CONHEÇA!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SOU CATEQUISTA EM FORMAÇÃO - Ângela Rocha

 
 
MINHA PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos de Londrina – PR, conhecida como a “Igreja do Shangri-lá”, foi construída na década de 1940 junto ao Seminário Vicente Pallotti. Na época, estava localizada fora do perímetro urbano da cidade, na estrada para Nova Dantzig, atual cidade de Cambé. Hoje, essa antiga estrada é a conhecida Avenida Tiradentes, uma das mais movimentadas da cidade. Em 1958 ela foi declarada “paróquia” pela Diocese de Londrina.

A Pastoral Catequética funciona na paróquia com uma coordenadora e uma Vice. Atualmente conta com 16 catequistas e 4 auxiliares. São 144 catequizandos distribuídos em cinco etapas da catequese. Três de Eucaristia e duas de Crisma. Em média 12 crianças/adolescentes por turma.

Nossa catequese segue o Tempo Litúrgico e vai do Tempo Pascal a Tempo Pascal. O sacramento da Primeira Eucaristia acontece no primeiro domingo após a Páscoa e o da Crisma perto de Pentecostes, dependendo da agenda do Bispo. Na semana seguinte à Primeira Eucaristia inicia o "ano catequético" e as crianças mudam de etapa, com intervalo pequeno em julho (ferias escolares) e um intervalo maior no final do ano, dezembro/janeiro. Este ano recomeçamos a catequese em fevereiro. Se o carnaval é mais cedo ( no começo de fevereiro) começamos depois dele.

As inscrições são feitas antes de recomeçar a catequese: em fevereiro, mas, no final do ano (novembro), já começamos a fazer uma "pré-inscrição" daqueles que já estão caminhando.

As crianças que são inscritas em fevereiro para o 1º ano, só começam mesmo os encontros formais com as catequistas, junto com os outros, no Tempo Pascal, depois da 1ª eucaristia. Até lá, todo domingo, uma hora antes da missa da catequese (que é às 9h30) eles são recebidos junto com seus pais e fazemos atividades lúdicas, contamos historias. Uma espécie de "pré-catecumenato", "anúncio". Temos então nove ou dez domingos para fazer o "Querigma” com as crianças e os pais.

Quanto à formação de catequistas, sempre temos a Semana Catequética em fevereiro, com 03 dias de formação. Este ano teremos: Um dia sobre a CF 2014, um dia sobre Protagonismo Catequético, um dia de Espiritualidade com leitura Orante; uma formação com os pais e, no Sábado, será feita uma manhã recreativa com os catequizandos e catequistas.

Temos programado também um encontro mensal com os catequistas para formação. Sempre numa noite de quarta e uma tarde de sábado, falando sobre o mesmo tema, para atingirmos todos os catequistas. Começa nos dias 19 e 22 de fevereiro. Temos também cinco pessoas que estão começando agora na catequese. Alguns retornando depois de algum tempo afastados, outros começando.

A Catequese de Adultos não é vinculada à Pastoral Catequética e é coordenada pelo Pároco. O grupo de jovens da paróquia assume a catequese de adolescentes “fora da faixa etária” normal. A Catequese de Batismo e do Matrimônio são feitas por outras pastorais.

E é isso! Um pouco da nossa caminhada por aqui...

Ângela Rocha
Londrina – Paraná.

Nenhum comentário: