CONHEÇA!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SOU CATEQUISTA EM FORMAÇÃO - Janice Santos

MINHA PARÓQUIA

Paróquia Divino Espírito Santo - Comunidade João Paulo II
Arquidiocese de São Paulo – Região Belém

Nossa comunidade surgiu em 1980, pela ação de um missionário, Padre Jose Dillon, SVD . A vinda do Papa João Paulo II ao Brasil pela primeira vez, inspirou o nome da comunidade, que mais tarde escolheu como padroeiro, São João Batista, pela data da fundação da comunidade coincidir com a celebração litúrgica do seu martírio.

Anos mais tarde, padres espiritanos assumiram nossa comunidade que tornou-se paróquia  a menos de 10 anos.Hoje, a paróquia tem  9 comunidade  com realidades bem distintas.

Temos uma coordenadora de catequese em cada comunidade e uma coordenadora paroquial que ajuda o vigário, responsável pela catequese.

Vivemos um momento de transição em relação à catequese, buscando desenvolver um itinerário próprio. A partir deste ano, a catequese terá duração de 02 anos, com início na quaresma e ainda sem data para a celebração da Eucaristia.

Não temos formação para catequista em nossa paróquia, apenas dois encontros anuais de duas horas, com temas escolhidos pelos próprios catequistas.

Existem formações a nível de região e arquidiocese, mas, infelizmente nem sempre somos informados das datas.

Janice Santos

São Paulo – SP.

Nenhum comentário: