CONHEÇA!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SOU CATEQUISTA EM FORMAÇÃO - Rui Flexa


Minha Paróquia

A Paróquia São Pio X em Aracaju/SE, foi fundada em 1958 pelos franciscanos Frei Gerônimo e Frei Augusto. A paróquia pertencente à Diocese de Aracaju a qual foi ereta pelo então Papa Pio X, hoje São Pio X Papa da Eucaristia e co-padroeiro da diocese.

A Paróquia tem como administrador paroquial o Pe. José Soares de Jesus.

No momento a Catequese não segue o tempo litúrgico, nós começamos geralmente em fevereiro e vamos até o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição (8 de dezembro), padroeira do Estado, uma tradição da comunidade.

A Catequese funciona na paróquia com duas coordenadoras. São dois anos na preparação para a Eucaristia (2 etapas) e 1 ano e meio para a Crisma, sendo que esta última está sendo reformulada por questões de conflitos internos (lamentável!).

As inscrições acontecem em janeiro e iniciam os encontros em fevereiro. Os encontros começam com a missa às 08h e em seguida são feitos os encontros, às 09hs.

Em relação à formação de catequistas, além da Escola Catequética da Diocese, há formação a cada dois meses, mais uma formação com o próprio Pároco uma vez no mês. Também temos as formações realizadas pelo Vicariato, uma por semestre.

Temos o Movimento Novo Passo que faz a catequese de perseverança (adolescentes). A Catequese de Adultos e a Catequese de Batismo são feitas pela Pastoral do Batismo e o Matrimônio pela Pastoral Familiar.


Aracaju - SE