CONHEÇA!

segunda-feira, 27 de março de 2017

COMO FAZER UM "AMBÃO DA PALAVRA" EM SUA SALA DE CATEQUESE...

Acredito que com muito amor e dedicação, a catequese frutifica em Evangelização. Mas, acredito ainda mais, quando vejo a CRIATIVIDADE de nossos catequistas. Que, muitas vezes, sem recursos financeiros, sem estrutura e espaço adequado, conseguem transformar a catequese em espaço litúrgico e simbólico, apenas com pedaços de papelão e tinta.


Este é o "Espaço da Palavra" que a Lilissane, catequista da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Capela São Marcos, em Dourados - MS, criou na sua sala de catequese. 

 

Sou catequista há dois anos. E em nossas formações vejo falar do novo modelo de sala de catequese, e a importância dos símbolos na evangelização. Incomodava-me muito não ter a estrutura que os formadores falavam e como nossa comunidade não tem muito recurso, decidi tentar "inventar" e deu certo. Comecei pensando no "ambão" da Palavra, um espaço que favorecesse a leitura e proclamação do Evangelho nos encontros. Gostei do resultado e minhas colegas catequistas também. Futuramente claro, o ambão será substituído por madeira.

A sala de catequese também é partilhada e a evangelização acontece aos poucos, então a lousa permanece, porém, é pouco usada.


Esses são os materiais necessários: caixa de papelão (as que usei são de ar condicionado, o que facilitou), tubos de papel (geralmente encontrados com descarte em papelaria e lojas de tecido), cola branca, tinta a base de água ou a óleo, pincel, tesoura, régua, alicate, fita branca ou durex, estilete,  e arame maleável.


Esta é uma caixa, onde coloquei peso dentro (opcional), revesti ela com uma camada de papelão, para ficar bem firme. Depois encapei com papel e cola branca e pintei.



Essa é a parte que dá suporte à bíblia no ambão.
O primeiro passo é abrir os lados da caixa onde ficara a bíblia. Logo depois marquei as medidas de 2cm largura por 5 cm de altura, onde perfurei com o próprio arame para firmar mais a mesa da palavra, então amarei de ambos os lados e....

 

 ... voltei a tampa para baixo na altura indicada (5cm).

 

A foto ao lado direito retrata bem as medidas que podem ser maiores ou menores dependendo do gosto e material disponível.

Para que haja uma boa estrutura indico depois de toda a estrutura fazer uma nova colagem de papelão nas medidas interna e externa. Isso permitira que o móvel fique mais firme.
Depois de tudo isso pronto envolva a mesa da palavra com jornal velho ou qualquer outro papel que será descartado. Deixe secar e pinte. Caso não tenha verniz para envernizar, pode-se usar a própria cola branca para impermeabilizar.

 

Para por a vela na mesma altura da bíblia usei os tubos de papel que vieram com TNT (na foto a esquerda mostra um pequeno ) indico usar três partes diferentes. Amarei com arame, pintei e fiz um detalhe com corda. No lugar para colocar a vela, fixei um copo de vidro que não seria mais utilizado( lata de condimento) para dar mais segurança ao colocar a vela podendo assim até por agua no recipiente. Enfeite com arranjos florais.



Catequista Lilissane Soares Mazurkevitz de Oliveira (Tia Li)

E se você já criou algo "genial" como a Lilissane e quiser compartilhar com os catequistas internautas, mande pra nós as fotos ilustrativas descrevendo as etapas. Teremos prazer em publicar!

Endereço de e-mail: angprr@gmail.com

Equipe Catequistas em Formação

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana Maria Paróquia Divino Espírito Santo ´Barra Velha - SC
Genial! Pra tudo se dá um jeito basta criatividade e boa vontade. Parabéns!