CONHEÇA!

sábado, 22 de agosto de 2015

8º Dia Novena do Catequista


8º dia da novena
Abençoai, Senhor, meu testemunho de vida!

■ SINAL DA CRUZ   -   Oração inicial

Senhor,
Sou catequista por vós enviado, a serviço da Igreja.
Anuncio o Evangelho com alegria 
formando os vossos discípulos
para que se tornem missionários.
Coloco-me a vossa disposição,
e à disposição dos meus catequizandos.
Peço a graça de perseverar,
superando limitações e dificuldades.
Rezo esta novena com fé,
por mim, por meus catequizandos,
pelos seus familiares e pela Igreja.
Iluminai-me com o vosso santo Espírito
e mergulhar-me no amor do Pai em minha oração
e em minhas atividades.
Amém!


Interiorização
■       Faça do seu coração a sua igreja. Desacelere os pensamentos e suavize os sentimentos. Acolhe todos os ruídos e barulhos, transformando-os em sons que o ajudem a sentir-se bem. Abra o seu ser a Deus como você abre as portas de sua casa a uma pessoa amiga. Receba-O suavemente, sinta-se abraçado por Ele. Deixe que Ele demonstre todo o seu amor por você. Por alguns instantes, permita que Ele faça companhia a você, e você a Ele.


■     Sem pressa, visualize agora, com a maior fidelidade possível, o seu dia a dia. O que você faz durante a semana, pela manhã, à tarde e de noite? Aonde você trabalha? Quem são os seus amigos e amigas do dia a dia? Como você se distrai? Olhe com a mente para todos esses lugares, e veja como você se comporta em cada um deles. Você testemunha, esteja aonde estiver, a sua fé? Quem olha para você percebe que em você existem valores que vão além dos cultivados e cultuados por esse mundo? Olhe tudo, e depois guarde alguns momentos de silencio para assimilar tudo o que sua mente captou.

Reflexão
■ Leia sem pressa

Como catequista, anuncio o Evangelho nos encontros programados e desenvolvidos no período do ano catequético. Mas não só, já que o testemunho de vide é tão importante quanto o que é ensinado. O catequista, ao praticar o que ensina, transforma-se no Evangelho vivo que pode ser visto pelas pessoas. E não é só em relação aos seus catequizandos que o catequista dever ser testemunha, mas para com todos, cristãos e não cristãos. A fé professada e anunciada pelo catequista intensifica o seu poder de testemunho quando também praticada.

■ Reflita: o que esse texto diz  a mim, catequista?

Instrução
Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para na mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem se acende uma luz para coloca-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. (Mt 5, 13-16).

     Leia o texto novamente, com clama. O que mais chamou a sua atenção? Que palavras sobressaíram da leitura? Que mensagem você encontrou nesse texto da Sagrada Escritura?

■Tempo para pensar, meditar e saborear a Palavra de Deus.


Entrega
■    Da forma mais simples possível, diga a Jesus, como se você estivesse conversando com Ele, tudo o que você tem a dizer a respeito da vivencia da sua fé. Fale do seu esforço em viver o que você ensina, das tentações que você supera, de como você pratica a fé em todos os lugares em que você frequenta. Também peça perdão pelos contra testemunhos, pelas infidelidades, pelas vezes em que você cedeu à acomodação e deixou de testemunhar Jesus. Agradeça pelas vezes em que a graça de Deus o auxiliou a fazer brilhar, diante de todos, a luz do Evangelho. Diga tudo, não guarde nada para você...

     Depois de falar, silencie a mente e o coração. Deixe que o Espirito Santo ilumine a sua reflexão e oração e as entregue a Jesus; Jesus, por sua vez, as apresentará ao Pai.


Compromisso
Diante do que rezei e refleti hoje, que compromisso vou assumir para ser sal da terra e luz do mundo?
■ Diga a Jesus: “Jesus eu assumo o compromisso de...”

Oração
Senhor, neste oitavo dia de novena, peço que me ajudeis a ser vossa testemunha em todos os lugares e circunstancias, praticando o que ensino. Que minha vida seja, em tudo e para todos, evangelizadora. Amém.

■ Se você tiver um pedido particular para fazer, apresente-o agora a Jesus. Depois conclua glorificando a Trindade:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Oração final

Senhor,
obrigado pelo ministério
que a mim confiaste
por meio de vossa igreja.
Amo os meus catequizandos
e os evangelizo com alegria,
apresentando-vos como
o Caminho, a Verdade e a vida.
Obrigado por esta novena
em que entrego a vós
a mim e aos meus catequizandos.
Olhai por suas famílias,
especialmente por aquelas
que carregam as cruzes mais pesadas.
Abençoai, Senhor, toda a minha vida,
em casa, no trabalho e na comunidade.

■ SINAL DA CRUZ
Amém!

Nenhum comentário: