CONHEÇA!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ROTEIRO PARA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Esta celebração foi feita por um grupo de catequese para as famílias e para os catequizados da paróquia, num espaço do salão paroquial.

LEITOR 1Bom dia a todos! É com imensa alegria que nos reunimos neste dia maravilhoso para juntos, catequista, catequizandos e familiares, celebrarmos e render nossa homenagem àquela que com grande fé aceitou ser a mãe do Redentor da humanidade. Sejam todos bem - vindos a esta celebração. Em pé, vamos acolher os nossos anjos Cantando.  

(Entram algumas crianças vestidas de anjo)

1.CANTO: Anjos de Deus - Se acontecer um barulho perto de você / é um anjo chegando para receber /
suas orações e levá-las a Deus / então, abra o coração e comece a louvar / sinta o gozo do céu se derramar no altar / que um anjo já vem com a bênção nas mãos /tem anjos voando neste lugar / no meio do povo e em cima do altar /subindo e descendo em todas as direções / não sei se a Igreja subiu ou se o céu desceu /só sei que está cheio de anjos de Deus / porque o próprio Deus está aqui / (bis) Quando os anjos passeiam a Igreja se alegra / ela canta, ela chora, ela ri e congrega /abala o inferno e dissipa o mal, sinta o vento das asas dos anjos agora /
confia irmão, pois é á tua hora / a bênção chegou e você vai levar / tem anjos voando...

LEITOR 2: Maria se fez presente pela primeira vez, aceitando o convite de Deuspara ser a Mãe do Salvador do mundo. Saudemos a Virgem Maria rezando:  Ave-Maria...

LEITOR 1: Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor, Ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus, através dessa luz  que é Maria, pedimos a paz mundial e a graça de servirmos melhor a Deus para que o mundo fique repleto das bênçãos do Senhor. Cantemos enquanto acolhemos a Palavra de Deus.

(Uma criança entra com a Bíblia ladeada por outras duas com velas acesas)

2. CANTO:  Lá vem vindo a palavra de Deus, vem falar do meu povo e do céu./ Vem falar de justiça e de paz ela vem./ Lá vem vindo a Palavra de Deus./ A palavra de Deus é bonita, é bonita demais. /Ela inspira o meu povo, ela agita, ela traz tanta paz./ Há palavras demais nete mundo, nenhuma delas me libertará. / Por viver entre crentes e ateus, ouvirei a plavra dos homens, mas seguir eu sigo a Palavra de Deus.

(Após o canto, coloca-se a Bíblia no ambão e as velas nos lugares)

LEITOR 2: Maria foi uma mulher forte e presente na vida de Jesus desde a sua encarnação  e quis nos ensinar a sempre fazer a vontade de Deus, dizendo SIM ao seu chamado.

(Teatro: “O SIM DE MARIA”)
LEITOR 3 ( narrador): Maria está distraída, trabalhando, em sua casa. De repente aparece um anjo que fala com Maria.
LEITO 4 (anjo): Alegre-se, cheia de graça, não tenha medo!  Deus abençoou você e fez você ser honrada. Deus está com você!
LEITOR 3 (Narrador): Maria se assusta com a voz. Fica sem saber o que fazer.
LEITOR 4 (anjo): Por favor, Maria, não fique assustada. Deus está vindo visitá-la. Você vai ter um filho que vai se chamar Jesus. Deus vai fazer dele um rei. Ele vai ser um rei para os pobres e humildes e seu reino não vai ter fim.
LEITOR 3 (Narrador): Maria fica pensativa com o recado do anjo. Mas depois declara.
LEITORA 5 (Maria) : Eis aqui a Serva do Senhor! Faça-se em mim conforme suas palavras.
 (O anjo se retira devagar.)
LEITOR 3 (narrador): A mãe do Salvador nunca teve dúvidas. Ela sabia que seu Filho escolheria sempre o melhor para as pessoas.

(Durante o canto, Maria fica ajoelhada rezando)
3. CANTO: Maria e o Anjo - Quem serás tu criatura bela,/Que encheu meu quarto com tua luz, / O teu olhar me trouxe a paz,/Tua presença me refaz. / Eu sou o Anjo Gabriel /Venho em nome do Senhor /Darás a luz ao Salvador /Serás a mãe do Emanuel. Porque teus lábios tremem tanto assim /Porque não tira os seus olhos de mim / Há tanta graça estar diante de ti /E o céu inteiro espera por teu sim / Não temas doce anjo do Senhor /Escuta o que agora eu vou falar / Sorria e vai ao céu anunciar /Sim eu serei a mãe do Salvador / Refrão: Ave Maria, quanta alegria /O céu se encheu de luz /Pois vai nascer Jesus / Santa Maria, Deus escolheu-te bem /E todos os Anjos cantam Amém!

LEITOR 1:  Maria foi uma Mulher cheia de virtudes. Vamos receber os corações com algumas destas virtudes praticadas por ela. Bondosa (CRIANÇA 1), Humilde ( 2), Orante ( 3), Paciente ( 4), Carinhosa (5), dedicada (6) , Acolhedora (7) .

(Durante a entrada das crianças com os corações, colocar a música:)
4. CANTO:   PORTA DO CÉU - Se a dor te toma por demais. Se o mundo não te crê jamais / Sabe pois que há alguém por ti, orando e intercedendo, há sim / Puro esplendor e amor de Mãe. Sacrário vivo de Deus Pai/ Em ti Maria eu encontrei a vida que pra mim eu quis / Imaginei como seria o paraíso de Jesus /Com paz e harmonia em nossos corações / Pra sempre então seria eterno em louvor /Àquele que um dia veio e nos salvou / Ó, ó Mãe Santíssima me leva a Deus, que para sempre exultarei /Com cantos tenros de louvor, buscando a Salvação / E nessa hora em que eu te rogo, aqui dentro em meu peito /Está a vontade de te conhecer, Maria, tu que és Porta do Céu.

LEITOR 2Rezemos, pelas nossas famílias, pelo povo que passa fome, pelas vítimas das guerras, pelas crianças que não tem escola, nem um lar para morar, pelas pessoas que morrem a cada dia nas filas dos hospitais por falta de artendimento médico.  Ave-Maria cheia de graça...

LEITOR 1: Lembrando que Maria também passou por dificuldades, neste momento convidamos as crianças para ornamentar com flores o rosário, que é a oração predileta da Virgem Maria, que nos diz:

LEITORA 5 (Maria entra e diz):“ Vocês querem ter paz, em suas famílias? Rezem o rosário todos os dias.”

Ofertas de flores (Entram cinco crianças com ramos de flores.)  Ornamentam o terço de acordo com as cores de cada dezena enquanto a música vai tocando.

5. CANTO: Sublime Amor - Por entre flores, surge uma luz /que ilumina o meu caminho. / Por entre flores, renasce a vida /sufocada por espinhos./ Em meio a dores ela vem nos trazer,/ alegria e esperança e sob o teu manto nos acolher como mãe que /afaga o filho nos braços, com o mais sublime amor. /Maria, Maria mãe do meu Senhor. / Destrói rancores semeia a união, /o amor e a paz por entre os homens, dos pecadores, intercessora junto a Cristo Gloriosa.
SÚPLICAS À NOSSA SENHORA.

LEITOR 2: A mãe do Salvador nunca teve dúvidas. Ela sabia que seu Filhoescolheria sempre o melhor para as pessoas. E nos disse: " Façam tudo o que Ele vos mandar".
Todos: Que nós saibamos sempre escolher atitudes que tragam felicidade e pazpara todos.

LEITOR 1: Maria também esteve presente no sofrimento de Jesus para salvar o mundo. “ Junto a cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena".
Todos: Obrigado Maria por, mais uma vez, estar presente na vida de Jesus e na nossa vida.

LEITOR 2: Mesmo após a morte de Jesus, Maria continua presente com sua oração. Os discípulos estavam em oração no cenáculo. Junto com eles estava Maria, a Mãe de Jesus.
Todos: Que todos nós sempre estejamos presentes na vida das pessoas atravésdas nossas orações.

LEITOR 1: Ave Maria cheia de graça...

Após a oração o canto...
6. CANTO: De braços abertos - Nossa Senhora vem nos acolher /Em seu manto de amor / Somos seus filhos, cuida de nós//Como cuidou de Jesus / De bravos abertos, vem nos envolver/ Pois somos pequenos, o mãe Vem, Nossa Senhora, vem nos socorrer /Pois somos pequenos, ó mãe /Imaculada, Rainha do céu /Virgem mãe do amor / Seu coração triunfará/ Sobre todo o mal.

LEITOR 2: Vamos dizer a Maria que a admiramos por sua força e perseverança eque ao coroarmos sua imagem, estamos manifestando o quanto a amamos e queremos que ela seja a nossa rainha e intercessora junto ao seu Filho Jesus. Acolhamos os coroantes.
    
MOMENTO DA COROAÇÃO:

Canto: Coroação de Nossa Senhora(Coreografia dos anjos trazendo a coroa, uma cesta com as pétalas, e o manto).  Entram a coroante e os anjinhos cantando:

(as pétalas são jogadas no público durante a música na hora do “chuva de pétalas”)
7. CANTO: Coroação de Nossa Senhora  Senhora, Rainha/Tão linda Estás/Trouxemos presentes/Pra te ofertar / Este manto celeste/ Azul cor do Céu /Que protege e guarda/Teus filhos pra Deus / Senhora, Rainha/Tão linda Estás/Trouxemos presentes/Pra te ofertar / A coroa é prova/De quem soube amar/E pra ver teu sorriso/Colhemos pra ti / Chuva de pétalas! /Senhora, Rainha/ Tão linda Estás/ Trouxemos presentes /Pra te ofertar / Abençoa as famílias /O nosso país /As crianças /E os jovens / Que esperam em Ti.

LEITOR 6 : (Coroante): Recebe esta coroa / Rainha de todos os homens / Rainha do mês de maio / Maria Virgem, Maria luz! / E dá-nos a tua benção/ Maria, Divina Mãe!
(Coloca a corora e a outra criança o manto).

Todos: Nós somos todos teus filhos / Mãe nossa, Mãe de Jesus!

LEITOR 1: Diante da presença de Maria coroada como nossa Rainha, nos sentimos como crianças necessitadas dos cuidados de tão terna e afetuosa Mãe. Queremos confiar a ela nossas vidas, nossos anseios, nossos sonhos e de modo muito particular nossas famílias, para que com suas graças e bênçãos possamos realizar plenamente a vontade do Pai, na vida de cada um de nós. Amém.

LEITOR 2: Vamos Consagrar nossa vida a Maria cantando.

8. CANTO:  Consagração a Nossa Senhora - Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço, inteiramente todo a vós. / E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. / Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. / tudo o que sou, desejo que a vós pertença. / Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, / como coisa e propriedade vossa. Amém. (bis)

LEITOR 1: Agradecemos a todos pela presença. Que Deus os acompanhe e os conduza ao bom caminho com a intercessão de Nossa Senhora de ....... Amém.

9. CANTO FINAL: Senhora e Rainha.

Ângela Rocha


 


















3 comentários:

Igreja e Religião disse...

Muito lindo o seu roteiro....

Anônimo disse...

Seu roteiro é perfeito. Agora, minhas crianças da catequese e eu podemos começar ensaiar para a coroação de Nossa Senhora Aparecida (12/10)
MUITO OBRIGADO PELO SEU EXCELENTE TRABALHO.
QUE A NOSSA MÃE MARIA CONTINUE SEMPRE LHE ABENÇOANDO

Lilica disse...

Muito bonito, sim! Porém muito longo. Poderia resumir um pouco, pois aqui na minha comunidade são poucos à participarem. Então, vou usar o terço, flores, coroa, coração. O q dizer de cada um dia símbolos q citei?