CONHEÇA!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES DE DINÂMICAS

1-CABO DA PAZ: Material: 2 cordas de mesmo tamanho, 1 saco plástico( não transparente) e bombons ou balas em igual número para os participantes
. -Dividir o grupo em duas equipes, - fazer um circulo onde o catequista fica no meio, com uma equipe à sua direita e outra na esquerda;
 - dizer aos participantes que você tem um saco preso a duas cordas com uma surpresa para todos. Cada equipe deve puxar a corda até o saco arrebentar e soltar a surpresa dentro do círculo. Se a surpresa cair fora do círculo, todo o conteúdo do saco será do catequista;
 -cabe aos catequizandos rasgar o saco plástico juntos, mantendo o conteúdo dentro do círculo.
                                            
2- DANÇA DA LARANJA: As crianças deverão dançar em dupla segurando uma laranja com a testa, que permanecer por mais tempo ganha.

 3- CARIMBADA DE TODOS OS SANTOS: Demarcar o chão ,com giz, uma quadra de vôlei. Dividir o grupo de catequizandos em duas equipes(A e B). cada uma fica com um campo.
Uma equipe começa com a posse da bola. Um jogador joga a bola tentando acertar alguém da outra equipe. Os integrantes da equipe “atacada” não devem deixar a bola bater em seu corpo, se isso acontecer, diz-se que ele foi “carimbado”, mas se ele pegar a bola, sem deixar cair no chão, ele continua jogando normalmente.
Quando um participante for “carimbado”, ele é chamado a ser santo e deve ir pro “campo céu” de sua respectiva equipe, que fica logo atrás da linha que delimita o campo adversário. O participante carimbado escolhe um crachá com o nome de um santo. O jogo continua....mas começa a ficar complicado, pois cada participante representado por um santo também pode, do céu, carimbar os da equipe adversária. Ganha a equipe que mandar todos os componentes da outra para o céu.

4- PULA GANGURU: Divida a equipe em grupos de 5. Marque duas linhas no chão separadas por uma distância de 2 metros. Ao sinal de largada, 5 catequizandos com os joelhos amarrados deverão deixar a linha de partida para encontrar seus pares na outra linha. A partir desse momento, o primeiro que retornar á linha de partida será o vencedor da brincadeira.

5-ALELUIA: Essa brincadeira deverá ser realizada em locais fechados e escuros,por exemplo, uma sala de reunião. Escolha um”pegador” apague as luzes e ele vai atrás das pessoas no escuro. Ninguém enxerga nada e isso pode ser superdivertido,mas deve-se tomar cuidado para não se machucar. Quando o “pegador” encostar em alguém deve dizer:” Jesus ressuscitou!” e a pessoa que foi tocada responde:”Aleluia”. Pela voz da pessoa o pegador deverá descobrir quem é, se acertar, a pessoa encontrada será o pegador, se errar continua. Ganha quem não for pego.

6-CORRE CRISTÃO: Formar um circulo com os catequizandos,pedindo um voluntário para iniciar a brincadeira. Ele receberá uma Bíblia pequena e deverá dar uma volta ao redor do circulo, cantando com o grupo o refrão abaixo: ”Corre, Cristão, com a Bíblia na mão! Doa ao irmão o seu coração! Palavra de Deus no chão....” O catequizando pergunta: “Posso evangelizar?” O grupo responde:”Pode!” Ele então pergunta:”quantas voltas?” O grupo diz o número de voltas, que variar de 1 a 3. O catequizando que está com a Bíblia corre em volta do circulo conforme o pedido do grupo e em seguida deixa a Bíblia atrás de um colega. Nesse momento o escolhido pega a Bíblia deixada pelo colega e sai ao encontro dele. Caso consiga alcançar, este deverá abrir a Bíblia e presentear o grupo com um versículo, do contrário, a brincadeira se inicia novamente com aquele que está com a Biblia na mão saindo para semear a palavra de Deus entre os irmãos.

 7- DANÇA DA ABELHINHA: Formar um grande círculo com os catequizandos. Conversar sobre a forma de comunicação das abelhas, em que através do movimento do corpo estabelecem a noção de localização da flor encontrada. Apresente um crachá com o desenho de uma abelha, que ficará com uma pessoa do grupo. Ao iniciar a música, a pessoa que está com o crachá cria uma maneira de dançar e o grupo a copia. Quando perceber que o grupo está familiarizado com o movimento apresentado, o crachá será entregue para outra pessoa, que dará sequencia a dança, porém da sua maneira. O crachá deverá circular por todos do grupo. Livro: Jogos e brincadeiras para a catequese.

 Rogério Bellini

(Colaboração da catequista Andreia Duarte - Santa Maria –RS)


Nenhum comentário: