CONHEÇA!

domingo, 23 de agosto de 2015

AGOSTO E SUAS CONFUSÕES: TUDO CULPA DOS ROMANOS!


Estamos em AGOSTO, mês das vocações. Onde se comemora, entre outras datas, o DIA DO CATEQUISTA. Que este ano é dia 30 de Agosto.

Mas, peraí! Não é dia 23 de agosto, no quarto domingo? De fato, em algumas dioceses e paróquias, comemora-se do Dia do catequista hoje, dia 23 de agosto de 2015.

Formalmente a Igreja do Brasil comemora o Dia do catequista no último domingo de agosto. Ou seja: no primeiro são as vocações sacerdotais, no segundo a vocação familiar, no terceiro a vocação religiosas e no quarto domingo a vocação dos leigos, incluindo aí os catequistas. Mas, quando agosto tem cinco domingos, o catequista, por ser uma das vocações que a Igreja considera primordial na evangelização, ganha um domingo só pra ele. Então, este ano, formalmente, o dia do catequista é 30 de agosto, mas, algumas paróquias e dioceses comemoram ainda no 4º domingo conforme a sua conveniência e disponibilidade no calendário. Esta ocorrência costuma acontecer a cada 3 ou 4 anos e se repete dois anos seguidos, pois agosto é um dos meses do ano que tem 31 dias. Tivemos cinco domingos em 2014 e 2015, teremos novamente em 2020, 2021, 2025, 2026, 2031, 2032...

Falando em AGOSTO, o nosso mês das vocações, e suas cinco semanas completas em alguns anos, tem uma coisa curiosa sobre ele...

O nome original deste mês era "Sextilis" por ser o sexto mês do ano. O nome foi substituído em 8 d.C. por "Augustus", para homenagear o imperador César Augusto, já que o imperador Júlio Cesar, em 44 a.C também renomeou o quinto mês do ano, "Quintilis", com o nome dele "Julius". 

E tem mais uma coisa! Para ajustar o calendário em 365 dias,a cada dois meses, um dos meses tem 31 dias certo? Mas, sabem porque julho e agosto tem 31 dias em sequencia um do outro? Porque o imperador Augusto não admitiu que o mês de Júlio Cesar tivesse mais dias que o dele. Aí, arrancaram mais um dia lá de fevereiro que, coitado, tinha 29, e passou a ter só 28 dias. O fato dele ter 29 dias a cada 4 anos é para ajuste do calendário solar. O ano é, na verdade, um pouco maior do que esse número redondo de 365 dias (0,242 dia, para sermos exatos), então adicionou-se um dia extra a cada 4 anos, para oficializar o dia extra no fim de fevereiro - dia 29 nos anos bissextos.

Ângela Rocha - Catequista

Fonte de pesquisa: "Guia de Curiosidades  Católicas", Evaristo de Miranda e outras.

Nenhum comentário: