O documento "Catequese
Renovada", publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) em 1983, é considerado um marco na história da catequese no Brasil. Sua
contribuição foi fundamental para reformular a catequese, respondendo às
mudanças sociais e culturais e adaptando-se às orientações do Concílio Vaticano
II. Ele estabelece diretrizes claras para uma catequese permanente, centrada na
Bíblia e contextualizada com a realidade social do país.
Abaixo estão as principais
contribuições desse documento para a catequese no Brasil:
1. Visão Global da Catequese
como Processo Permanente
O documento "Catequese Renovada"
propôs uma mudança de mentalidade, onde a catequese não se limita apenas à
preparação para os sacramentos (como Batismo, Eucaristia e Crisma), mas é vista
como um processo contínuo de educação na fé. Essa abordagem sugere que a
catequese deve ser permanente, acompanhando a pessoa em todas as fases da vida,
e não apenas durante a infância ou adolescência.
- Educação Integral: A catequese passou a
ser vista como formação integral do cristão, abrangendo aspectos espirituais,
comunitários, sociais e pessoais.
2. Método Catequético
Inspirado na Teologia do Concílio Vaticano II
O documento bebe diretamente das
fontes do Concílio Vaticano II, que ressaltou o papel do leigo e a necessidade
de uma Igreja mais próxima das realidades locais e da vida das pessoas. Assim,
a catequese foi colocada em diálogo com a vida cotidiana e com os problemas e
desafios do mundo moderno.
- Catequese como Formação para
o Discipulado: O foco passou a ser a formação de cristãos comprometidos com
o seguimento de Jesus, com ênfase no testemunho de vida e no serviço aos
outros.
3. Inspiração Bíblica
O documento promoveu um retorno
às Sagradas Escrituras como a fonte central da catequese. A Bíblia passou a ser
o ponto de partida e de chegada de todo o processo catequético, com uma leitura
contextualizada e em consonância com a realidade vivida pelos catequizandos.
- Leitura Orante da Bíblia:
A proposta de "Catequese Renovada" incentivou métodos que priorizam a
vivência bíblica, como a Leitura Orante (Lectio Divina), promovendo uma
maior familiaridade com as Escrituras.
4. Dimensão Comunitária e
Participativa
Destacou que a catequese deve estar enraizada na vida da comunidade e deve ser feita de maneira participativa. Isso significava que o catequizando não seria um mero receptor de informações, mas um participante ativo no processo de aprendizado e de inserção na comunidade eclesial.
- Catequese em Comunidade:
A catequese não deveria mais se limitar a uma preparação individual para os
sacramentos, mas deveria acontecer em um contexto comunitário, promovendo a
**participação ativa** dos catequizandos na vida da Igreja.
- Dimensão Litúrgica: A
catequese foi articulada de maneira mais próxima à liturgia, integrando a
vivência sacramental e a formação catequética.
5. Inculturação da Fé
Uma das grandes inovações do
documento foi a inculturação da catequese, ou seja, a adaptação da
evangelização à realidade cultural, social e econômica de cada comunidade. O
documento encorajou os catequistas a levarem em consideração as
particularidades locais, como tradições culturais e religiosas, condições
sociais e econômicas, para tornar a catequese mais acessível e significativa
para cada grupo.
- Diálogo com a Realidade
Social: A catequese não poderia ser desvinculada das realidades sociais e
das questões de justiça, pobreza e desigualdade. Nesse sentido, foi dada ênfase
à opção pelos pobres e ao compromisso social, um reflexo da Teologia da
Libertação e do contexto da época.
6. Catequese para a
Transformação Social
Alinhada com o contexto
latino-americano, "Catequese Renovada" propôs que a catequese fosse
uma ferramenta para conscientizar e transformar a sociedade, educando cristãos
para a justiça social e a construção de um mundo mais fraterno e solidário.
- Consciência Crítica: O
documento promoveu uma catequese que incentivasse uma consciência crítica sobre
as realidades sociais e políticas, formando cristãos engajados na transformação
das injustiças e na promoção da dignidade humana.
7. O Papel do Catequista
"Catequese Renovada"
deu grande importância ao papel dos catequistas, enfatizando a necessidade de
sua formação contínua e de sua espiritualidade. O documento destacou que
os catequistas são chamados não apenas a transmitir conteúdos, mas a ser testemunhas
vivas da fé, inspirando pelo exemplo.
- Formação Permanente: Foi
reconhecida a importância de uma formação sólida e permanente para os
catequistas, capacitando-os teológica, bíblica e pastoralmente.
8. Integração com a Realidade
Latino-Americana
O documento refletiu o contexto
social, político e eclesial da América Latina nas décadas de 1970 e 1980,
influenciado pelas conferências episcopais de Medellín (1968) e Puebla (1979).
Essa perspectiva de uma Igreja comprometida com a justiça social e a
transformação das estruturas sociais foi incorporada na catequese, vinculando a
fé à promoção da dignidade humana e ao combate às desigualdades.
Impactos a Longo Prazo
O documento "Catequese
Renovada" influenciou profundamente a maneira como a catequese é realizada
no Brasil até hoje. Ele promoveu uma catequese mais ativa, participativa e
integrada à realidade social e à vida da comunidade. Esse modelo tem sido
amplamente adotado pelas dioceses e paróquias brasileiras e inspirou a criação
de novos diretórios catequéticos, refletindo a continuidade dessa visão.
Conclusão
"Catequese Renovada"
foi um divisor de águas na catequese no Brasil. O documento fez com que a
catequese deixasse de ser apenas um preparo sacramental para se tornar um
processo contínuo de educação na fé, voltado para a formação de discípulos
conscientes e comprometidos. Com uma forte base bíblica, uma dimensão
comunitária e uma preocupação com a realidade social, o documento moldou a
catequese brasileira para responder aos desafios contemporâneos da evangelização.
FONTES:
CNBB. Catequese Renovada. Documento
26. Brasília: Edições CNBB, 1983.
CNBB. Diretório Nacional de
Catequese – DNC. Documento 84. Brasília: Edições CNBB, 2006.
CONCÍLIO VATCIANO II. Documentos
do Concílio Vaticano II (1962-1965). Dei Verbum: Documento sobre a
Revelação Divina, que influenciou a ênfase na Bíblia na catequese; Gaudium
et Spes: Sobre a relação da Igreja com o mundo moderno e a necessidade de
uma catequese que dialogue com a realidade social.
* CELAM - Conferências Episcopais
Latino-Americanas: Medellín (1968) e Puebla (1979 foram momentos decisivos para
a Igreja na América Latina e influenciaram a catequese em toda a região,
incluindo o Brasil. Ambas as conferências abordaram a necessidade de uma Igreja
comprometida com a justiça social, refletindo o contexto político e social da
época.
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