CONHEÇA!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ROTEIRO DE ENCONTRO CATEQUÉTICO – NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JESUS



Criação: Neto Soares – Pindamonhangaba - SP





A
N
T
E
S
Interlocutores
(Catequizandos)

Primeira Eucaristia: 2º tempo/etapa

Idade: 9 a 10 anos
Duração

1h e meia
Local

Sala de catequese
Tema/Conteúdos

 Nascimento e Infância de Jesus
Objetivo(s)
- Anunciar aos catequizandos que o filho de Deus fez-se homem entre nós, nasceu em Belém, numa gruta, símbolo de pobreza. Auxiliando os catequizandos a entenderem que Jesus é o Filho de Deus que veio ao nosso encontro por amor, para nos libertar e salvar do pecado e da morte. Ele se fez criança, como nós, pobre e simples, mostrando que Deus está em todos os lugares, principalmente para aqueles que mais sofrem.

OBS.: precisamos nos lembrar que OBJETIVO, não é o que "eu vou fazer", mas, o que eu "pretendo com isso". Então vamos pensar assim: O que você quer despertar nas crianças falando do anúncio? Do nascimento? Da infância de Jesus?

Material
(Recursos)
 Vela, Bíblia, Mapa da Palestina, Cartolina. Figuras presentes nas passagens que serão abordadas.








D
U
R
A
N
T
E








Passos
metodológicos
Acolhida/Motivação
Todos se abraçam e desejam para o amiguinho um bom encontro de catequese. Tocar no violão e cantar: A alegria está no coração.

Além de acolher as crianças com o abraço e a música, aqui se deve MOTIVAR AO TEMA, despertar interesse e atenção ao que se vai falar.

Por exemplo, deixar exposto uma figura ou um cartaz que leve as crianças a curiosidade de saber do que se vai falar.

Já que vai falar do nascimento, pode ser até um berço de palha no centro da sala. Ou mesmo utilizar uma dinâmica.

Palavra:
Mt 1,21-25 (leitura), Lc 2, 1-20 (contar com as suas  palavras).
Oração
Ave-Maria pausadamente

(Trabalhar o entendimento da oração lembrando que as palavras ditas na oração são do Anjo Gabriel e de Isabel)
Atividades educativas
- As figuras relativas ao texto lido e comentado serão coladas na cartolina seguindo a ordem dos acontecimentos, ex: Anjo, Maria, Imperador (que ordenou o recenseamento), José, menino (bebê), Pastores, Jesus Menino no templo etc.

- As crianças serão divididas em duplas e deverão, com suas palavras recordar os fatos narrados pelo catequista, apoiados nas figuras da cartolina.

 -Perguntas, trazendo para nossa realidade os fatos daquela época:

- Assim como os pastores acreditaram no Anjo que anunciou a mensagem de Deus, como nós recebemos a palavra de Deus, procuramos entender e praticar a palavra de Deus? Como?

- Se acreditamos que Jesus está sempre conosco, como devemos agir com relação ao próximo?



Compromisso
(sócio-transformador)
 - Depois das reflexões, tentar descobrir (ver com as crianças se eles conhecem) alguma família do bairro que seja carente e que tenha um recém-nascido ou um bebê pequeno em casa. (Fazer com que as próprias crianças tenham idéias sobre o que levar à família: fraldas, leite, bolacha, etc...). Combinar a visita à família pelas crianças da catequese.


D
E
P
O
I
S



Avaliação

Fazer uma avaliação da receptividade das crianças ao tema. Pontos positivos e negativos.


Nenhum comentário: