CONHEÇA!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ROTEIRO DE ENCONTRO - SIMBOLOS E GESTOS DA CRISMA


OBJETIVO: Que os catequizandos aprofundem o conhecimento do sacramento da Crisma, descobrindo o significado de seus gestos.
- Iniciar o encontro com um momento de oração.
- Começar falando do Paráclito e depois explicar os símbolos e sinais.

 CURIOSIDADE: Espírito Santo Paráclito

 Jesus, nas suas pregações, sempre usava palavras e imagens comuns ao povo para que eles conseguissem entendê-lo. Quando ele falou do Espírito Santo, ele o chamou de Paráclito. Essa palavra tem origem grega e significa mais ou menos “aquele que fica ao lado”, ou que fica do seu lado numa contenda.
Este termo, Paráclito, é muito antigo e era uma palavra usada nos tribunais durante os julgamentos. Naquele tempo não havia advogado de defesa e pessoa acusada de algo tinha que se defender sozinha ou arrumar testemunhas que o ajudassem. Acontece que muitas dessas pessoas não conseguiam provar sua inocência ou as testemunhas eram muito fracas ou não tinham argumento. Muitas pessoas acabavam condenadas sem dever realmente. Mas a situação podia ser mudada pelo “Paráclito”. Essa pessoa, que deveria ser irrepreensível e admirada na comunidade, muito honesta e correta, se estivesse na assembléia, poderia interceder pelo acusado. Bastaria que se levantasse e fosse de encontro ao réu, colocando-se ao seu lado, sem dizer uma palavra sequer. Essa pessoa ficava em absoluto silêncio, mas sua presença garantia a inocência do acusado. Essa pessoa, chamada de Paráclito, sem dizer nada, intercedia e ficava ao lado, como o Espírito Santo de Deus. Assim Jesus prometeu:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.” (João, 14, 16-17).

 A palavra “Cristo” significa “ungido” que quer dizer enviado, pois Cristo é o enviado do Pai para a nossa salvação. Nós somos chamados de cristãos porque somos seguidores do Cristo e enviados como Ele. A mesma origem tem a palavra “Crisma”. Crismar é o ato de ungir com óleo sagrado a fronte do crismando, que se torna também ungido, ou seja, enviado (CIC 1289). O sacramento da Confirmação é administrado logo após a profissão de fé dentro da Celebração Eucarística:

 a) Primeiramente o bispo impõe as mãos sobre os crismandos e faz a invocação do Espírito Santo.
·      Imposição das mãos. É um gesto de autoridade na qual se transmite um a responsabilidade dentro da Igreja. É o gesto bíblico pelo qual o dom do Espírito Santo é comunicado (cf. At 6,6-7; 8,14-17; 19,1-6).

 b) O segundo gesto sacramental é a unção com o óleo do Crisma. Cada crismando se aproxima e o bispo faz o sinal da cruz, na sua fronte, dizendo: “(NOME) recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus!” O crismando responde: “Amém!” O bispo ainda diz: “A paz esteja contigo!” o crismando responde: “E contigo também!”
Os gestos e sinais sacramentais da Crisma são ricos de significados, presentes desde o Antigo Testamento, nos evangelhos e deSde a Igreja Primitiva até os nossos dias.
·         Unção com óleo. O óleo usado pelo bispo é chamado “o crisma”*. É preparado com óleo de oliveira e bálsamo (que é perfumado) na Missa dos santos óleos, na Quinta-Feira Santa. Já no Evangelho notamos o gesto da unção (cf. Jo 12,3-7). A unção com óleo possui vários significados:
·         o óleo, impregnando a fronte do crismando, significa que ele é impregnado pela força do Espírito Santo – somos “templos do Espírito Santo” (1Cor 3,16);
·         o perfume do óleo usado na Crisma significa que o cristão deve “exalar o bom odor de Cristo”, ou seja, deve testemunhar Jesus Cristo, sem ser alguém malcheiroso no viver (cf. 2Cor 2,1416);
·         ser ungido é ser marcado com o selo, com o sinal da cruz, significando que o cristão pertence a Cristo (cf. Ef 1,13; 4,30);
·         a unção é também sinal de consagração, pois o ungido é o enviado que deve realizar a missão de Cristo;
·         como os atletas e lutadores eram ungidos com óleo, o crismado deve ser atleta e soldado de Cristo;
·         o óleo é ainda sinal de abundância, de alegria, de purificação, de cura, de fortalecimento e de reconforto (cf. Sl 133 ‘132’).
Para aprofundar, confira: CIC 1288-1289; 1293-1301.
* É correto dizer “a Crisma”, referindo-se à unção, como também é correto falar “o Crisma”, referindo-se ao óleo santo.

O QUE VAI ACONTECER NO DIA DA CRISMA?

- Explicar como é constituído o Ritual da Crisma, ressaltando os dois gestos: a imposição das mãos e a unção com óleo.
- Se for possível, assistir com os catequizandos um vídeo que mostre o momento em que acontece o Rito da Crisma (Pode ser a gravação de uma das crismas da comunidade. Há um CD que fala sobre a Crisma no livro da NUCAP das Paulinas- Testemunhas do reino).

DINAMIZANDO O ENCONTRO

Ler o texto de 2Cor 2,14-16.
- Explicar brevemente um dos significados do óleo: exalar o perfume de Cristo.
- Resgatar a missão que os crismandos receberão no dia da Crisma, relacionando com o significado do perfume do óleo.
- Utilizar um pouco de óleo perfumado em um recipiente (pode ser usado óleo hidratante) e reunir os catequizandos em círculo: colocar uma música instrumental e pedir que, em silêncio, cada catequizando esfregue um pouco de óleo em suas mãos e sinta o seu perfume. Enquanto o recipiente com óleo passa e os catequizandos ungem suas mãos, pedir que meditem (em silêncio) e peçam a graça de serem testemunhas de Cristo.
- Cantar o Salmo 133 ou outro conhecido.
Como é bom, como é bom irmãos viverem unidos como irmãos
 É como o óleo perfumado sobre a fronte, e pelos ombros a escorrer.
É como o orvalho sobre a relva e sobre os montes, que renovam inteiro o nosso ser.

EXALAR O PERFUME, SER UNGIDO!

- Motivar os catequizandos para que descubram a melhor maneira de exalarem o perfume de Cristo, vivendo como ungidos – enviados do Senhor.


Angela Rocha

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Maravilhoso, presente de Cristo. Iniciaremos amanhã, nosso primeiro encontro. Diante de JESUS O CRISTO Eucaristico, encontrando-me meio confusa, embora tenha alguma vivência, mas as novas orientações nos trás duvidas. E eis que me deparo com essa OBRA DE ARTE DO ESPIRITO SANTO. Imagino os discípulos ao escrever a Bíblia. OBRIGADA AMIGA, VOCÊ ESTÁ SENDO NRSSE MOMENTO O NEU ANJO DA GUARDA DE PLANTÃO VOCÊ É UNGIDA DE DEUS PAI.LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PELA SUA EXISTÊNCIA.PAZ MUITA PAX

Anônimo disse...

Nossa!! Muito bom.
Obrigado, me ajudou muito.

Anônimo disse...

Obrigada, me ajudou muito.

Unknown disse...

Perfeito!! Eu estava tentando organizar um encontro nesse tema, mas estava com dificuldade de organizar as coisas e o seu material está simplesmente incrível!! Sintetiza tudo que eu precisava falar e não estava sabendo como organizar e como referenciar! Parabéns e obrigada!

Anônimo disse...

Obrigado pelo material exposto vai me ajudar muito na preparação da catequese, pois estaremos iniciando em breve.