Até um tempo atrás, se alguém perguntasse isso a resposta seria:
- Daaaã... 25 de dezembro do ano 1 (ou 0), é claro!!
Mas, nas leituras e pesquisas atuais sobre o ANO do nascimento de Jesus, constatamos que Ele nasceu entre os anos de 4 e 6 antes dele mesmo! Ou melhor, aC (antes de Cristo). Coisa maluca, né?
A exatidão da data não temos, pois o calendário romano, passou a ser baseado no nascimento de Jesus na era Diocleciana, no ano 532. Nesta época foi dada a missão a um monge estudioso chamado Dionísio, calcular qual foi o ano exato do nascimento de Jesus Cristo. Em seus estudos e cálculos o monge Dionísio afirmou que Jesus possivelmente teria nascido no ano 753 da fundação da cidade de Roma (referência do calendário usado[1]) quando, na verdade a data correta seria de 747 e 749. Portanto, temos aí uma diferença de 4 a 7 anos mais ou menos, que permaneceu historicamente ao longo do tempo. Desta maneira podemos concluir que Jesus nasceu de 4 a 6 aC.
Temos também algumas informações de que a data certa do nascimento de Jesus, dia e mês poderia ter sido 17 de abril de 6 aC, pois, neste ano houve um evento astrológico em que Marte ficou no céu, como uma estrela brilhante, durante alguns meses, o que poderia ser a explicação sobre os Reis Magos, terem seguido uma estrela para encontrar Jesus. Isso eu vi no Canal Discovery, portanto, nada provado.
O que sabemos atualmente é que, até o século II, os cristãos não comemoravam o nascimento de Cristo de forma alguma. Existem registros de um dos grandes nomes da patrística, Orígenes de Alexandria, que demonstram o desprezo dele por comemorações de aniversário de divindades, pois era considerada uma prática pagã.
Mas, esse assunto começou a ganhar notoriedade a partir do século II, quando os filósofos e cristãos do período começaram a debater e propor diferentes datas para o nascimento de Jesus. Outro grande nome da patrística, Clemente de Alexandria, deixou um registro acerca das diferentes datas que eram propostas na sua época (ele viveu nos séculos II e III). Muitos teólogos e filósofos da época acreditavam que Jesus teria nascido em datas como: 20 de maio, 21 de março, 15 de abril, 21 de abril, etc.
Mas, afinal, por que foi escolhido o dia 25 de dezembro?
Não há certeza também na resposta dessa pergunta, mas a teoria mais aceita atualmente sugere que o dia 25 de dezembro se consolidou como data do nascimento de Cristo entre os séculos III e IV e que foi uma reação da Igreja Católica contra festividades pagãs que aconteciam naquela época e eram muito populares. A primeira era a comemoração do aniversário do Sol Invencível, uma festa criada em 274 pelo imperador Aureliano. Junto com essa festa também se celebrava o aniversário de Mitra, deus persa muito popular nas terras romanas. Havia também a Saturnália, em comemoração ao deus Saturno, que acontecia durante o solstício de inverno (por volta do dia 21 de dezembro). Colocar uma celebração cristã em um período que se comemorava duas festas pagãs era uma forma de enfraquecer a religiões pagãs e fortalecer o cristianismo, conquistando fiéis para a Igreja. Alguns estudiosos falam que a data foi oficializada como o nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, no ano 350.
NOTAS:
FONTES:
Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008
Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Pág. 780. Petrópolis: Vozes: 1971.
[1] Antes de se usar
como referência de tempo, o nascimento de Cristo, usava-se a data da fundação
de Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário