lê então a segunda frase, as demais repetem
e trocam de lugar; assim sucessivamente até a 12a frase.
Bênção das mãos (Diann
Neue)
Convite: Olhemos nossas mãos, descubramos o
seu poder e sua ternura, e bendigamos as nossas mãos.
Benditos
sejam os trabalhos de nossas mãos
Benditas
sejam estas mãos que tocaram a vida
Benditas
sejam estas mãos que criaram coisas belas
Benditas
sejam estas mãos que contiveram a dor
Benditas
sejam estas mãos que abraçaram com paixão
Benditas
sejam estas mãos que plantaram novas sementes
Benditas
sejam estas mãos que cerraram seus punhos com indignação
Benditas
sejam estas mãos que levantaram colheitas
Benditas
sejam estas mãos que se endureceram com o tempo
Benditas
sejam estas mãos que se enrugaram e se feriram trabalhando pela justiça
Benditas
sejam estas mãos que se deram e foram recebidas
Benditas
sejam estas mãos que sustentaram as promessas do futuro
Benditos
sejam os trabalhos de nossas mãos
5. Encerrar com um Canto
48 - ABRA O OLHO MEU
IRMÃO.
Material: Dois panos para fechar os olhos e
dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cassetete.
Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos
cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga
de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo
apenas assiste.
Assim que inicia a "briga", o
coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos
de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente
para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador
retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate
sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.
A
reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir
algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x
posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e
solidarizar-se com o oprimido, etc.
Alguns
questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se
sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a
postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade?
Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados?
Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje?
Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não
enxergam?
Sugestões de textos: Marcos 10, 46 -52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.
49 - NOME E SIGNIFICADO
Consiga
com antecedência um livro de Nomes e seus significados (em algumas bancas de
jornal são vendidos livros de "3000 nomes para o seu bebê" por
exemplo).
Pesquise
os nomes de todas as crianças do seu grupo, e os significados.
Prepare
fichas, na forma de quebra cabeça - uma parte é o nome, a outra é o
significado.
Distribua
duas partes para cada criança: pode ser o nome dela mesma, ou outro nome, e
sempre com o significado desencontrado.
Diga
às crianças que andem pelo salão, procurando encontrar pares corretos de nome e
significado, montando cada quebra-cabeça numa mesa ou no chão, a medida que
encontram os pares; até que todos os nomes tenham sido montados.
Cada
criança deve então pegar o seu próprio nome com o significado correto e depois,
um a um, lêem em voz alta o seu nome e o significado para os demais.
Você pode então promover
uma conversa com elas:
Quem
se surpreendeu com o significado do seu nome? porque?
Quem
passou a gostar mais do seu nome depois de saber o que significa?
Por
que nosso nome é importante para nós?
Será
que Deus sabe o nosso nome?
O
que quer dizer o texto de Isaías "Chamei-te pelo teu nome, tu és
meu!" e o que isso tem de importante na nossa vida?
Quais
eram os nomes de Jesus (Emmanuel, Cristo, Nazareno, etc..) - pesquisar na
Bíblia os seus significados, etc..
50 - AMAR AO PRÓXIMO.
Duração:
30 min.
Material: papel, lápis.
Divida
a turma em grupos ou times opostos.
Sugira
preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e
1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe
cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o
outro grupo.
Após
este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e
perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe
as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se
você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito
mais fáceis?
E
a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como
isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo
como a ti mesmo".
Como
nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas
difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre
com uma oração.
Se
houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas
todos os grupos se ajudando.
3 comentários:
Maravilhoso essas dinâmicas . Me ajudou muito e tem um conteúdo muito rico para os catequistas.
Muito grata!
Parabéns aos criadores das Dinâmicas. Tenho certeza que será muito útil ao nosso propósito de catequista para encantar mais ainda as crianças jovens e adultos que trabalhamos. Abençoadas sejam nos todos os Cristãos inspirados em Jesus!
Muito obrigada por copartilhar conosco tantas ideias inspiradoras!
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