CONHEÇA!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O FORMADOR É UM "ARTISTA"!

Coisas boas precisam ser partilhadas!

No sábado estive num curso para formadores aqui na nossa arquidiocese. Numa fala da nossa Coordenadora Arquidiocesana, Ir. Sandra, ela fez uma partilha muito rica e interessante conosco sobre o que significa "FORMAR".

Ela comparou a "formação" ao "se colocar dentro de uma forma" ou molde: como se faz, por exemplo, para produzir peças de gesso em série. Muitas formações pretendem justamente isso, criar um "modelo" de catequista dentro de um perfil "engessado" - precisa ser “assim”, “assado”, dessa cor, desse tamanho, desse formato, ajustar aqui, ali.

Depois ela nos mostrou a escultura da Pietá de Michelangelo...


Olhem para essa peça e a riqueza com que ela foi esculpida pelas mãos do artista. É uma das obras mais belas produzidas por mãos humanas. Muito mais que uma mãe pranteando o filho, ele mostra o interior de suas almas: dele, o artista, e também dos personagens de sua obra.

Olhem o semblante de Maria...


Vejam como ali, na escultura, uma mulher em toda a sua fragilidade parece muito maior que o filho, um homem feito e adulto. Observem a paz do seu semblante, sem prantos ou pesar. Apenas a paz, aceitação de que “foi feita a Sua vontade e não minha”.

E corpo e o  rosto de Jesus...


Sem chagas ou sangue, apenas o abandono nos braços da mãe. Ele novamente se tornou pequeno e filho, como todos nós o somos e nos abandonamos nos braços de nossa mãe, Maria...


 Michelangelo transformou o mármore em arte. Sublime arte! Ele não colocou o material numa "forma" ou molde para sair dali uma peça. Ele esculpiu com mãos e cinzel e  tirou de dentro da pedra o que ela tinha de mais belo para mostrar. Ele resgatou o que estava “dentro”. Traduziu em “arte” o interior da pedra e o seu interior, a concepção que tinha de Deus. Isso é ser um "formador" de verdade. A formação é isso. Não é para "ajustar" ninguém a um molde. É para esculpir e tirar do material bruto, aquilo de mais belo, aquilo que se esconde e está pronto a se mostrar. O formador é um artista!


(Palavras de Ir. Sandra, com adaptações aqui e ali por estar reproduzindo sem anotações).

Angela Rocha

2 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Maravilhosa partilha! Paz de Cristo, querida!

Monte Cristo e Promorar disse...

Também digo obrigada!